TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matemática Financeira E Estatistica

Ensaios: Matemática Financeira E Estatistica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  431 Visualizações

Página 1 de 6

ESTUDO DIRIGIDO – EXERCÍCIOS PROPOSTOS

MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA DE MERCADO – ¬¬1º MÓDULO

Professor: Rodrigo Fonseca

Valor 50 pontos

O trabalho deverá ser realizado EM DUPLA (Entregar digitado)

Turma: 055

NOME DO ALUNO(A):¬¬¬¬¬¬¬ Clemência Emília de Siqueira

NOME DO ALUNO: Marcus Vinícius de Siqueira Oliveira

1) Diferencie Pesquisa Qualitativa de Pesquisa Quantitativa: (05 pts)

As pesquisas qualitativas e quantitativas se definem a partir da abordagem do problema formulado, visando a checagem das causas atribuídas a ele.

Pesquisa Qualitativa

A pesquisa qualitativa tem caráter exploratório, estimula os entrevistados a falar livremente sobre algum tema, objeto ou conceito, fazendo imergir aspectos subjetivos e atingem motivações implícitas ou mesmo não conscientes de forma espontânea.

É importante trabalhar com uma amostra heterogênea de pessoas, pois possibilitará analisar o mesmo tema sobre diferentes perspectivas uma vez que os envolvidos possuem características diferentes. Normalmente é usada para um pequeno número de pesquisados.

Pesquisa Quantitativa

Para determinar uma pesquisa quantitativa é necessário relacionar o universo de pessoas de uma determinada população que compartilha características em comum. Esse grupo deverá ser analisado e deverá ser suficiente para desenvolver medidas confiáveis para que os dados fornecidos sejam suficientes para compreender o objeto da pesquisa. Ela é especificamente projetada para gerar medidas precisas e confiáveis que permitam uma análise estática. É apropriada para medir tanto opiniões, atitudes e preferências como comportamentos.

A pesquisa quantitativa é mais adequada para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes, pois usam instrumentos padronizados como questionamentos. Deve ser utilizada quando se sabe exatamente o que deve ser perguntado para atingir os objetivos da pesquisa. Ela é útil como ferramenta para determinar o que é importante e porque é importante para o cliente.

Esse tipo de pesquisa fornece um processo a partir do qual questões-chave são identificadas e perguntas são formuladas, descobrindo o que importa para o cliente e porquê.

Os cruzamentos destes dados possibilitam ao pesquisador gerar algo qualitativo.

A pesquisa quantitativa é um método de pesquisa social que utiliza técnicas estatísticas. Normalmente implica a construção de inquéritos por questionário.

2) O que é Pesquisa de Mercado sob o ponto de vista do marketing? (05 pts)

A pesquisa de mercado sob o ponto de vista de marketing é a coleta, qualificação e análise de todos os fatos sobre problemas relacionados com a transferências e vendas de mercadorias e serviços do produto para o consumidor.

É uma pesquisa sistemática e objetiva, portanto precisa de organização e planejamento e deve atender aos padrões de análise e interpretação de dados evitando viés e conclusões emocionais.

3) Cite três funções da Pesquisa de Mercado? (05 pts)

A pesquisa exerce três tipos de função:

 Descritiva: a coleta e a apresentação de dados;

 Diagnóstica: explica os dados e ações;

 Prognóstica: especifica o modo de usar as pesquisas descritivas e diagnósticas para rever os resultados de uma decisão planejada.

4) Defina: (05 pts)

Mensurar: determinar a medida, calcular. Definir o tamanho ou a medida de alguma coisa. É o mesmo que medir.

Tendência: a tendência é uma inclinação ou preferência por determinadas coisas ou a fazer determinadas coisas. Aptidão, capacidade, orientação.

Perfil: características. ( conhecer as características dos clientes)

5) Diferencie: (05 pts)

Dados: são códigos que constituem a matéria prima da informação. Os dados representam um ou mais significados que isoladamente não podem transmitir uma mensagem ou representar algum conhecimento. Informação: é o resultado do processamento de dados. Podem ser tomadas decisões ou fazer afirmações, pois a afirmação tem significado. É o conjunto de dados que foi processado e produziu um resultado com significado.

6) Sobre a frase a seguir: “Um eficiente elemento de pré-planejamento de pesquisas é o BRIEF OU BRIFING, que é o resumo de fatos, objetivos, informações, instruções a respeito de uma pesquisa e que auxilia na criação do modelo desta”. Certo ou errado? Justifique! (05 pts)

Certo.

Brifing significa passagem de informação de uma pessoa para outra.

O Brifing é antes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com