TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecânica

Monografias: Mecânica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2015  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

A Mecânica é uma das partes em que a Física foi dividida, é a mais antiga de todas, pois como sabemos a Física estuda os fenômenos que ocorrem na natureza e o que primeiro chamou a atenção do homem foi o movimento dos corpos. Assim criaram a Mecânica para que estudássemos os movimentos e o repouso dos corpos.

Para entendermos melhor o estudo desses movimentos e repouso dos corpos a Mecânica foi dividida em: Cinemática, Dinâmica, Estática.

A Cinemática estuda o movimento e o repouso sem se preocupar com as causas que os originam. E ainda é dividida em duas partes: Cinemática escalar e Cinemática vetorial, a Dinâmica estuda o movimento e as suas causas e a Estática estuda particularmente o repouso dos corpos sendo um caso particular da Dinâmica.

Na mecânica clássica, centro de massa de um corpo é o ponto onde pode ser pensado que toda a massa do corpo está concentrada para o cálculo de vários efeitos. O centro de massa não precisa coincidir com o centro geométrico (centroide). O centro de massa nem ao menos precisa estar dentro do corpo. Na física, o centroide, o centro de gravidade e o centro de massas podem, sob certas circunstâncias, coincidir entre si. Nesses casos, pode-se utilizar os termos de maneira intercambiável, mesmo que designem conceitos diferentes. O centróide é um conceito puramente geométrico enquanto que os outros dois se relacionam com as propriedades físicas de um corpo. Para que o centroide coincida com o centro de massa, o objeto deve ter densidade uniforme, ou a distribuição de matéria através do objeto deve ter certas propriedades, tais como simetria. Para que um centroide coincida com o centro de gravidade, o centroide deve coincidir com o centro de massa e o objeto deve estar sob a influência de um campo gravitacional uniforme

Centro de gravidade: O centro de gravidade G é um ponto no qual se localiza o peso resultante de um sistema de pontos materiais.

Centro de massa: Problemas que dizem respeito ao movimento da matéria sob a influência de forças, isto é, problemas de dinâmica, é necessário localizar um ponto denominado centro de massa.

Centróide: O centróide C, é um ponto que define o centro geométrico de um objeto. Sua localização pode ser obtida a partir de fórmulas semelhantes àquelas utilizadas para obter o centro de gravidade e o centro de massa de um corpo2.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com