TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Materias De Laboratorio

Pesquisas Acadêmicas: Materias De Laboratorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  1.054 Visualizações

Página 1 de 3

MATERIAIS COMUNS DE LABORATÓRIO

Introdução

Para se desenvolver um experimento é necessário, dentre outros cuidados, o conhecimento do material a ser utilizado.

O equipamento de laboratório de química constitui-se de, basicamente, vidro, porcelana, polietileno e madeira. O emprego e o manuseio adequados são indispensáveis não só para evitar acidentes, mas também perdas ou danos no instrumental.

Deve-se observar também o tamanho ou a capacidade dos instrumentos que vão ser utilizados, de acordo com a quantidade de substancia empregada.

A seguir, serão fornecidos os nomes e os principais usos dos instrumentos esquematizados. Quando possível, serão fornecida a descrição do manuseio do referido instrumento.

Utensílios para conter volume

São enquadrados, neste item, aqueles utensílios usados no preparo de soluções, em evaporações, armazenamento de líquidos, para conter reagentes durante uma reação, receber produtos de uma reação etc.

Frascos para reagentes – Feitos com material de vidro ou plástico provido ou não de tampa esmerilhada, com bordas cilíndricas: os de gargalo estreito são utilizados para conter líquidos; o de gargalo largo, para conter substâncias sólidas. São encontrados em vários tamanhos, apropriados para conter volumes de 10mL até 20.000mL. Diferem se, quanto à cor, em frascos incolores e frascos de cor âmbar. Os primeiros são utilizados para reativos e substâncias não sujeitas a alterações pela reação da luz, enquanto os segundos são utilizados para reativos e substâncias que sofrem alterações em presença de luz

Erlenmeyer – É um frasco de vidro, em forma de um cone truncado, com a base menor aberta e cilíndrica. Usado em titulações, em evaporações lentas, para conter volumes durante uma reação, para pequenos aquecimentos de líquidos e para recolher destilados.

Béquer ou Becker – Tem o formato de um copo de vidro. A sua extremidade aberta é provida de bordas refletidas, possuindo ainda um bico para escoamento. Usado em preparo de soluções, aquecimento de líquidos, para conter volumes de reagentes durante uma reação, medição de massa de sólidos etc. O vidro pirex é resistente a temperaturas elevadas, mas não resiste a variações bruscas de temperatura, que devem ser evitadas. Ao retirar do aquecimento, é conveniente usar uma pinça.

CENTRO UNIVERSITÁRIO

Disciplina: QUÍMICA GERAL

ROTEIRO DE LABORATÓRIO

Tubos de ensaio – São de vidro, de forma cilíndrica, tendo aberta uma das extremidades e com bordas arredondadas ou retas. São encontrados em tamanhos variados e sua escolha deve ser proporcional ao volume do liquido a ser trabalhado. São utilizados principalmente para conter pequenos volumes de líquidos em reações, tanto a frio como a quente. O aquecimento do tubo de ensaio NÃO deve ser realizado com a boca do tubo no sentido da pessoa operadora nem de qualquer outra pessoa, evitando-se, desse modo, que sejam atingidas por possíveis projeções da substância que esta sendo aquecida.

Frasco lavador (pisseta) – Utilizado no armazenamento de água destilada. não é permitido introduzir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com