TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mecânica básica

Casos: Mecânica básica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  372 Palavras (2 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 2

Mecânica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A mecânica compreende o estudo das máquinas (na figura uma polia simples fixa).

A mecânica (em grego: Μηχανική, em latim: mechanìca, ou arte de construir uma máquina) é o ramo da física que compreende o estudo e análise do movimento e repouso dos corpos, e sua evolução no tempo, seus deslocamentos, sob a ação de forças, e seus efeitos subsequentes sobre seu ambiente.

A disciplina tem suas raízes em diversas civilizações antigas. Durante a Idade Moderna, cientistas tais como Galileu Galilei, Johannes Kepler, e especialmente Isaac Newton, lançaram as bases para o que é conhecido como mecânica clássica.

A mecânica clássica é composta pelo conjunto de três disciplinas, a estática, que estuda a causa dos movimentos (forças), a cinemática, que compreende o estudo do movimento, sem consideração das suas causas, e a dinâmica, que estuda o movimento com suas causas.

O conjunto de disciplinas que abarca a mecânica convencional é muito amplo e é possível agrupá-las em quatro blocos principais:

Talha exponencial é uma das mais antigas ferramentas utilizadas pelo homem, e é um ótimo exemplo de mecânica.

Consiste em uma série de polias móveis (roldanas) associadas a uma só polia fixa quanto maior for o número de polias móveis, maior também será a facilidade para se mover um peso que esteja nela.

Chama-se vantagem mecânica da talha a relação entre a força resistente (peso) e a força motriz (a que se faz para erguê-lo).

A talha exponencial, composta de um sistema de roldanas, é uma máquina simples. As roldanas fixas podem ser observadas no ponto de apoio do teto são importantes para inverter o sentido de aplicação da força. Observa-se também a presença de roldanas móveis no sistema, que são úteis pelo fato de diminuírem a intensidade da força necessária para levantar as latas cheias de areia na parte inferior.

Ao se levantar duas latas de pesos iguais com diferentes números de roldanas móveis em seu sistema (por exemplo a lata laranja onde a força aplicada é o próprio peso da lata e a lata azul onde a força aplicada é igual a 1/8 do peso desta) é necessário, para levantar a lata azul à mesma altura da laranja uma quantidade 8 vezes maior de corda, evidenciando a conservação da energia mecânica.

Fontes: www.wikipedia.com, e www.fis.unb.br

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com