TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Financeira

Seminário: Matemática Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2014  •  Seminário  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

Matemática Financeira “é a ciência que estuda o dinheiro no tempo”. O conhecimento de matemática financeira é indispensável para compreender e operar nos mercados econômico-financeiros e de capitais para que se possa atuar em administração ou gestão financeira com baixo tempo e custo de decisão, isto é, com economicidade = (custos ÷ benefícios), produtividade = (eficácia ÷ eficiência), eficácia = [(metas reais × tempos previstos) ÷ (metas previstas × tempos reais)], eficiência = [eficácia x (custos reais ÷ custos previstos)].

Um dos objetivos essenciais da matemática financeira é buscar a análise da evolução do dinheiro (moeda) ao longo do tempo (periodicidade) para determinar-lhe o valor das remunerações (reembolsos) ou fluxos de pagamentos e recebimentos relativos à periodicidade de tempo do capital emprestado ou financiado.Outros objetivos são: analisar e observar (estudar) o crescimento no tempo (período)

A origem da matemática financeira está intimamente ligada a dos regimes econômicos o surgimento do crédito e do sistema financeiro, o desenvolvimento da matemática está ligado à utilidade do dinheiro, que gera dinheiro, ao contrário de sua simples propriedade, que por si só não apresenta rendimento.

De uma forma simplificada a matemática financeira estuda o comportamento do dinheiro no tempo como este dinheiro está sendo ou será empregado de maneira a maximizar o resultado, que se espera positivo, busca quantificar as transações que ocorrem no universo financeiro, as principais variáveis envolvidas são: taxam de juros, o capital e o tempo. •.

Etapa 01

Passo-0 1

A matemática financeira pode ser uma maior ferramenta na tomada de decisões no dia a dia. O mercado está estruturado para vender cada vez mais rápido, por impulso, para nós consumidores. Nem sempre as operações são claras e bem explicadas, e isso faz com que em certas situações, o consumidor não saiba decidir o que é melhor para ele. Cálculos financeiros, algumas vezes básicos, são muito úteis, eles o ajudarão a fazer bons negócios e a economizar seu dinheiro. As operações financeiras, em sua maioria, se apoiam em duas formas de capitalização: a simples e a composta. A capitalização simples está mais relacionada ás operações com períodos de capitalização inferiores a um, e a descontos de títulos nos agentes financeiros. Por exemplo, a taxa de juros do cheque especial cobrada dentro de um mês e o desconto de cheques pré-datados nos bancos. O regime de capitalização composta está mais ligado aos casos em que o período de capitalização é superior a um. Por exemplo: um empréstimo de CDC (crédito direto ao consumidor ) disponibilizado pelos bancos, o financiamento de um imóvel ou veículo e a remuneração das aplicações capitalizadas mensalmente dentro de um ano.

A Calculadora cientifica HP 12C, foi desenvolvida em 1981 pela empresa Hewlett-Packard, com o intuito de facilitar os calculos de juros simples, compostos, amortizações, valores presente e futuro, taxas de retorno, fluxos de caixa e porcentagem.

Sabemos que seu poder de precisão está diretamente vinculado ao usuário da máquina,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com