TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicina Veterinária (Noturno)

Por:   •  25/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  339 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS/MG

Curso: Medicina Veterinária (Noturno)

Período: 1º

Ano: 2018-1

Prof. Oswaldo Henrique Barolli Reis

[pic 1]

PROCESSO

DE

TITULAÇÃO

ISADORA FERREIRA

JAÍNE SILVA

KAREN RAMOS

MAIRA TAVARES

MILENA SOUZA


Relatório de aula pratica

Tema da Atividade: Titulação

Data: 27/03/2018

Objetivo da Atividade: A prática de titulação tem como objetivo averiguar a concentração em uma amostra de solução desconhecida.

Material: *Proveta *Bureta * Suporte universal *Pinças para bureta *Indicador de base (YAMADA) *Bequer * Água destilada *Acido clorídrico (HCl) *Hidróxido de sódio (NaOH)

*Erlenmeyer*Papel 

Atividades Realizadas: No dia 27 de Março, iniciamos o processo de titulação primeiro pegamos todo o material que iriamos precisar. Logo em seguida pegamos o suporte universal, pinças, bureta e a nossa base (NaOH). Colocamos 25ml de Base(NaOH) na Bureta e verificamos se o volume estava correto. Em seguida colocamos 10ml de ácido (HCl) que estava dentro do bequer na Proveta de 50ml e verificamos se o volume estava correto. Colocamos os 10 ml de acido (HCl) em um Elenmeyer e acrescentamos 2 gotas de Yamada. Começamos a titulação utilizando a bureta que consiste em adicionar gota a gota de base no acido que esta dentro Erlenmeyer, sempre agitando para que a reação aconteça em toda a sua extensão.  No momento em que o acido (HCl) atingiu o ponto que foi estipulado pelo Prof. Barolli, ou seja, alterou sua cor, chegando na cor 6 do yamada e fechamos imediatamente a bureta. Anotamos o volume de 6,5ml que foi utilizado de base (NaOH) nesse experimento, para que possamos descobrir a concentração o Hidróxido de sódio (HCl).

Ilustração de processo de titulação

      [pic 2]

Resultados Alcançados:

Base= Ácido

  C.V= C.V

0,1 . 6,5 = ? . 10

0,1 . 6,5 = C x 10

  0,65 = C . 10

  C = 0,65/10

    C = 0,065

Conclusão sobre a atividade desenvolvida: Concluímos que o objetivo deste desta aula consistia em determinar a concentração existente numa solução por meio de uma titulação. Observamos que é possível determinar a concentração de qualquer substância por meio da titulação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (47 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com