TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica E Esporte

Artigo: Matematica E Esporte. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  4.952 Palavras (20 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 20

INTRODUÇÃO

Ensinar Matemática não é tarefa fácil, principalmente, quando o educador deseja evidenciar a relação da Matemática com a realidade do educando, para desta maneira incentivar o seu interesse, buscando desta forma o seu aprendizado.

Todo educador matemático sabe que a Matemática não deve ser apresentada ao aluno de forma impessoal, como se ela não estivesse presente na vida cotidiana do aluno. É evidente que nem todo conteúdo estudado permite tal atitude.

É sempre prazeroso para o aluno quando educador, ao iniciar qualquer conteúdo matemático, evidência a integração da Matemática, com fatos relacionados com o cotidiano do aluno, evitando desta forma a desvinculação dos temas estudados com a realidade próxima do educando, pois tais fatores podem intervir positivamente no processo de aprendizado. Segundo Silva (1995) ;

“ ... o aluno ao ingressar nos cursos da área de ciências exatas, não possui habilidades para medir e comparar medidas, não consegue calcular e consultar tabelas, traçar e interpretar gráficos. Sua capacidade de analisar, relacionar, comparar, classificar, ordenar, sintetizar, avaliar, abstrair, generalizar, criar, etc. é quase inteiramente nula.”( pág. 14).

Refletindo a esse respeito, se pode concluir que a falta de elementos e formas mediadoras são as principais causas de um aprendizado precário, pois através da ação mediadora o educador pode auxiliar a construção dos conceitos matemáticos, pelo próprio aluno de forma ativa e participativa, onde o aluno é capaz de desenvolver a sua própria capacidade, habilidade e principalmente, adequando os seus conhecimentos de vida. A este respeito, Wadsworth (1984) completa: “As práticas tradicionais de ensino impõe a estrutura formal externa da matemática aos alunos ao invés de permitir que eles construam o significado da matemática a partir de sua atividade.”( PAG. 196).

Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo proporcionar elementos mediadores aos alunos no ensino da Geometria de modo que eles possam trabalhar o raciocínio a partir de formas presentes no seu cotidiano.

A Geometria tem uma grande relevância no desenvolvimento do raciocínio matemático, pois ela desenvolve aptidões como: visão espacial, deduções matemáticas e principalmente desenvolve o raciocínio intuitivo, tão importante o aprendizado. De acordo, com Silva:

“ O professor tem que ter consciência do caráter abstrato da matemática . . . e precisa desenvolver atividades que levam os alunos a tomarem consciência dessa abstração e do modelo formal que ela representa para que tenha significado e aplicabilidade. Deve determinar estratégias a serem desenvolvidas para que os alunos relacionem os conceitos básicos, que são pré-requisitos, com os conteúdos a serem aprendidos” (p. 22).

De modo a se atingir os objetivos propostos esta pesquisa busca promover competências através das formas geométricas presentes em alguns esportes, estabelecendo desta forma, elementos mediadores, no entendimento dos conceitos do cálculos de perímetro área e volume das figuras geométricas. Desta forma busca-se responder a seguinte questão:

COMO O ESPORTE PODE MEDIAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALGUNS CONCEITOS GEOMÉTRICOS?

REFERENCIAL TEÓRICO

Considerando que o objetivo deste trabalho, é utilizar as formas geométricas presentes nos esportes como fonte de interesse para o entendimento de conceitos na realização do cálculo de perímetros, áreas e volumes e considerando que tal mediação pode ajudar a vencer os obstáculos decorrentes da dificuldade de abstrair e generalizar e ainda em se considerando o esporte como elemento mediador, se deseja desenvolver uma atividade educacional sob a luz construtivista orientada pela intenção de construir um processo de ensino-aprendizagen capaz de estimular o aluno no sentido de assumir um papel ativo no processo de construção do conhecimento.

Esta consideração está baseada no pensamento de Coel (1997) que diz:

“. . .para a concepção construtivista, aprendemos quando somos capazes de elaborar uma representação pessoal sobre um objeto da realidade ou contudo que pretendemos aprender. Essa elaboração implica aproximar-se de tal objeto ou conteúdo com a finalidade de aprendê-lo; não se trata de uma aproximação vazia, a partir do nada, mas a partir das experiências, interesses e conhecimentos prévios que presumivelmente, possam dar conta da novidade”( pág.19/20)

Deste modo, as formas geométricas encontradas nos esportes, desenvolverá na medida em que os alunos se apropriarem dos conceitos, fazendo, disso, os seus instrumentos de trabalho. Na perspectiva construtivista, segundo Borges (1996):

“. . . há possibilidades de se chegar a concepções e atitudes melhores em relação à Matemática, pois o sentimento de poder e satisfação experimentados pelo aluno serão positivos quando atingir uma reorganização de suas idéias” (pág. 32).

Por outro lado, também de acordo com a visão construtivista, as formas geométricas encontradas nos esportes, se o educador conhecer o estágio de desenvolvimento intelectual do educando de modo a desenvolver o ensino de áreas de figuras planas em correspondência com as estruturas cognitivas características do mesmo estágio. Assim, para favorecer – aprendizagem em Matemática é necessário que a metodologia esteja de acordo com o desenvolvimento real do educando; a esse respeito, Fainguelemt (1981) afirma:

“ No processo ensino – aprendizagem é essencial ter-se plena consciência do estágio em que o aluno se encontra para poder adaptar a metodologia do ensino àquele estágio. Antes de ensinar ao individuo, é preciso estudá-lo para descobrir a fase do desenvolvimento mental em que se encontra, bem como suas necessidades especificas” (pág. 1).

Para se fundamentar melhor a idéia de se ter o esporte como elemento mediador, o autor desta monografia sentiu necessidade de descrever algumas modalidades esportivas, entretanto, pelo corpo deste trabalho apresenta-se apenas os que serão usados.

ESPORTE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com