TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Financeira

Ensaios: Matemática Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  1.296 Palavras (6 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 6

Etapa 2.

Sequência de pagamentos Uniformes:

Nome atribuído a uma sequência de pagamento de um empréstimo ou financiamento, efetuado em parcelas iguais e consecutivas, período a período.

A sequência de pagamentos uniformes pode ter duas formas:

1 – Pagamento postecipado: quando o primeiro pagamento ocorre somente ao final do primeiro período.

2 – Pagamento antecipado ocorre quando o primeiro pagamento/ recebimento é feito no início do período (instante inicial), assumindo individualmente as demais parcelas um valor idêntico a esse, durante todo o período da operação.

Com relação à sequência de pagamentos uniformes postecipados, vários cálculos podem ser executados, todos eles dependendo das variáveis que se apresentam para cada caso. (Exemplo: quantidade de parcelas “n”, valor Presente “P” ou da taxa de juros “i”).

Situações que podem ocorrer:

- Valor das parcelas em uma sequência de pagamentos PMT uniformes postecipados.

- Valor Presente P de uma sequência de pagamentos PMT uniformes postecipados.

- Fundamentos do cálculo do valor Presente P em função de parcelas fixas postecipadas PMT, do número de prestações n e da taxa de juros i. (O cálculo pode ser realizado por formula e deve-se fazer a seguinte observação: cada uma das parcelas é um valor Futuro em relação à origem).

- Dedução algébrica da formula para o cálculo do valor das parcelas fixas postecipadas PMT em função do número de prestações n, do valor Presente P e da taxa i. (Deve-se isolar o PMT).

- Quantidade de parcelas em uma sequência de pagamentos uniformes postecipados (Relação PV/PMT): Quando é necessário calcular a quantidade de parcelas que devem existir para pagar determinado valor.

- Fundamentos do cálculo da quantidade de parcelas fixas n em função do valor Presente P, do valor das parcelas fixas postecipadas PMT e da taxa i.

- Dedução algébrica da formula para o cálculo da quantidade de parcelas fixas n, valor Presente P, parcelas fixas postecipadas PMT e da taxa i.

- Valor Futuro de uma sequência de pagamentos uniformes postecipados. O valor de cada pagamento postecipado de uma sequência uniforme pode ser corrigido até o final de determinado período.

- Quantidade de parcelas em uma sequência de pagamentos uniformes postecipados (relação PMT/FV). Quando é necessário calcular a quantidade de parcelas para se chegar a um montante futuramente de acordo com o valor PMT das parcelas pagas mensalmente.

Pagamentos Uniformes Antecipados.

Com a sequência de pagamentos uniformes antecipado, também podem ocorrer vários tipos de calculo que dependem de variáveis como, parcelas n, valor Presente P e da taxa de juros i.

Como foi dito anteriormente, no pagamento uniforme antecipado o primeiro pagamento/recebimento é feito no instante inicial (no inicio do período).

Situações para a definição de pagamentos uniformes antecipados com variáveis diferentes:

- Valor das parcelas em uma sequência de pagamentos PMT uniformes antecipados.

- Dedução algébrica da formula para o calculo do valor Presente P de uma sequência de parcelas fixas antecipadas PMT.

- Dedução algébrica da formula para o calculo do valor das parcelas fixas antecipadas PMT.

- Valor futuro de uma sequência de pagamentos uniformes antecipados. É apresentado ao termino e junto ao último pagamento da série.

O valor futuro deverá ser resgatado um período

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com