TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matematica Financeirea

Trabalho Escolar: Matematica Financeirea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  1.762 Palavras (8 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Para que haja sucesso e desenvolvimento na sua empresa é de extrema necessidade aplicar os fundamentos do processo administrativo, nos quais consiste em planejar, organizar, dirigir e controlar; onde todos da organização sendo presidente, diretores, gerentes e operários devem ter o conhecimento e a consciência de aplicar no seu cotidiano. Cabe aos gerentes a responsabilidade de aplicar os objetivos as metas que devem ser atingidas, dividir as atividades que devem ser realizadas, determinar seus responsáveis e verificar se elas estão sendo executadas como foram planejadas.

1.1 Planejamento da ação empresarial

O conceito de planejamento estratégico, nada mais é que um processo gerencial que diz respeito à formulação de objetivos que determina e revela o propósito organizacional em termos de valores, missão, visão, objetivos, metas e ações, com foco em priorizar a alocação de recursos. Trazendo para uma linguagem mais simples, planejamento estratégico é um método pelo qual se define a mobilização de recursos de uma organização, como por exemplo, diversificar sua linha de produtos, de um para dois produtos da linha de montagem por ano.

Se imaginarmos o quanto de produtos como balas, biscoitos, saponáceos, automóveis e tantos outros são lançados por ano, cada um deles foi planejado minuciosamente pela organização ao qual pertence antes de ser lançado. E como minorar as despesas de produção dos mesmos para atingir o lucro esperado? Somente planejando, o planejamento começa desde o menor nível da empresa até o topo da pirâmide, onde se encontram os diretores presidentes, ou seja, as pessoas do mais alto escalão, todos têm que estar na mais orquestrada sintonia para que o objetivo da organização, como um todo, seja alcançado.

Daí entra então, os tipos e as formas especificas de planejamento organizacional, dentre os quais se destacam o planejamento estratégico, o planejamento tático e o operacional. No planejamento estratégico, após a obtenção de todas as informações necessárias, tem como principal objetivo estabelecer metas para a organização, onde essas metas é um alvo de longo prazo e para o alcance de um objetivo especifico. Fixados através do planejamento estratégico, os objetivos a serem alcançados são traduzidos por meio das atividades realizadas nos escalões mais elevados da organização, as quais serão garantidas por meio do planejamento operacional.

Já no planejamento tático está voltado mais especificamente a variáveis como condições do mercado, metas financeiras e recursos necessários para a execução da missão, onde é realizado dentro da estrutura do planejamento estratégico. No planejamento tático o prazo de execução é mais curto em relação ao planejamento estratégico, geralmente de um a cinco anos, onde o mesmo ocupa o nível intermediário de planejamento dentro da organização.

Por sua vez o planejamento operacional, tem por objetivo atribuir responsabilidades para diversas unidades ou indivíduos da organização com a finalidade de alcançar o resultado almejado. O gerente deve direcionar os recursos necessários para à execução do trabalho, onde o mesmo precisa estar ciente dos problemas que podem ocorrer durante o percurso. Cronogramas, programações, padrões de desempenhos e outras técnicas servem como itens de verificação importantes para que as ações não saiam do eixo e se mantenham em andamento; dessa forma, o gerente define maneiras de checar o progresso da unidade em relação ao todo da organização.

É importante ressaltar também, a descrição de alguns pontos importantes e primordiais dentro do planejamento estratégico, como apontaremos abaixo:

MISSÃO

A missão é o objetivo fundamental da organização, traduz a finalidade pela qual a empresa se inseriu no mercado. São os propósitos gerais ao qual ela foi estruturada. É o ponto de partida para a definição de objetivos, para ficar mais claro podemos nos usar como exemplo, ou seja, o que eu quero pra mim? Quais são meus objetivos pessoais? Partindo desses princípios é que podemos entender mais claramente quais são os pontos da missão.

VISÃO

A visão de uma organização se dá pelos objetivos futuros que a mesma deseja alcançar, e diante disso, traçar planos para que esses objetivos sejam alcançados. Por exemplo, a empresa quer duplicar um faturamento atual no período de um ano, a partir daí ela começa a planejar como irá alcançar tal meta, vai aumentar a produção, irá mudar seu plano de marketing e assim por diante.

VALORES

Os valores são o conjunto de sentimentos e crenças que estruturam ou vão estruturar a cultura e as práticas da organização, os valores surgem agregados à missão, como uma simples relação ou de forma mais elaborada, como crenças ou políticas organizacionais que informam as pessoas de como devem reger os seus comportamentos na organização. Atualmente, numa sociedade baseada em organizações centradas em processos e num universo socialmente mais fragmentado, os valores procuram transmitir um sentido comum a todos os membros nas organizações e assume uma particular importância.

1.2 Gestão Estratégica

Gestão estratégica é uma forma de acrescentar novos elementos de reflexão e ação sistemática e continuada, a fim de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação.

Dentro da gestão estratégica existem vários passos, primeiramente o diagnóstico estratégico, onde são realizados os levantamentos das situações atuais da empresa, buscando assim avaliar a existência e a adequação das estratégias vigentes dentro da instituição. Em seguida é realizada uma verificação sobre a prontidão estratégica, ou seja, o envolvimento e disponibilidade na direção da empresa em relação ao futuro, as ações tomadas pela alta administração para solucionarem eventuais “janelas” estratégicas, a atenção às mudanças que podem afetar de forma positiva ou negativa, obstáculos institucionais, estatuários, culturais, a existência de perfeita comunicação interna, a existência de sistema de reconhecimento de equipe, que venham de encontro com a missão, visão e valores da empresa.

Posteriormente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com