TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Financeira

Ensaios: Matemática Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/10/2014  •  3.861 Palavras (16 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 16

Introdução

Ao iniciar a pesquisa referente ao tema Administração da produção, nota-se que se trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços, planejando, organizando, dirigindo e controlando tais produções. Entretanto, este tema é considerado o maior responsável pelo estudo e desenvolvimento de técnicas de gestão da produção dos bens e serviços. O papel em que a produção desempenha dentro das organizações é extremamente indispensável, considerando que os principais objetivos da empresa estão diretamente ligados aos produtos e serviços e sendo assim, vem a ser primordial produzi-los.

Tendo como objetivo a demonstração dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, iremos realizar esta ATPS considerando o segmento voltado á área de produção/industrialização numa empresa de calçados. Contudo, buscamos aprimorar nossos conhecimentos, colocando em prática os ensinamentos adquiridos no decorrer da disciplina e, todavia,demonstrando a situação real dentro de uma empresa.

1. Etapa 1

1.1. Sistema de Produção

1.2. Conceitos Imprescindíveis De Previsão De Demanda

A administração da produção e das operações tem como objetivo principal a melhora das organizações:

Eficiência, que se dá através da utilização adequada referente aos recursos empresariais;

Eficácia, ligada aos fins, ou seja, aos objetivos em que a empresa almeja alcançar, através de suas operações. Já a produtividade é considerada o resultado entre saída e entrada. Contudo. As empresas e organizações buscam sempre por melhores resultados em relação à produtividade, com a intenção de alcançar tais resultados com melhor aproveitamento dos seus recursos produtivos.

Outro fator extremamente importante a ser considerado é a globalização. Este fator deve ser considerado nesta nova realidade em que as empresas enfrentam, como um ponto forte. O motivo se dá devido á grande facilidade encontrada de se adquirir produtos de qualquer parte do planeta, possibilitando grandes variedades de opções e escolhas. Em meio a esta comercialização global, a cada dia surgem novos países como fortes fornecedores. Esses Países sempre aparecem no mercado possuindo preços mais baixos e de qualidade em plena igualdade. Atualmente, é o mercado quem comanda as regras e em muitas situações, controlam também o valor de venda dos produtos que as empresas produzem e comercializam.

Para possível sobrevivência no mercado atual, deve-se tomar decisões adequadas e principalmente ter um pensamento voltado á oferta e demanda (analisar friamente as demandas existentes pelos produtos oferecidos nas organizações e através disso criar formas e condições de capacidade produtiva para realizar tal atendimento)

Esse cruzamento de informações possibilita entender parte do processo decisório. Os dados obtidos possibilitam investir em uma planta produtiva que possuirá somente seu tamanho necessário, assim como o investimento necessário. Ao calcular a capacidade produtiva, cria-se um cenário de previsão com tempos prováveis e visualiza uma realidade atual em cima de um portfólio existente e previsto. Isto leva a crer que no processo de desenvolvimento deve-se levar em conta a mudança dos produtos, assim como as tecnologias, e que a estrutura e a própria localização estejam disponíveis e preparadas para mudanças futuras.

Alguns demais fatores que influenciam na localização empresarial são:

• Disponibilidade de Mão de Obra: a região que se pretende dispõe de mão de obra preparada e qualificada para atuar junto à empresa. É comum empresas se instalarem em determinadas regiões e depois terem que importar a mão de obra, e/ou transferir profissionais de outras unidades, o que pode gerar para a organização um alto custo.

• Nível Salarial e Sindicatos: obter conhecimento da base salarial da região, assim como a atuação dos sindicatos junto à categoria na localização.

• Disponibilidade de Transporte: a localização é de fácil acesso, é próximo a rodovias, aeroportos, ferrovias e portos. Como as necessidades chegarão até a empresa, e após o produto acabado como será feita a distribuição.

• Suprimento de eletricidade, gás, telefone, água, esgoto: a região possui infraestrutura para uma condição melhor de trabalho.

• Incentivos fiscais: Quais as tarifas taxa e impostos a serem pagos junto aos órgãos fiscalizadores da região. Existem empresas que ainda são nômades, que se transferem de localização em função de isenção de impostos.

• Proximidades dos mercados: Onde estão os clientes e qual a facilidade para chegar até eles possibilitando acessibilidade aos produtos.

• Tendências de crescimento populacional: Existe uma provisão de crescimento da população, o que pode conseqüentemente levar a um crescimento da fatia do mercado, e/ou, se inserir a um novo mercado.

• Fornecedores e serviços de apoio: Com a proximidade de fornecedores, diminui o lead time de fornecimento, ocasionando estoques menores, menos transporte, e por conseqüência, menores custos.

• Restrições ambientais e Leis de zoneamento: Adequar-se e atender às leis aplicadas à localização.

• Disponibilidade e custos dos terrenos: Referentes aos custos de investimento de aquisição da localização.

• Proximidade de Universidades: Ter acesso à educação e preparação de novos recursos humanos a fim de suprir a demanda existente.

• Nível de vida: Conhecer qual é a realidade local e até mesmo buscar soluções que possa atender especificidades da localização. O Brasil é um excelente local para empresas que fabrica fraldas geriátricas, devido ao aumento da população de idosos, pois a tendência é crescente.

Dentre estes fatores, algumas práticas podem ser consideradas como estratégia dentro da definição da localização, destaca-se:

• Cluster: é um agrupamento natural de empresas similares em determinada região geográfica. Exemplo: As cidades de Franca e Jaú as quais são conhecidas nacionalmente como cidades de calçados.

• Condomínio Industrial: onde empresas (de uma mesma cadeia ou não) se reúnem em mesmo local físico com o intuito de facilitar algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com