TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Financeira

Pesquisas Acadêmicas: Matemática Financeira. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2013  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 3

Objetivo

Refletir sobre custo do dinheiro ao longo do tempo.

Tarefa

A transformação do valor do dinheiro no tempo só pode ser feita a partir da determinação dos juros, ou seja, do custo do dinheiro ao longo do tempo.

Partindo dessa afirmação, elabore um texto...

• apontando os pontos positivos e negativos dos regimes de capitalização – simples e composta –, considerando, no dia a dia das empresas, tanto a aplicação quanto a captação de recursos;

• posicionando-se sobre o regime de capitalização mais adequado à aplicação e à captação de recursos pela empresa.

O dinheiro que guardamos de nossos salários todos os meses, para qualquer que seja sua utilidade dele - emergência, fazer uma viagem, comprar um bem - pode ser aplicado de várias maneiras: renda fixa, poupança, bolsa de valores, etc. Porém, algumas pessoas, talvez por ingenuidade ou até mesmo por medo, preferem guardá-lo em casa, em algum esconderijo onde ninguém possa achá-lo. É aí que mora o perigo, pois ele pode se perder e pode estar perdendo valor. Ou seja, quando se aplica o dinheiro, por qualquer meio que seja, juros começam a ser aplicados sobre ele a cada mês ou ano e começa-se a LUCRAR, mesmo que dependendo da aplicação o juros seja baixo.

Por isso estudamos matemática financeira. Através dos conceitos de capitalização de juros simples e compostos, podemos saber que todo capital aplicado, em qualquer investimento que seja, recebe uma remuneração que pode ser maior ou menos dependendo do tipo de investimento feito e saber calcular qual o melhor tipo de aplicação e empréstimos fazer para cada situação que se depara.

Por isso, a transformação do valor do dinheiro no tempo é feita a partir da determinação dos juros, ou seja, do custo do dinheiro ao longo do tempo. Visto que o juros simples são calculados em função do capital inicial de um empréstimo, ou seja, em cima dos juros ainda não pagos, não se é cobrado o pagamento de juros. Já os juros compostos, são aqueles calculados sobre o saldo devedor de um empréstimo - o principal mais os juros ainda não pagos. Ou seja, são juros que incidem sobre os juros devidos e não pagos. Vale mencionar, no entanto, que a modalidade de juros simples não é utilizada pelas instituições financeiras, como bancos.

Um regime de capitalização simples funciona como uma progressão aritmética, sendo que o crescimento do juros é de forma linear ao longo do tempo e na capitalização composta o crescimento do jutos segue de forma exponencial ao longo do tempo.

No dia-a-dia das empresas, há tanto a captação quanto a aplicação de recursos. Como os juros são maiores no regime de capitalização composta, compensa mais para as empresas aplicar neste tipo de regime. No entanto, é claro que para qualquer tipo de transação financeira, é necessária uma cuidadosa análise das alternativas disponíveis no mercado e considerar taxas, solidez da instituição, prazos, carência, entre outras variáveis.

Já para a captação de recursos é melhor aplicar no regime de capitalização composta pois os juros são menores. Quando se faz um empréstimos com juros

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com