TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mediação

Artigo: Mediação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  5.262 Visualizações

Página 1 de 2

Vejamos agora algumas estratégias de abordagens sistêmicas que são importantes na mediação de conflitos:

Divisão, Identificação, Atenção, visão e Comparação.

Teoria da cibernética

A cibernética é uma teoria dos sistemas de controle baseada na comunicação entre os sistemas e o meio-ambiente, bem como a comunicação dentro do próprio sistema. De acordo com Grandesso (2000), no primeiro período da cibernética a preocupação consistia nos mecanismos e processos pelos quais os sistemas funcionavam com a finalidade de manter a sua organização.

O objetivo do sistema era então corrigir os desvios para poder se manter estável e sobreviver. Esse processo é conhecido como retroalimentação, em que um sistema sobrevive mantendo a sua constância apesar das mudanças do meio. No segundo período da cibernética, mudou-se o foco de trabalho e o conflito passou a ter a função de mostrar que algo não vai bem no sistema. O foco do trabalho sai do conflito e vai para as relações estabelecidas naquele sistema. Fato este importante para o trabalho com Mediação.

Deste modo, unindo os dois paradigmas teóricos, cibernético e sistêmico, podemos chegar à conclusão de que na mediação são trabalhadas as relações e a comunicação no sistema, propondo a compreensão da função do conflito dentro do próprio sistema. E para isso precisamos também do auxílio da Teoria da comunicação, como uma forma de identificar como as pessoas estão expressando os seus conflitos.

Teoria da comunicação

Os axiomas da comunicação foram desenvolvidos por Watzlawick e colaboradores (1973) e fornecem importante base conceitual para entendermos o processo de comunicação, sendo aplicados no procedimento de mediação. Resumidamente, estes autores estabeleceram que:

Comunicação não violenta

A Comunicação Não Violenta (CNV) é um processo conhecido por sua capacidade de inspirar ação solidária, ponto fundamental no procedimento da mediação. A comunicação não violenta foi desenvolvida por Marshall B. Rosenberg, doutor em Psicologia Clínica, mediador internacional e fundador do Centro Internacional de Comunicação Não Violenta (CNV).

Para compreender os fundamentos da CNV, clique em Comunicação Não Violenta e acesse seu conteúdo. Esse texto é importante para você poder realizar a atividade que está na tela a seguir (também disponível na Biblioteca da Disciplina).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com