TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Financeira

Exames: Matemática Financeira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos abordar a administração financeira orçamentária como a arte ou ciência de administrar fundos de investimentos com o intuito de maximizar o valor da riqueza para todos os interessados.

Podemos encontrar a administração financeira e orçamentária em todos os setores funcionais da empresa onde é possível observar e corrigir gastos desnecessários por setor, neste caso é possível avaliar isoladamente um departamento em questão e após o todo. Possui também como principais funções: analise de planejamentos e controles financeiros, tomada de decisões de investimentos e financiamentos.

Para efetuar as análises acima são utilizados alguns demonstrativos onde estará descritas as realidades do processo:

• Demonstração do Resultado do Exercício;

• Fluxo de Caixa;

• Balanço Patrimonial;

Em cada modelo de negócio a abordagem da administração financeira pode ser diferente, isso dependerá dos objetivos e da amplitude de retorno que se deseja alcançar. Mesmo com esta diferença a administração destes dois pontos na empresa é de extrema importância para o bom funcionamento da mesma.

Para exemplificar e reforçar os conceitos teóricos visto até o momento iremos resolver a seguinte questão:

“Um investidor decide que a taxa de desconto a ser aplicada a uma ação é de 6%; outra ação com o dobro dos riscos terá uma taxa de desconto de 12%. Determinado o nível de risco, realizar o ajuste dos retornos futuros.” Com base no que foi abordado até o momento podemos concluir que o risco de aplicar o montante na segunda opção é bem maior do que se for aplicado na primeira opção, porém a mesma trará maior retorno caso tudo corra como esperado. A escolha por um ou outro investimento vai depender do negócio e do retorno que se deseja alcançar.

As empresas estão em constantes negociações para vender seus produtos e realizar investimentos, visando assim obter os retornos esperados. Porém sempre suas negociações estão submetidas á riscos, pois o mesmo está associado ao grau de incerteza sobre o investimento no futuro. E quanto menor o grau de incerteza, menor o risco e menor o retorno e quanto maior o grau de incerteza, maior o risco e maior será o retorno.

Desta forma, durante uma negociação, uma das coisas mais importante que o investidor deve saber é que não existe retorno sem risco, ou seja, quanto maior ou menor o risco de um investimento, maior ou menor o retorno esperado. Com isso vale ressaltar também que o investidor deve estar atento até que ponto “ele” pode se arriscar, pois o risco é uma função crescente, quanto maior o tempo que permanece a aplicação, maior o risco.

Dessa forma podemos definir risco: como possibilidade de perda, ou seja, como uma medida da incerteza associadas aos retornos esperados dos investimentos. E retornos esperados como a expectativa das receitas esperadas ou fluxos de caixa previstos em qualquer investimento.

Os riscos estão interligados e um pode ser a conseqüência do outro. Eles se dividem em risco de crédito, de carteira, de liquidez e de mercado, onde:

- Risco de crédito – è aquele decorrente da possibilidade da outra parte não cumprir, parcial ou integralmente á suas obrigações na data combinada, podendo prejudicar o emissor dos títulos de não conseguir assumir as suas obrigações e comprometer também todo o resto.

- Risco da Carteira – é aquele em que as empresas investem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com