TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matriz de Trabalho de Participação Individual Controladoria

Por:   •  17/6/2021  •  Resenha  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

De acordo com o que foi exposto na primeira reunião online, a controladoria é uma importante área responsável pelo controle e alinhamento das metas e estratégias propostas pelas empresas. O profissional dessa área, o controller, precisa trabalhar junto com todas as equipes de sua empresa visando sempre otimizar os resultados da companhia. Através de ferramentas e indicadores, o controller consegue controlar, analisar e confirmar se a companhia está seguindo em um caminho coerente visando alcançar seus objetivos já predeterminados pela diretoria e a área de planejamento.

Desenvolvimento

As empresas esperam sempre crescer no longo prazo e possuem uma visão de futuro dos objetivos que desejam alcançar. Com isso, criam planejamentos e estratégias para alcançar os seus objetivos futuros visando sempre otimizar seus ganhos monetários. A área responsável pela criação de estratégias e metas de uma empresa é a de planejamento, onde essa área é responsável em traçar planos e possíveis meios para alcançar as metas propostas. Após a definição de planejamento estratégico e orçamentos, a área de controladoria passa a ser responsável em controlar e monitorar o planejamento já proposto e fornecer insumos para tomadas de decisões da direção, já que quem toma as decisões na empresa é a diretoria e não o controller.

O controller é o profissional que lida com bastante informações de diferentes áreas da empresa e precisa através dessas informações gerar ferramentas e indicadores de controle. A função do controller é sempre passar as informações de forma clara, transparente, objetiva e responsável. Esse profissional não é o responsável em resolver os problemas de todos os setores da empresa, mas sim fornecer e analisar informações que permitam otimizar os resultados de performance de outras equipes e áreas.

O intuito de controlar as informações de determinada empresa é compreender se ela está sendo eficiente e eficaz no atingimento de suas metas, objetivos e visão. As empresas só conseguem ter um grande ciclo de vida se forem eficientes e eficazes ao mesmo tempo, já que a eficiente faz com que a empresa consiga otimizar a relação de recursos e a produção e a eficácia é a capacidade de gerar resultados de acordo com os objetivos e missão já estabelecidos pela empresa. Através da controladoria, as empresas podem compreender se estão sendo eficazes e eficientes e se não, quais são as possíveis tomadas de decisões para melhorar esses resultados.

De acordo com Coura e Bermudo (2018, p.17), existem dois pilares muito importantes em controladoria que visam sempre garantir o sucesso na tomada de decisão, sendo eles a criação de mecanismos que promovem alinhamento com a estratégia e boa governança corporativa. Em relação ao alinhamento da estratégia, após definido o planejamento estratégico para os próximos anos a responsabilidade da controladoria é garantir mesmo com limitações de recursos (financeiros ou não financeiros) que a estratégia e metas definidas anteriormente sejam possíveis de serem cumpridas e realizadas.

Em relação ao segundo pilar, a boa governança corporativa visa o fortalecimento e alinhamento entre os interesses da empresa com a dos indivíduos envolvidos no processo (como por exemplo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com