TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica

Artigos Científicos: Matematica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2015  •  3.270 Palavras (14 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 14

...............................................................................................................................

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – CIENTIFICO II

DIEGO ARRUDA DE FARIS - RA 219822012

PORTIFOLIO 1

CIDADANIA E ÈTICA

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

DIEGO ARRUDA DE FARIAS

PORTIFOLIO 1

CIDADANIA E ÈTICA

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina Cidadania e Ética.

Prof. Adriano de Jesus Shimizu

Guarulhos

2015

Respostas

.............................................................................................................

1.) Pesquisar e apresentar modelos e práticas de Responsabilidade Social das Empresas, sob o enfoque do trabalho, ambiente, mercado e comunidade e discutir a respeito da conduta das empresas e dos trabalhadores.

Alcoa busca a sustentabilidade no setor de mineração

Trabalho: É a maior fabricante de alumínio do mundo, a americana Alcoa, tem se destacado, também, quando o assunto é sustentabilidade no mundo dos negócios. Preocupada em conciliar desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente.

Mercado: O objetivo da empresa é transformar Juriti em referência de atuação socioambiental no setor de mineração.

Ambiente: ela explora, há pouco mais de um ano, uma mina de bauxita no município de Juriti, no coração da Floresta Amazônica, com técnicas que minimizam os impactos ambientais.

Comunidade: Para isso, a empresa criou um conselho especial para discutir com as comunidades locais e o poder público o desenvolvimento do município, além de um fundo de financiamento de ações sociais na região. Com essas frentes de diálogo, a Alcoa consegue reduzir seu impacto no meio ambiente e garantir benefícios sociais duradouros nas regiões onde atua.

Amanco investe em materiais de menor impacto ambiental

Trabalho: O clima de respeito e comunicação se multiplica internamente. A cada três meses, um grupo participa do Café e Papo, quando alguém da diretoria fala sobre a empresa e responde a perguntas dos participantes. Todo mês, um funcionário da fábrica apresenta os números de sua unidade, e isso vai para o Cartaz do Orgulho, espalhado pelos corredores.

A empresa dá abertura e a inovação é valorizada. Em abril, a Amanco lançou o programa 3i (ideia + implementação = inovação) e abriu um portal para os funcionários registrarem suas sugestões de produtos ou melhorias. “É bom porque assim ninguém esquece, as ideias estão ali”, ressalta um empregado. As sugestões são avaliadas periodicamente por um comitê e os donos das ideias escolhidas recebem um prêmio e têm sua história contada no jornal interno.

Mercado: Está Em busca de matérias-primas menos poluentes, a fabricante de tubos e conexões Amanco inovou na formulação de seus produtos com o uso de tecnologias mais limpas.

Ambiente: procura manter um bom clima com todos. Por isso, comprou as casas em volta da fábrica e mudou o horário de entrada e saída de caminhões para não incomodar os vizinhos. A engenharia de materiais, a empresa também alternou a fórmula de outros de seus produtos, como os estabilizantes, que deixaram de levar chumbo em sua composição, eliminando riscos de intoxicação pelo metal entre seus funcionários. Um destaque da empresa foi a substituição do solvente tolueno, que pode causar dependência nos trabalhadores que inalam seu vapor, por outro de menor impacto para a saúde e para o meio ambiente.

Comunidade: procurando manter um bom clima com todos. Por isso, a Amanco comprou as casas em volta da fábrica e mudou o horário de entrada e saída de caminhões para não incomodar os vizinhos. Trabalhadores, as comunidades locais, os clientes, os fornecedores, as autoridades públicas, os concorrentes e a sociedade em geral.

Anglo American

Trabalho: Mais de 100 mil pessoas em todo o mundo escolheram uma carreira na Anglo American. Estamos orgulhosos. Isso torna a nossa empresa uma forte escolha para investir, criar parcerias e trabalhar.

Nosso objetivo comum é criar valor sustentável para todos, trabalhando com commodities que permitem melhores condições de vida e novas possibilidades.

Estamos comprometidos com o bem-estar das comunidades e ecossistemas nos locais onde atuamos. Especialmente quando o assunto é impulsionar uma nova era de segurança, mineração responsável e sustentável.

Mercado: Nossas operações de minério de ferro estão posicionadas para fornecer produtos de alta qualidade aos nossos clientes, ajudando a atender a crescente demanda em um mercado em que o número de fornecedores de minério de ferro de alta qualidade tem se reduzido. Temos grandes quantidades de recursos de minério de ferro de alta qualidade na África do Sul e no Brasil.

Ambiente: Anglo ano passado investiu 13,2 milhões de reais em projetos de proteção ambiental. No mesmo período, a empresa conseguiu reciclar e reutilizar 83% da água consumida em seu processo produtivo. E reabilitar o máximo possível as terras utilizadas durante a vida operacional de uma mina. Isso geralmente resulta em um melhor resultado de recuperação, reduz os custos no longo prazo e reduz nossos passivos de fechamento de mina. Também estamos empenhados em garantir o sucesso econômico nas áreas onde atuamos. Por isso, quando já não estivermos extraindo, as comunidades podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com