TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica

Ensaios: Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  1.719 Palavras (7 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 7

A RELEVÂNCIA DOS ELEMENTOS DE EUCLIDES NO ESTUDO DA GEOMETRIA: ENVOLVENDO ALUNOS DO 6º NO E FINALIZADOS EM SALA DE AULA

RESUMO

O presente artigo procura tratar o interesse e significância, da geometria euclidiana, como base de crescimento, no senso matemático de alunos do 6º ano, com análise em sala de aula e através dos Elementos de Euclides. O autor busca as relações que fazem com que, o estudo dos Elementos de Euclides, facilitem o entendimento da geometria, que hoje em dia, mesmo renovada, conserva pontos importantes, que estão enraizadas e são perceptíveis, nos estudos atuais, ministrados em sala de aula, por professores de matemática. O texto vem com uma perspectiva, que tenta provocar o leitor, trazendo assuntos de autores, que concordam e outros que discordam, de que os estudos da geometria através de Os Elementos de Euclides possam de fato, significar como base, universal, dos princípios desse estudo.

Palavras-chave: Geometria, Os Elementos de Euclides, Relevância.

1. INTRODUÇÃO

Diante de estudos sobre a geometria, veio o interesse em analisar, através do livro Os Elementos de Euclides, a seguinte indagação: qual a relevância, para os alunos do 6º ano, em aprender, na sala de aula, geometria através dos Elementos de Euclides? Não será difícil responder a essa pergunta, diante do que já foi estudado e poderá melhorar a questão se, de fato, abranger a todos os interessados, seja o professor ou o aluno. Visto que, ainda em dias atuais, apesar dos poucos registros encontrados, revelarem a importância, não significativa, para um todo, mas por uma grande gama, buscando um melhor entendimento da geometria.

Para que se entenda melhor, teremos que fazer uma breve viajem ao passado e entender, como mostra Bicudo (2009):

[...] os egípcios foram os primeiros a descobrir a geometria [...] pois esta era necessária para eles, pois o rio Nilo ao elevar, desapareciam os limites concernentes a cada um. Diante disso, é surpreendente começar, essa ciência e outras pela necessidade, pois tudo que é produzido na geração avança do imperfeito ao perfeito.

Observando essa análise, elaborada há muitos anos atrás, vejo que essa questão, pode dizer que já herdamos esse entendimento, pois está enraizada, no cotidiano. Os Elementos esclarecem a geometria, trazendo para uma realidade mais próxima do concreto, diria que a junção do que nós rodeamos, seja em formas ou linhas, com a significância do que isso representa de uma maneira mais lógica. É abrir os olhos, para o que não conseguimos enxergar, como se fosse um momento mágico, que se revela, no momento que se lê e vai compreendendo, trazendo para os dias atuais, algo que foi pesquisado, em um momento histórico cultural bem diferente do hoje, onde se pode utilizar como ferramenta significativa, despertando o que ainda não foi revelado aos alunos.

Portanto, para que gostar e quiser conhecer um pouco mais sobre o ramo da geometria, comece lendo o livro Os Elementos de Euclides. Aos alunos do 6º ano, Os Elementos serão de total valia, pois está obra, consistem em 13 livros, de autoria do matemático e geométrico grego Euclides de Alexandria, escrito por volta de 300 anos, tranzendo definições, não apenas, no que diz respeito à geometria, também, postulados (axiomas), proposições (teoremas, construções e provas matemáticas). Além do fascino envolvente, por se tratar de um dos documentos mais antigos da matemática, que conseguiram sobreviver, onde muitos consideram, como útil para construção da lógica e ciência moderna. Os Elementos de Euclides, é um livro didático e a geometria dos sólidos geométricos, é uma das questões, que devem ser trabalhadas, aproveitando o momento, em que alunos do 6º ano, iniciam de maneira mais sistemática, esse ramo do estudo, em sala de aula.

1.1 OBJETIVO GERAL

Conforme o que foi falado, surge o interesse de elaboração do trabalho, diante do tema “A relevância dos Elementos de Euclides no Estudo da Geometria: envolvendo alunos do 6º ano e finalizados em sala de aula”, que poderá servir de comparação com outros trabalhos, referentes ao mesmo assunto. Logo foi definido, o seu objetivo geral:

• Fazer significar, através dos Elementos de Euclides no estudo da geometria, o conhecimento, baseado nos antigos escritos e na aprendizagem utilizada com alunos do 6º ano, em sala de aula, formando uma base mais sólida de pensamento geométrico, em seu ambiente atual de ensino.

1.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Dentre os objetivos específicos, três serão observados:

• Analisar as relações da geometria descrita nos Elementos de Euclides, para melhorar o estudo da geometria em sala de aula, com alunos do 6º ano;

• Intensificar o estudo da geometria na sala de aula, para os alunos do 6º ano, levando uma abordagem diferente da habitual, com a intenção de fortalecer o entendimento da geometria, tornando-a mais significativa;

• Compreender as dificuldades ou falta de interesse, dos alunos do 6º ano, ao estudar e/ou aprender a geometria dos Elementos de Euclides.

2. MATERIAL E MÉTODOS

No artigo, o método utilizado foi realizado através de pesquisas em livros e materiais relacionados ao tema e disponibilizados na internet. Foi realizada pesquisa documental indireta, que de acordo com Lopes (2006, apud, FERRARI, 1982, p. 224) “[...] tem por finalidade reunir, classificar e distribuir os documentos de todo gênero dos diferentes domínios da atividade humana.” E pesquisa bibliográficas, onde Lopes (2006, apud, BEUNER, 2003, p. 89) “[...] utiliza-se principalmente das contribuições de vários autores sobre determinada temática de estudos.”.

O uso de tais matérias e métodos foram necessários, até aqui, para elaboração do artigo, buscando, um entendimento da geometria euclidiana, que aproximasse o autor, da realidade vivenciada por alunos do 6º ano, em sala de aula. Uma vez que não poderá finalizar aqui, onde a maioria dos estudos encontrados, fazer maior referência aos primórdios da geometria euclidiana e suas relações, com ensinamentos a alunos de series iniciais.

3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com