TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medições de posição, dispersão e variabilidade

Resenha: Medições de posição, dispersão e variabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  Resenha  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  261 Visualizações

3. Medidas de posição, dispersão e variabilidade.

As medidas de posição descrevem apenas uma das características dos valores numéricos de um conjunto de observações, o da tendência central. Porém, nenhuma delas informa sobre o grau de variação ou dispersão dos valores observados. Sem qualquer grupo de dados os valores numéricos não são semelhantes e apresentam desvios variáveis em relação a tendência geral de média.

As medidas de dispersão servem para avaliar o quanto os dados são semelhantes, descreve então o quanto os dados distam do valor central. Desse jeito, as medidas de dispersão servem também para avaliar qual o grau de representação da média.

Algumas medidas que são normalmente usadas para descrever um conjunto de dados, são medidas de tendência central e medidas de variabilidade ou dispersão, Medidas de tendência central incluem média, mediana e moda. Medidas de variabilidade incluem desvio padrão, variância o valor máximo e mínimo, obliquidade e curtose.

Chamamos de dispersão ou variabilidade a maior ou menor diversificação em torno de um valor de tendência central, tomado como ponto de comparação. Para estudarmos os valores de certa variável, ressaltando a maior ou menor dispersão ou variabilidade entre esses valores e a sua medida de posição.

A estatística recorre às medidas de dispersão ou variabilidade, medidas de dispersão ou de variabilidade são “estatísticas” que medem as oscilações ou as variações de uma variável.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com