TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Financeira

Artigos Científicos: Matemática Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  2.918 Palavras (12 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 12

3. Pesquisar no site do IBGE http://www.ibge.gov.br, a metodologia de apuração da inflação, identificando ainda pelo menos três índices de preços de ampla utilização para correção e atualização de preços ou de contratos. Faça um resumo dos dados encontrados, que deve ser complementado através de pesquisa bibliográfica em livros de Matemática Financeira, com a descrição de como se aplicam a correção monetária nos saldos devedores dos empréstimos e/ou financiamentos e como se calcula a rentabilidade real de uma aplicação financeira. Vale lembrar, que a referência bibliográfica e os sites utilizados na pesquisa devem ser informados.

 Método de apuração de inflação

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualizará as estruturas de consumo dos índices de preços que produz com base nos dados obtidos na pesquisa de orçamentos familiares realizada em 2008 e 2009. a mudança acontecerá para aperfeiçoar a apuração dos gastos dos consumidores, de forma a atender às recomendações internacionais para que os institutos que produzem índices de preços atualizem suas bases a cada cinco anos.

 Índice de Preços

Os índices de preços são produzidos visando a avalição de determinados objetivos da política econômica do governo e são utilizados como indexadores na economia. A indexação formal ou informal ocorre sempre quando há reajustamento de preços, salários, aluguéis com base nas variações dos índices de preços ocorridos num período determinado. Essas indexações têm como objetivo compensar os efeitos da alta de preços (inflação) passada sobre os valores reais de rendimentos e ativos.

O Sistema Nacional de Preços ao Consumidor - SNIPC efetua a produção contínua e sistemática de índices de preços ao consumidor, tendo como unidade de coleta estabelecimentos comercial e de prestação de serviços, concessionária de serviços públicos e domicílios (para levantamento de aluguel e condomínio).

A Fundação Getúlio Vargas iniciou a elaboração regular de séries de índices de preços em 1944. Para períodos anteriores, dispõe-se de poucos indicadores dos movimentos dos preços.

No IBGE, o SNIPC foi definido em 1978 com a finalidade de produzir, contínua e sistematicamente, dois índices metropolitanas ( IPC e IPC Amplo), a partir dos quais são obtidos os índices nacionais: Indice Nacional de Preços ao Consumidor ( INPC), produzido mensalmente desde março de 1979 e Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), também produzido mensalmente desde dezembro de 1979.

 INPC - Índice Nacional de Preços ao Consumidor

Objetivo e utilização

- O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) é calculado pelo IBGE desde 1979 e tem por objetivo a mensuração das variações de preços da cesta de consumo das populações assalariadas e com baixo rendimento.

- É o índice utilizado para negociações de reajustes salariais.

Principais Variáveis Investigadas e Unidades de Investigação

- Os preços obtidos são os efetivamente cobrados ao consumidor, para pagamento à vista. A Pesquisa é realizada em estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços, domicílios e concessionárias de serviços públicos.

Indice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC

O período de coleta do INPC estende-se, em geral, do dia 01 a 30 do mês de referência.

A população-objetivo do INPC abrange as famílias com rendimentos mensais compreendidos entre 1 (hum) e 5 (cinco) salários-mínimos, cujo chefe é assalariado em sua ocupação principal e residente nas áreas urbanas das regiões.

Com a atualização das Estruturas de Ponderação, obtidas a partir da Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF - 2008-2009, foram introduzidos aperfeiçoamentos na classificação dos produtos e serviços que compõem as estruturas dos índices de preços. Com isso, foram criadas novas tabelas, a partir de janeiro de 2012 para o IPCA e INPC e fevereiro de 2012 para o IPCA-15, contendo os dados com as estruturas atualizadas. Os dados de períodos anteriores são disponibilizados em outras tabelas.

 TABELAS COM DADOS ATUAIS

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA do mês de maio apresentou variação de 0,46% e ficou abaixo da taxa de 0,67% registrada no mês de abril em 0,21 ponto percentual. Com isto, a variação de janeiro a maio foi para 3,33%, acima da taxa de 2,88% de igual período de 2013. Considerando os últimos doze meses o índice está em 6,37%, superior aos 6,28% relativos aos doze meses anteriores. Em maio de 2013 a taxa foi de 0,37%.

Para cálculo do índice do mês foram comparados os preços coletados no período de 29 de abril a 28 de maio de 2014 (referência) com os preços vigentes no período de 29 de março a 28 de abril de 2014 (base). Alimentação e Bebidas (de 1,19% em abril para 0,58% em maio), que mais uma vez apresentou desaceleração no ritmo de crescimento de preços, e Transporte (de 0,32% para -0,45%), que chegou a se mostrar em queda, foram os responsáveis pela redução da taxa do IPCA de maio. Na tabela a seguir encontram-se os grupos de produtos e serviços pesquisados, registrando que os Artigos de Residência (1,03%) e Saúde e Cuidados Pessoais (0,98%), tiveram os resultados mais elevados.

O IBGE divulga, pela primeira vez, os Índices de Preços ao Consumidor Harmonizados – IPCH dos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai) e do Chile, com dados sobre a variação de preços dos principais bens e serviços consumidos nos cinco países latino-americanos. Iniciado no final dos anos 90, o projeto tem como principal objetivo permitir a comparação das taxas de inflação entre os países participantes. Feito em conjunto com os Institutos de Nacionais de Estatística do Mercosul e do Chile, e o Banco Central do Paraguai, o índice está sendo divulgado hoje por cada país integrante do projeto, que incorpora a experiência de harmonização dos índices de preços ao consumidor na Europa. Estão sendo divulgadas séries de índices para o período 1999 a 2004.

No grupo dos alimentos, dentre os mais importantes no consumo em casa, à exceção do tomate, que da queda de 1,94% em abril pulou para 10,52% em maio, parte passou a custar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com