TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática

Artigo: Matemática. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 3

1) O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

A um professor líder compete:

1) Motivar seus alunos para o aprendizado, através de aulas dinâmicas e envolventes.

2) Buscar atualização constante, inclusive sobre assuntos relacionados à área de atuação dos seus alunos e ferramentas que possam ajudá-lo a atingir esses objetivos. Os alunos são diferente e têm objetivos distintos.

3) Focar nas dificuldades linguísticas dos alunos através de atividades e exercícios para consolidação.

Não dá para lecionar apenas levando em consideração o perfil do professor, o jeito como ele gosta de dar aula e que conteúdo acha relevante. O professor líder é capaz de inspirar, motivar e movimentar os alunos a atingirem e superarem suas metas, ultrapassando aquilo que aparentava ser seus limites. É a habilidade de tornar a visão do futuro clara e atraente: fluência no idioma. Finalmente, é a qualidade de inspirar confiança nos seus alunos.

O professor deve estar ciente de que não basta tratar somente de conteúdos atuais em sala de aula, mas sim, também, resgatar conhecimentos mais amplos e históricos, para que os alunos possam interpretar suas experiências e suas aprendizagens na vida social.

2) REFERENCIAL TEÓRICO

Há alguns anos atrás, segundo Lilia (2005), os problemas matemáticos eram resolvidos apenas com o auxílio de tabelas. Com o aparecimento de calculadoras eletrônicas portáveis cientificas, cada vez mais avançadas, as tabelas deram lugar às fórmulas. Na sua origem, essas calculadoras eram demonstradas e utilizadas com maior frequência, tornando, assim, desnecessária a memorização de fórmulas.

Para Lilia (2005, p. 11) “Mesmo para quem prefere fórmulas para resolução de problemas restaram cálculos a fazer, e o uso da calculadora científica, financeira, básica e avançada será imprescindível”. Nesse contexto, nota-se a necessidade de utilizar a calculadora científica como instrumento mediador de conhecimento capaz de desenvolver habilidades imprescindíveis para a visualização de objetos e conceitos teóricos para o estudo da matemática.

Segundo Anton (2000, p.36):

“A tecnologia tornou possível gerar, em segundos, gráficos de equações e funções, os quais levariam horas para serem produzidas. A tecnologia para fazer gráficos inclui calculadoras, sistemas algébricos computacionais e software feito para este propósito(...). As calculadoras produzem gráficos mais mal feitos do que a maior parte de programas de computador, mas têm a vantagem de serem compactas e portáteis”

Esse objeto de aprendizado é um recurso que pode ser utilizado em práticas pedagógicas, mediante o auxílio do professor, onde ele deve fazer uma reflexão sobre a importância do emprego dela em sala de aula. É possível conciliar conceitos teóricos e teoremas com a calculadora. Seguindo essa ideia, Anton menciona: (2000, p. 13) “o uso intenso de modernas técnicas gráficas computacionais para esclarecer conceitos e ajudar a desenvolver no estudante a habilidade para visualizar objetos matemáticos, particularmente em um espaço tridimensional”.

Assim como Anton, Lilia (2005) também relata as vantagens de se utilizar a calculadora no trecho: “Alguns estudantes que tem calculadoras com maior nível de recursos serão beneficiados com menor trabalho na resolução de problemas, entretanto, exigirá mais de si mesmos, procurando dominar melhor os recursos de sua calculadora.”

3) EXEMPLOS DE APLICAÇÕES DA DERIVADA NA ECONOMIA

Em Economia, as funções diferenciáveis são chamadas marginais. O conceito de derivada na Economia é aplicado na chamada Análise Marginal. A Análise Marginal, essencialmente, estuda o aporte de cada produto e/ou serviço no lucro das empresas. Ela tenta dar respostas a perguntas do tipo: é conveniente deixar de produzir um determinado produto já existente? Que quantidade de um produto, uma empresa deve vender para continuar produzindo? Quais são os efeitos nos lucros da empresa quando ocorrem perturbações na demanda de um produto? É conveniente terceirizar?

4) CONCLUSÃO

Não é na graduação que aprendemos a entender de pessoas, essa competência vem com a experiência, o aprendizado através de erros e acertos, a observação constante. O estudo acadêmico ajuda e muito, não podemos invalidar essa forma de aprendizado, mas só ele não nos permite atingir o sucesso em sala de aula. Para ser um professor excelente é absolutamente fundamental gostar e entender de pessoas, de estilos de aprendizagem, comportamentos, reações, modelos mentais e respeitá-las.

Na esfera da medicina, o cálculo pode ser usado para encontrar o ângulo ótimo na ramificação dos vasos sanguíneos para maximizar a circulação.

Na geometria analítica, o estudo dos gráficos de funções, o cálculo é usado para encontrar pontos máximos e mínimos, a inclinação, concavidade e pontos de inflexão.

5) REFERÊNCIAS

http://elisiofisica.blogspot.com.br/2010/05/aplicacoes-de-derivadas-na-cinematica.html

http://docentes.fam.ulusiada.pt/~d1207/docs/PalestraCR23anos.pdf

http://www.ime.uerj.br/~calculo/Ecomat/cap8.pdf

...

Baixar como  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »