TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matrix Swot

Relatório de pesquisa: Matrix Swot. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  640 Palavras (3 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A matriz SWOT propõe que a empresa consiga ter uma visão clara e objetiva sobre quais são suas forças e fraquezas no ambiente interno, e suas oportunidades e ameaças no ambiente externo, dessa forma com essa análise os gerentes conseguem elaborar estratégias para obter vantagem competitiva e melhor desempenho organizacional.

Uma ferramenta utilizada para a realização de análise de ambiente e serve de base para planejamentos estratégicos e de gestão de uma organização. A SWOT serve para posicionar ou verificar a situação e a posição estratégica da empresa no ambiente em que atua (MCCREADIE, 2008). Nota-se que a utilização de ferramentas estratégicas hoje é considerada um fator importante no crescimento e desenvolvimento organizacional.

Segundo Chiavenato e Sapiro (2003), sua função é cruzar as oportunidades e as ameaças externas à organização com seus pontos fortes e fracos. A avaliação estratégica realizada a partir da matriz SWOT é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão estratégica competitiva. Trata-se de relacionar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo com as forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organização. As quatro zonas servem como indicadores da situação da organização. Conforme figura 1.

Analise Swot

Figura 1 – Matriz Swot

A função da análise SWOT é compreender fatores influenciadores e apresentar como eles podem afetar a iniciativa organizacional, levando em consideração as quatro variáveis citadas (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças), com base nas informações obtidas a empresa poderá elaborar novas estratégias.

Interação dos Ambientes

O gestor deve pensar em que condições a empresa consegue se sobressair em relação a concorrência positivamente e negativamente, onde teremos a relação das forças e fraquezas, sendo certo que essa operação pode ser estendida internamente devido ao fato que atitudes internas refletem diretamente no desempenho da empresa no meio externo.

É de extrema importância porque através desta análise o gerente pode identificar oportunidades e ameaças e poderá desenvolver estratégias para tirar proveito das oportunidades e minimizar ou superar as ameaças da empresa.

Ambiente Interno

Forças

As forças são fatores internos positivos que a empresa controla totalmente, devendo ser explorado para que a mesma possa manter-se no mercado numa boa posição e com um diferencial, reduzindo as fraquezas.

Fraquezas

Fraquezas são deficiências que bloqueiam a capacidade de desempenho da empresa e que devem ser superadas para evitar a falência (Kaos) dentro da empresa.

Ambiente Externo

Oportunidades

As oportunidades são as possibilidades que uma empresa tem para atender seus clientes, suprindo uma ou mais necessidades não satisfeitas pelo mercado. As oportunidades estão ligadas a lucratividade da empresa.

Ameaças

São fatores que podem levar a empresa para uma redução de receita ou até à falência. Estão conectadas aos concorrentes e novos cenários, desafiando a atual estratégia do empreendimento. Para evita-las devem ser analisados seus graus de possibilidade de ocorrerem e níveis de gravidade.

MATRIZ DE AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA SWOT TRADICIONAL

FORÇAS

FRAQUEZAS

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

Nome Da marca bem conhecido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com