TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas De Remediações Do Solo

Ensaios: Medidas De Remediações Do Solo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/6/2014  •  3.661 Palavras (15 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 15

1- Bombeamento e Tratamento (Pump and Treat)

O bombeamento em geral não “limpa” totalmente o solo. A remediação é considerada finalizada quando as concentrações dos contaminantes atingem níveis aceitáveis pela legislação.

A metodologia Pump and Treat é um dos processos mais comumente utilizados para remediar as águas subterrâneas. São utilizadas bombas para extrair as águas subterrâneas contaminadas até a superfície e com maior facilidade estimular processos físicos que possam remover os contaminantes presentes. A água bombeada é tratada por meio de filtros de carvão ativado ou colunas de stripper (um processo que transfere a massa dos contaminantes voláteis da água para o ar). O bombeamento em geral não “limpa” totalmente o solo. A remediação é considerada finalizada quando as concentrações dos contaminantes atingem níveis aceitáveis pela legislação.

O desempenho de sistemas de bombeamento e tratamento depende dire-tamente das condições do site e dos con¬taminantes químicos presentes. À medida que aumenta a complexidade dos sites, a probabilidade de que o sistema seja capaz de descontaminá-lo até que a água atinja os padrões estabelecidos diminui. Os sites são classificados em 4 diferentes categorias: (1) indica os sites com maior facilidade de limpeza, enquanto (4) representam o maior desafio técnico. A seguir é apresentada uma breve explicação sobre a facilidade de limpeza para as cate¬gorias de (1) a (4):

•Limpeza dos sites da categoria 1: sistemas bem projetados podem ser capazes de restaurar as condições da água do lençol freático para a qualida¬de de água conforme os padrões le¬gais estabelecidos, no entanto, esse sucesso não é atingido para a maioria dos sites contaminados.

•Limpeza dos sites da categoria 2: também é possível promover a limpe¬za de sites desta categoria por bom¬beamento e tratamento, mas o alcan¬ce dos objetivos de remedição estão mais sujeitos a uma grande incerteza do que em sites na categoria 1. É pos¬sível que as metas sejam atingidas após um maior tempo de operação do site.

•Limpeza dos sites da categoria 3: também é possível promover a limpe¬za de sites desta categoria, mas o al¬cance dos objetivos de remedição es¬tão sujeitos a uma incerteza bastante significante frente aos da categoria 1. A limpeza parcial é um cenário mais realista para os sites desta categoria.

•Limpeza dos sites da categoria 4: é improvável promover a limpeza de sites desta categoria de modo que a qualidade de água atinja os padrões legais estabelecidos, mas é possível que a contenção da contaminação seja alcançada.

2- Extração de vapores do solo (SVE) (Soil Vapor Extraction)

O Sistema de Extração de Vapores no Solo (SVE) é uma tecnologia de remediação aplicada para zona não saturada, onde aplica-se vácuo com o objetivo de induzir o fluxo controlado de ar e assim remover contaminantes voláteis e semivoláteis do solo.

Em seguida, o gás retirado deve passar por uma extração de tratamentos de vapores. Extrações verticais são utilizadas em profundidades que variam de 1,5 a 90 metros . Extrações horizontais (instaladas em trincheiras ou furos horizontais) podem ser instaladas como garantia, dependendo da geometria da pluma e outras especificidades.

Um rebaixamento do lençol freático pode ser utilizado para reduzir a elevação do nível d'água no poço induzido pelo vácuo ou aumentar a faixa de zona não saturada. A injeção de ar é efetiva para facilitar a extração em contaminações profundas, em baixas permeabilidades e em zona saturada.

O grupo alvo de contaminantes do SVE são os Compostos Orgânicos Voláteis, (VOCs) e alguns combustíveis. A tecnologia é aplicada somente para compostos voláteis com constante da Lei de Henry acima de 0.01 ou pressão de vapor maior que 0.5 mmHg ( 0.02 polegadas de Hg). Outros fatores, como umidade e quantidade de matéria orgânica, afetam a permeabilidade de ar no solo e por conseqüência a eficiência do sistema. O fato do processo envolver fluxo contínuo de ar no solo promove biodegradação in situ dos compostos de baixa volatibilidade que podem estar presentes.

Fatores que podem limitar a aplicabilidade e eficiência do processo:

• Solos compactos ou com mais de 50% de umidade requerem muito vácuo, aumentando custos e/ou impedindo a operação do SVE;

• Grandes intervalos de filtro são necessários nos poços de extração. Entretanto, este fato associado a permeabilidades altamente variáveis ou horizontalizações pode resultar em envio de fluxo de gás para regiões não contaminadas;

• Solos com alto índice de matéria orgânica ou extremamente secos apresentam alta capacidade de absorção de VOC's, o que resulta em redução de taxas de remoção;

• O controle da emissão gasosa pode ser necessário para eliminar possíveis danos ao público e ao meio ambiente;

• O resultado da produção de efluentes gasosos, líquidos residuais e resíduos, poderá requerer tratamento com carvão ativado;

• SVE não é efetivo em zona saturada. Porém, pode-se conjugar o rebaixamento do lençol freático para ocorrer maior exposição de zona não saturada.

Os dados necessários incluem a profundidade e a área de extensão da contaminação, a concentração de contaminantes, a profundidade do nível d'água, o tipo de solo e as propriedades do mesmo (estrutura, textura, permeabilidade e umidade). Testes-piloto devem ser realizados para obter informações de desenho, incluindo raio de influência dos poços de extração, taxas de fluxo de gás, vácuo ótimo aplicado e taxas de remoção de contaminantes.

A figura a seguir ilustra um típico sistema de extração de vapores.

Sistema de Extração de Vapores (SVE)

3 - Injeção de ar (air sparging)

No sistema AS – “Air sparging”, injeta-se ar comprimido no solo, na zona saturada, com o objetivo de retirar as substancias contaminantes presentes no aquífero, através da sua volatilização. Isso é feito através de poços de injeção de ar até o aquífero. Esse sistema trabalha em conjunto com o sistema SVE de extração de vapores.

O processo difere do sistema de extração de vapor – EVS - porque o ar é injetado abaixo da zona saturada, enquanto o EVS, a injeção de ar, ocorre na zona acima da camada saturada, ou seja, acima do water table. Esse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com