TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mediação

Tese: Mediação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2013  •  Tese  •  1.965 Palavras (8 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 8

Caros professores, caras professoras:

No Módulo III, vamos produzir um texto, de modo que ele se configure no gênero “tutorial de navegação em ambiente virtual de aprendizagem”. Para a realização de tal atividade, vamos considerar textos já disponibilizados em ambientes virtuais, em cursos de Educação à Distância.

Nosso principal propósito é realizar práticas de produção de textos, com ênfase paragêneros que emergem na “mídia virtual”, considerando “o gênero enquanto texto concreto, situado histórica e socialmente, culturalmente sensível” (MARCUSCHI, 2008, p. 198). Na denominada “mídia virtual”, a comunicação mediada por computador (CMC) tem se desenvolvido de forma intensa. Decorre daí a relevância de se realizar um trabalho, envolvendo gêneros que emergem nesse domínio, principalmente, porque são “gêneros que estão em franco desenvolvimento” e “apresentam peculiaridades formais próprias”, apesar de se apoiarem em estruturas textuais prévias. Também, esses gêneros são “uma oportunidade para se reverem alguns conceitos tradicionais a respeito de textualidade”. Outro ponto de destaque é que são textos que “mudam sensivelmente nossa relação com a oralidade e a escrita” (MARCUSCHI, 2008, p. 200).

OBJETIVOS:

 Exercer com os professores-alunos práticas de produção de textos em ambientes virtuais interativos, com ênfase para o tutorial de navegação em ambiente virtual de aprendizagem, de tal forma que a noção conceitual de leitor-modelo seja um ponto de destaque neste trabalho.

 Contribuir para que os participantes possam refletir sobre a configuração dos gêneros do discurso, em relação à forma e à função, em especial, sobre gêneros emergentes no ambiente virtual, abrangendo reflexões sobre práticas docentes e escrita em EaD.

Vamos começar nossas práticas de escrita com a análise de um tutorial utilizado na mediação entre professor/aluno num curso de Educação a Distância. O texto passou por pequenos ajustes gramaticais, bem como em relação à fonte, de forma a preservar o anonimato da Instituição. Esse material servirá de base para a construção de nosso texto.

ATIVIDADE I: INSTRUÇÕES

Ao ler o texto, busque, mentalmente, respostas para as seguintes questões: (i) Quem está falando para quem? (ii) Qual é o papel social de quem fala? (iii) E o de quem receberá o texto? (iv) Em que situação este texto teria sido proposto? (v) Qual é o principal objetivo deste tutorial?

Tutorial de Navegação no Ambiente Virtual de Aprendizagem

No primeiro contato que você terá com o Ambiente Virtual de Aprendizagem, é importante que você realize a seguinte sequência de navegação. Leia e pratique cada uma das ações indicadas. A partir de hoje seu acesso a esse ambiente será frequente.

1. No site da Universidade Virtual (www.universidadevirtual.br), clique no ícone "Ambiente Virtual de Aprendizagem", localizado na parte superior à direita do site.

2. Na tela apresentada, digite sua matrícula (com seis dígitos) e sua senha e clique no botão "Acesso".

3. Na tela principal da plataforma Moodle (Primeira tela de acesso), clique na opção "Perfil- Profile", disponível na caixa "Menu Principal" à esquerda.

3.1. Clique na Ficha "Editar Perfil": confira seu nome, sobrenome e e-mail (campos obrigatórios). No campo "Descrição", faça uma breve apresentação. Informe no mínimo 01 número de telefone para contato e inclua uma foto. Caso não tenha o arquivo com a foto, poderá incluí-la posteriormente.

4. Na coluna "Minhas Disciplinas", acesse o link “Curso de Práticas Docentes”.

4.1. Na seção “Espaço de Avisos”, localizado logo abaixo da caixa “Menu Principal”, você terá acesso aos avisos e informações importantes sobre o programa e suas atividades.

4.2. Na seção “Conteúdo” acesse o link “Práticas docentes” e conheça o Guia Didático, o cronograma e o Livreto em PDF.

4.3. Na seção "Materiais complementares", você encontrará outros materiais que poderão ser adicionados pelo moderador.

4.4. Na seção "Fóruns de Discussão", verifique se há algum fórum disponível e observe os recursos desta ferramenta. O fórum será um espaço de socialização e interação dos saberes e experiências docentes. Para acessá-lo clique no nome do fórum. Em seguida clique no link “Responder” para fazer sua intervenção. Lembre-se que sua participação é muito importante.

4.5. Na seção "Chats", verifique se há alguma sala disponível. Caso encontre algum colega ao entrar na sala de chat, pratique a ferramenta. É importante saber que o moderador não marcará chats para discussão, ficando a critério dos professores, a utilização deste recurso para interação com os demais colegas.

4.6. Na Caixa "Participantes", acesse o link Participantes. Clique sobre o nome de algum colega para visualizar o perfil com a foto. Envie uma mensagem imediata para ele.

4.7. Na Caixa "Usuários Online", clique no ícone em formato de envelope para enviar uma mensagem imediata a algum colega que estiver conectado.

4.8. Observe na Caixa "Mensagens" se você recebeu alguma mensagem imediata.

5. Ao finalizar, utilize a opção “Sair” no canto superior direito para sair do ambiente virtual MOODLE.

1 – CONHECENDO A LINGUAGEM DO TUTORIAL

No interior dos estudos linguísticos e textuais, é praticamente consensual a ideia segundo a qual os textos, quanto têm natureza linguística, organizam-se com base em cinco tipologias textuais: narrativa (contar, dizer os fatos); descritiva (caracterizar, dizer como é); dissertativa (refletir, avaliar, explicar, conceituar); injuntiva (incitar, ordenar, pedir, sugerir); expositiva (expor fatos, ideias). A tipologia textual dominante no gênero tutorial é a injunção. Trata-se de um tipo de texto em que se explicita a ação requerida, desejada, diz-se o que e/ou como fazer; incita-se à realização de uma situação. Por situação, entende-se todos os tipos de processos indicados pelo verbo ou não: ações, fatos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com