TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Financeira

Trabalho Universitário: Matemática Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  9.580 Palavras (39 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 39

Gestão Democrática: integração escola e comunidade

A gestão escolar não deve ser enxergada somente como um conjunto de práticas burocráticas voltadas à escola, mas sim, precisa ser vista como um viés de promoção do fazer democrático e da cidadania.

Índice

1. Resumo

2. Introdução

3. Gestão Democrática Escolar

3.1 Conceitos E Características Da Gestão Democrática

3.1.1 O Planejamento Participativo

3.2 A Influência Dos Fatores Sociopolíticos Na Administração Escolar

3.3 A Visão Dos Docentes Em Relação à Gestão Democrática

4. A Construção Do Projeto Político Pedagógico E Os Conselhos Escolares

4.1 O Papel Fundamental Do Ppp Na Democratização Da Educação

4.2 A Formação Do Conselho Escolar

4.3 O Trabalho Em Conjunto Da Gestão Com Os Conselhos

5. Inter-relação Entre Escola E Comunidade

5.1 Protagonismo Da Comunidade Na Escola

5.1.1 A Participação Da Família

5.2 Escola Democrática E Não Democrática: Uma Comparação

5.3 Integração Escola E Comunidade: Uma Realidade Possível

6. Considerações Finais

7. Referências Bibliográficas

8. Apêndice A

8.1 Entrevista Com Os Professores

8.2 Direção

8.3 Docentes

8.4 Alunos

8.5 Pessoal De Apoio

1. RESUMO

O presente trabalho apresenta um breve estudo a cerca dos princípios que norteiam a gestão escolar quando esta se caracteriza como democrática, bem como sua integração com a comunidade tendo em vista alguns aspectos escolares e extra-escolares. É uma abordagem crítico-reflexiva que visa incentivar e proporcionar suporte às discussões sobre o tema. A gestão escolar não deve ser enxergada somente como um conjunto de práticas burocráticas voltadas à escola, mas sim, precisa ser vista como um viés de promoção do fazer democrático e da cidadania. A escola não pode e não deve fechar-se em seus muros, deixando de considerar toda a realidade que a norteia e que exerce influência constante no processo de ensino aprendizagem. A sociedade vem se transformando em rítmo cada vez mais acelerado, logo as instituições de educação não podem manter-se distantes do meio social que exige uma proximidade pertinente se o êxito da educação for o objetivo a ser alcançado. Atualmente não há como a escola subsistir sozinha no que diz respeito às suas atribuições, se considerarmos tanto fatores externos que existem à sua volta. Portanto nota-se que é imprescindível que a comunidade local esteja em sintonia com o ambiente escolar para garantir a melhoria educacional e isso pode ser promovido mais facilmente quando a escola possui uma gestão democrática.

Palavras-chave: Gestão. Escola. Comunidade.

ABSTRACT

This paper presents a brief survey about the principles that guide the school management when it is characterized as democratic, as well as its integration with the community for some aspects of school and extra-curricular. It is a critical and reflective approach that aims to encourage and provide support to the discussions on the topic. The school management should not be enxergada only as a set of bureaucratic practices geared to school, but needs to be seen as a bias to promoting the democratic and citizenship. The school can not and should not close on its walls, leaving all to consider the reality that guides and holding steady influence in the teaching learning process. The society is becoming increasingly fast pace, then educational institutions can not remain distant from the social environment that requires a relevant proximity is the success of education is the goal to be achieved. Currently there is no way the school stand alone with respect to their powers, if we consider both external factors that exist around them, so we note that it is essential that the local community is in line with the school environment to ensure educational improvement and this can be more easily promoted when the school has a democratic management.

Keywords: Management. School. Community

2. INTRODUÇÃO

A educação tem como função promover estratégias que efetivem a formação do cidadão e, consequentemente, a prática da cidadania. Quando ela não está atingindo este objetivo, precisa-se refletir e repensar determinadas práticas e atitudes.

A escola como uma instituição precisa saber que deve formar sujeitos que possam inserir-se na sociedade de modo a modificá-la positivamente. Se é para a sociedade que a escola forma o indivíduo, logo conclui-se que ambos, ambiente escolar e meio social devam manter uma relação de reciprocidade para o bom andamento da educação. Por isso tem-se a percepção de que há a necessidade de uma mútua colaboração entre a esfera social e a dimensão escolar, principalmente, em relação ao meio externo do local a que as unidades de educação pertencem.

O ato de educar exige práticas próprias das relações humanas, pois no cotidiano escolar lidamos com sujeitos de diferentes formas de agir, influenciados por diversos fatores (habitação, crenças, classe social, ambiente familiar, entre outros), por isso é importante que o espaço escolar seja um lugar onde predomine a prática democrática, que em sua abrangência, abarca o respeito às diferenças, a consciência ética, a ocorrência da participação e o incentivo da mesma etc.

Pretende-se obter através deste estudo um maior entendimento a cerca do que seja a gestão democrática escolar e de tudo o que faz parte de suas práticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com