TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas De Remediação Do Solo E As técnicas Existentes.

Casos: Medidas De Remediação Do Solo E As técnicas Existentes.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  548 Visualizações

Página 1 de 3

Medidas de remediação do solo e as técnicas existentes.

Remediação do solo

A técnica de remediação de áreas comprovadamente contaminantes consiste em retirar ou diminuir a concentração do contaminante nos solos ou nas águas subterrâneas. Vários métodos de remediação podem ser utilizados

A seleção do método apropriado constitui um processo complexo, envolvendo considerações detalhadas das características do local (fatores geológicos e hidrogeológicos), do poluente, da população microbiana presente no local, e um estudo da viabilidade técnico-econômica de aplicação das várias alternativas para o local específico.

Técnicas de remediação ambiental existem para preservar bens naturais e a saúde humana. A evolução tecnológica proporcionou várias técnicas de remediação de solo e água. Dentre as principais técnicas adotadas mundialmente, a Geoambiente trabalha com as seguintes:

Biorremediação

A biorremediação é uma ciência que estuda monitora e utiliza um conjunto de tecnologias para remover ou neutralizar poluentes orgânicos presentes nos solos, nas águas ou em outros ambientes utilizando microorganismos, como fungos, bactérias, ou leveduras, ou suas enzimas. Como exemplo podemos citar a adição de microorganismos, como o Pseudomonas. ADP (de Atrazine Degrading Pseudomonas), em locais poluídos com o herbicida atrazina para facilitar a sua degradação.

A tecnologia de biorremediação pode ser empregada “in situ” ou “ex situ”. A biorremediação “in situ” consiste em tratar o material contaminado no próprio local, enquanto a “ex situ” envolve a remoção do material contaminado do seu local original.

A aplicação da biorremediação in situ no tratamento de solos oferece a vantagem de não ser necessária a remoção e o transporte das zonas contaminadas, permite o tratamento de grandes áreas e tem menor custo.

Escavação, Remoção e Destinação do solo

Consiste na substituição de solo contaminado por solo limpo, que é escavado e destinado para tratamento adequado. Como formar de destinação adequada pode citar co-processamento, disposição final em aterro classificado, incineração entre outras.

Bombeamento e Tratamento

Utiliza sistema provido de bombas, elétricas ou pneumáticas, para captação das águas subterrâneas impactadas com tratamento adequado para os compostos de interesse. O bombeamento e tratamento também podem ser utilizados como espécie de barreira de contenção (linha de poços de bombeamento conhecida como barreira hidráulica), que altera as condições hidrológicas do local e impedindo que a contaminação siga o fluxo subterrâneo natural.

Extração Multifásica

Utiliza sistema de extração a vácuo que capta as fases: líquida, vapor e dissolvida presentes no solo e água subterrânea. Através da aplicação do vácuo nos poços de extração, cria-se um gradiente de pressão dirigido para estes pontos, de onde são extraídas a fase livre, vapor e dissolvida do contaminante. A extração multifásica promove um efeito secundário na área contaminada uma vez que a extração a vácuo promove uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com