TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Matéria Prima Identificações do couro

Pesquisas Acadêmicas: Matéria Prima Identificações do couro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.630 Palavras (11 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 11

Matéria Prima

IDENTIFICAÇÕES DO COURO

Conforme definição da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o couro é um material oriundo exclusivamente da pele animal, curtida por qualquer processo constituído essencialmente de derme.

O couro constitui a pele do animal preservada da putrefação e apresenta uma textura extremamente rica de fibras colágenas, que deverão passar pelos diferentes estágios de transformação para se tornar flexível e macio. O couro pode ser definido como um subproduto animal que, após sofrer o processo de curtimento, não e mais passível de sofrer o ataque de microorganismos decompositores.

Representam muito mais do que a pura e simples cobertura externa de um animal. Constitui seu registro histórico, (pêlos, defeitos que ali estão gravados, pelos riscos, arranhões e cicatrizes) e a própria matéria prima da indústria do couro.

Por ser um produto natural, a palavra “couro” está protegida pela Lei 4.888/1965, que proíbe o seu emprego para denominar produtos industrializados que não sejam de origem animal; destacadas pelas seguintes providencias a título de proteção ao consumidor.

Art 1º - Fica proibido pôr à vista ou vender sob o nome de “couro” produtos que não sejam obtidos exclusivamente da pele animal.

Art 2º - Os produtos artificiais de imitação terão de ter sua natureza caracterizada pelo efeito de exposição e venda.

Art 3º - Fica também proibido o emprego da palavra “couro” mesmo modificada com prefixos e sufixos para denominar produtos não encontrados no art 1º.

Art 4º - A infração da presente lei constitui crime previsto no art 196 e seus parágrafos do código penal.

TIPOS DE COURO DE ACORDO COM A ORIGEM

Vacum: quando o couro for de origem bovina.

A procedência do nubuck e camurção é das peles bovinas.

A pele bovina-face ao tamanho e espessura - é dividido em duas partes: Flor e Raspa que servem para obtenção de couros utilizados na confecção de calçados, bolsas, vestuário e estofamentos.

Suíno: quando o couro for de origem suína.

Couro obtido do porco. Amplamente usado no vestuário por ser fino macio e muito resistente à fricção. É dividido em duas partes: Flor e Raspa. É fácil ser identificada, porque os folículos pilosos são bem desenvolvidos. Tem aspecto da pele humana. Por questões de valorização comercial as peles de porco são comparadas as de antílope.

Caprino: quando o couro for de origem caprina.

A procedência da camurça legitima é das peles de cabra. Os vestuários originados de pele de cabra são leves e macios. A pele de cabra é um couro resistente. É muito utilizada na fabricação de sapatos e bolsas femininos. Pode ser acabada para o vestuário na qualidade de camurça ou couro pelica (liso) em peças como luvas e vestuários com flor integral. Os melhores pergaminhos e couros para encadernação são de cabra. As peles de cabra com a flor lixada apresentam as mesmas características do chamois.

Ovino: quando o couro for de origem ovina (ovelha, carneiro, borrego).

A procedência do chamois legitima é o carneiro. É um couro macio, altamente elástico e tem capacidade de absorver e eliminar facilmente grandes quantidades de água. No processo produtivo pode ser submetida à operação de divisão, resultando daí em dois tipos de peles:

Camada Inferior ou Raspa

Depois de curtida transforma-se em couro classificado como CHAMOIS, aplicado na confecção de vestuário, limpeza de equipamento óptico e na fabricação de luvas, sendo ainda empregada para filtros de gasolina.

Camada Flor

A camada flor pode ser levada a uma diversidade infinita de curtentes e proporcionam couros finíssimos, principalmente os curtidos brancos. São empregados em vestuários, bolsas, sapatos e encadernações.

Mestiço: Pele bruta de diversas espécies de carneiro, cuja porção de pele é constituída de pelos que apresentam similaridade com os da cabra (pelica).

Quanto à origem não há uma literatura definida a respeito das peles de Mestiço, (o cruzamento entre caprinos e ovinos) designados como Sem Raça Definida-SRD.

Os vestuários originados das peles de Mestiços são os mais leves, nobres e possuem preço e procura elevado no mercado. São fáceis de serem identificados por apresentarem excelente resistência, maciez e um toque sedoso. As roupas confeccionadas com esse tipo de couro podem ser do tipo camurça, chamois e napa.

Camurça: o couro permanece com a flor. Porém, no acabamento, objetiva-se o carnal do couro.

Chamois: quando se utiliza o carnal ou parte inferior da divisão do couro ou através de efeito (retirada da flor com lixadeira) ganha a denominação de chamois.

Napa: Uso desse couro pela parte superior (flor integral), é denominado como napa. As napas oriundas das peles mestiças são as mais procuradas para a confecção de vestuários.

Exóticos: quando o couro for obtido de pele de peixes, crocodilos, pés de galinha, rãs, cobras, coelhos e outros pequenos animais.

Por serem muito pequenos, estes couros em geral são usados para confecção de acessórios como pulseira de relógio, detalhes de sapatos, bolsas, jóias e ultimamente largamente empregado no vestuário.

As peles com pêlo ou lã e as de peixe, cobra, crocodilo, mesmo depois de curtidas são chamadas de peles.

Couro de antílope: quando o couro for de origem na família dos bovídeos, natural do continente africano.

Não existe pele deste animal disponível no mercado nacional. Em algumas regiões dos Estados Unidos são encontrados criadores desses animais para a exportação da pele.

Classificar como antílope qualquer outra pele de animal é um engano.

Couro de bezerro: quando o couro for de origem bovina e recém-nascida.

Cromo alemão ou Box Calf é a classificação dada para as peles de bezerro utilizada pela indústria de calçados masculinos. É indicado também para confecção de vestuários leves. Costuma ser confundido com a pele de cabra.

Couro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com