TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática

Ensaios: Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  1.149 Visualizações

Página 1 de 4

MÓDULO:

MATEMÁTICA BÁSICA E METODOLOGIA I – 80h

UNIDADE 1

DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DOS NÚMEROS

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. No processo de desenvolvimento das diversas civilizações, foram criados os diferentes tipos de linguagem escrita; e, consequentemente, as formas de representar quantidades também se diversificaram. Responda a que se deve essa necessidade do homem desenvolver a matemática e o que podemos entender por Sistema Numérico, citando exemplo de sistemas que foram desenvolvidos por duas civilizações diferentes.

Resposta: A matemática foi inventada e tem sido desenvolvida devido às necessidades sociais, com o surgimento de uma nova organização da sociedade, a propriedade a escrita e o Estado. Ou seja, com o passar do tempo, novos conhecimentos sobre terras e fertilidade, sementes, técnicas de plantio e colheita, datação do plantio e seleção oram incorporados. Os rebanhos precisavam ser contados, elaborados os calendários agrícolas e o armazenamento de grãos, com tudo isso a matemática se desenvolve no sentido de um saber prático.

Podemos entender por Sistema Numérico, um conjunto de símbolos e de regras os quais são utilizados para representar números.

Por exemplo:

- sistema de numeração egípcia: é um dos primeiros sistemas de que se tem conhecimento, são conhecidos como hieróglifos, foram criados há aproximadamente 5 mil anos a.C, e a numeração era baseada na ideia de trocas e de agrupamentos de dez em dez.

- sistema de numeração dos maias: cada número superior ou igual a 20 era escrito numa coluna vertical, com uma linha para cada ordem e as ordens eram colocadas de baixo para cima.

2. No fascículo dessa disciplina vimos um pouco do desenvolvimento de alguns Sistemas de Numeração antigos. É importante apresentar à criança o trabalho desenvolvido pelos vários povos no decorrer da história da humanidade. Não se justifica que ao aluno seja oferecida a construção de um único sistema de numeração. Retomando as leituras e suas pesquisas sobre o assunto responda:

a) Quais as características principais do sistema de numeração egípcio?

Resposta: - Baseava-se na ideia de trocas e de agrupamentos de dez em dez;

- Esse sistema não era posicional;

- Para adicionar ou subtrair bastava justapor ou sobrepor as representações dos números, em seguida reunir mentalmente os signos idênticos, substituindo cada dez signos de uma categoria pelo algarismo da classe decimal imediatamente superior.

b) Quais símbolos eram usados pelo povo egípcio para escrever quantidades? Responda, apresentando os respectivos valores.

Resposta: Os egípcios utilizavam os seguintes símbolos:

Fonte: http://www.objetivo.br/ConteudoOnline/mp/Conteudo.aspx?codigo=3896&token=5%2F2Yd2%2Bzzv%2F29umTApxi0Q%3D%3D

Acesso em: 12/08/14

c) Escreva um resumo sobre as regras do sistema de numeração romano.

Resposta: A numeração romana utilizava sete símbolos para a escrita numérica.

No princípio repetitivo os símbolos I, X, C e M podem ser repetidos até três vezes, em sequencia.

Já no princípio aditivo, se escrever á direita de um símbolo de valor maior outro símbolo de valor menor, então eles são adicionados.

Para o princípio multiplicativo, os números entre 1.000 e 5.000, utilizam-se barras horizontais sobre o algarismo, o que significava que era apenas multiplicar o algarismo por 1.000.

Os séculos de acontecimentos históricos, também são escritos em números romanos.

d) Quantos símbolos diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com