TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VARIABILIDADE LINGUISTICA

Trabalho Universitário: A VARIABILIDADE LINGUISTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2013  •  572 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

VARIABILIDADE LINGUISTICA NO BRASIL

O estudo da variação linguística relaciona diversas formas que existe nos diferentes modos de falar e as relações entre o comportamento linguístico e as estruturas sociais faladas pelas comunidades , que não limitam-se apenas nas diferenças existentes dentro de um país, em cada região existe inúmeras maneiras de falar um mesmo idioma.

A variação linguística é importantíssima, pois ajudou na formação da estrutura da nossa língua, o latim é a língua mãe e vem sofrendo mudanças que e se renovando a cada dia, a linguística atual revela que a língua é caracterizada pela diversidade e pela possibilidade de mudanças que ocorreu na comunicação do individuo. Os colonizadores portugueses trouxeram para o Brasil a cultura e a Língua Portuguesa, que ganhou novas locuções e assim uma nova pronuncia influenciada pela língua indígena e africana.

As variantes linguísticas são tantas que não existe a forma correta de falar, mas sim a forma mais adequada que o individuo usa para se expressar de acordo com a situação em que se encontra, sendo eficiente no uso da língua. Existe uma forma correta de escrever, mas de falar não existe formalidade, pois cada região fala e faz o uso diferente de linguagem. Além disso, em cada lugar a língua é falada de uma maneira e adquire características próprias da cultura local. Por isso, o português é usado de diferentes formas no Brasil. Em uma mesma região, as pessoas formam comunidades que criam hábitos e tendências e com isso suas características próprias, às vezes não compreendidas pelas demais comunidades, é importante compreender que essas variações não devem ser consideradas erradas, mas sim como variações linguísticas.

No Brasil, é impossível determinar a língua, pois a muitos fatores que a envolve: social, histórico, geográfico e cultural. Portanto, é necessário aceitar as variações e entender sua evolução. A renovação da língua é fato incontestável, ainda assim destacam-se as dificuldades de coexistência nos falar, o preconceito linguístico é real e se manifesta toda vez que há oposição na identificação das diferenças linguísticas por diferentes grupos, que por sua vez revelam muitos falares que se justificam e condicionam para se adequar a realidade sociocultural de nosso país.

Existem vários fatores que deram origem as variações, e recebem diferentes denominações: variação padrão é ensinada nas escolas para preparar os jovens em sua vida social; variação informal ou coloquial é a linguagem considerada de menor prestígio, representada pelas condições sócias; variação sociocultural representada por grupos específicos de pessoas, destacando-se como gírias usadas pelo grupo; variação regional que ocorre de acordo com a cultura usada por determinada região; variação histórica refere-se às transformações que a língua sofreu com o passar do tempo; variação técnica ou jargão refere-se a um grupo determinado que usa a língua de forma especifica, linguagem dos profissionais; e a variação mais moderna que é a variação da internet trata-se das varias formas que a língua é usada no ambiente virtual,que ajuda na comunicação do sujeito.

Nesta manifestação linguística é impossível não perceber a necessidade individual das pessoas de se expressarem na sociedade, a intenção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com