TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medidas De Volumes Aproximados E Precisas.

Monografias: Medidas De Volumes Aproximados E Precisas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  1.564 Palavras (7 Páginas)  •  2.526 Visualizações

Página 1 de 7

Sumário

1. Introdução------------------------------------------------ 04

2. Parte experimental------------------------------------- 05 e 06

3. Resultados e discussão------------------------------- 07

4. Conclusões----------------------------------------------- 08

5. Referências----------------------------------------------- 09

Resumo

Realizou-se corretamente as técnicas de medidas de volumes em laboratório. Usando seus respectivos materiais, provando que não se pode medir soluções em outros materiais a não ser a proveta.

Introdução

Medir volumes de líquidos faz parte da rotina de qualquer laboratório químico. As medidas de volumes podem ser efetuadas para serem usadas em análises qualitativas (não requer muita exatidão) ou em análise quantitativa (requer exatidão). Portanto, é necessário que o Técnico de Laboratório saiba diferenciar e usar corretamente os materiais volumétricos, de modo a reduzir ao mínimo o erro das análises. Cada material volumétrico tem sua própria característica.

As Pipetas são utilizadas para transferências precisas de volumes de líquidos.

Existem dois tipos de pipetas, as Pipetas Graduadas (mais finas) permitem medir volumes variáveis de líquidos e as Pipetas Volumétricas (com bulbos), não são graduadas e só permitem medir um volume único de líquido.

As Provetas são empregadas nas medições aproximadas de volumes de líquidos, algumas tem capacidades que variam de 5 mL a 2.000 mL. Elas nunca devem ser aquecidas.

A Bureta consiste de um tubo cilíndrico graduado e apresenta na parte inferior uma torneira de vidro controladora da vazão, e é empregada especificamente nas titulações.

E por último o Balão Volumétrico. Ele possui um traço de aferição no gargalo (longo) e é usado no preparo de soluções que precisam ter concentrações definidas.

Objetivo

Conhecer equipamentos e técnicas de medidas de volume em laboratórios.

04

Parte experimental

Materiais e Reagentes:

Os seguintes materiais, disponíveis no laboratório de Química da Faculdade Santo Agostinho, foram utilizados nesse experimento:

• Béquer de 250 ml com a escala

• Bureta de 50 ml

• Erlenmeyer de 250 ml com escala

• Funil comum

• Pipeta Volumétrica de 25 ml

• Pipeta graduada

• Proveta de 100 ml com escala

• Relógio com ponteiro de segundos

As seguintes substâncias, disponíveis no laboratório de Química da Faculdade Santo Agostinho, foram utilizados nesse experimento:

• Água destilada

Mediu-se 50 ml de água destilada em um béquer e transferiu-se para Erlenmeyer verificando o erro na escala. Em seguida transferiu-se para a proveta graduada e observou-se a leitra do volume.

Posteriormente mediu-se 50 ml de água na proveta graduada e a transferiu para o béquer. verificando sempre o erro na escala. Transferiu-se para o Erlenmeyer, observando sua precisão.Colocando os três aparelhos em ordem crescente de precisão.

Pipetou-se 25 ml de água usando a pipeta volumétrica, em seguida transferiu-se para a proveta, comparando a precisão das escalas. Foram realizadas diferentes medições de água utilizando a pipeta graduada, transferindo a solução para os tubos de ensaio.

05

Colocou-se água em uma bureta acertando o menisco verificando se não há ar em parte alguma perto da torneira. Transferiu-se o volume para o erlenmeyer e comparou-se a precisão das escalas.

Encheu-se novamente a bureta acertando o menisco e transferindo para o erlenmeyer gota a gota, marcando o tempo de escoamento dos primeiros 25 ml. Aguardaram-se 30segundos para ler novamente o volume escoado. Continuou-se o escoamento da água para o erlenmeyer gota a gota, até completar 50ml e leu-se novamente na bureta o volume escoado.

06

Resultados e Discussão

Ao medir 50 ml de água no béquer e depois transferido para o erlenmeyer, observou-se que não houve erro na escala. Porém quando transferida para proveta graduada seu volume foi de 46ml, havendo uma diferença de 4ml.

Ao medir 50 ml de água na proveta graduada e depois transferida para o béquer, verificou-se que se volume permaneceu o mesmo. Mas quando transferida para o erlenmeyer, percebeu-se que o nível da água foi acima de 50 ml. A ordem crescente de precisão do volume dos aparelhos é: proveta, béquer e Erlenmeyer.

Ao pipetar 25 ml de água com a pipeta volumétrica e depois transferida para o proveta, comparou-se que na proveta houve uma diferença a mais de 1 ml.

Com a pipeta graduada mediu-se diferentes volumes de água, transferindo para o tubo de ensaio. Essa prática teve a finalidade de treinar o aluno para controlar volumes na pipeta graduada.

Ao encher uma bureta de água , e depois transferido o volume para o erlenmeyer,notou-se que passou do nível de 50 ml. Ao encher novamente a bureta, acertando-se o menisco e deixando escoar 25 ml, gota a gota no erlenmeyer, marcando o tempo do escoamento que foi (02:59) 2 minutos e 59 segundos. Aguardou-se 30 segundos do volume escoado e percebeu-se que não houve mudança no nível da água. Continuou-se o escoamento gota a gota até completar 50 ml, marcando o tempo que foi (02:12) 2 minutos e 12 segundos.

07

Conclusão

Observou-se que alguns instrumentos são mais precisos, como a proveta e, é necessário alguns cuidados importantes ao realizar medidas e pesagens. Houve erros, mas, todos os objetivos e resultados propostos foram alcançados

08

...

Baixar como  txt (6.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »