TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medula Ossea

Artigos Científicos: Medula Ossea. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  897 Palavras (4 Páginas)  •  1.592 Visualizações

Página 1 de 4

Medula Óssea

A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por "tutano", que tem a função de produzir as células sanguíneas: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

A medula óssea se localiza na parte esponjosa dos ossos chatos (por exemplo, a bacia), onde o desenvolvimento das células do sangue acontece.

A célula que origina as células sanguíneas é chamada de célula progenitora ou célula-mãe, estas células existem em pequeno número no sangue e em maior quantidade na medula óssea. As células- mãe se auto renovam ou se diferenciam e passam por diversos estágios de maturação, antes de passarem para o sangue. O processo de formação das células sanguíneas é chamado de hematopoeise.

A célula progenitora mielóide dá origem aos eritrócitos, plaquetas, glóbulos brancos granulócitos (neutrófilos, eosinófilos, basófilos), mastócitos e aos monócitos. O progenitor linfóide da origem a linfócitos T e B e células NK (natural killer).

Síntese Sanguínea- Hematopoiese

Hematopoise: é o processo de formação dos vários tipos de células do sangue a partir da divisão mitótica das células localizadas nos órgãos adequados a essa função nos tecidos. Tecidos Mielódes: eritrócitos, leucócitos, granulares, plaquetas. Tecido linfático: linfócitos.

Nas primeiras semanas de gestação, ocorre essencialmente no saco vitelino AGM (aorta, gonada e mesonefro).

Do 3° ao 7° mês de gestação ocorre no figado.

A partir do 7° mês ate a velhice, a medula óssea vermelha passa a ser o principal local de hematopoise (síntese de sangue).

Encontrada no canal medular dos ossos longos e em cavidade de ossos esponjosos.

Constituição: Trata-se de uma mistura de células adiposa (gordura), fibroblastos (colágeno), células do estroma (da medula), células endoteliais vasculares (impermeáveis), macrófagos (defesa) e vasos sanguíneos (que trazem substratos e levam as células novas).

Medula óssea Vermelha

A medula ósse avermelha é assim chamada devido à presença de numerosos eritrócitos que estão amadurecidos e prontos para entrarem em circulação a qualquer instante é encontrada no interior das epífises, local de produção dos glóbulos vermelhos.

Medula Óssea Amarela

A medula óssea amarela recebe essa denominação porque contém muitas células adiposas e produz pouca ou nenhuma célula sanguínea é encontrada no interior da diáfise dentro do canal medular é vulgarmente denominada tutano.Rica em tecido adiposo que ao envelhecer torna-se fibrosa, transformando na medula óssea cinzenta.

As Células do sangue

O sangue é composto de plasma e de células suspensas no plasma. O plasma é predominantemente constituído de água, proteínas como fatores de coagulação, hormônios, anticorpos e por vitaminas e minerais . As células do sangue são: os glóbulos vermelhos ou eritrócitos ou hemácias, os glóbulos brancos ou leucócitos e as plaquetas.

Plasma na região superior e células sanguíneas na parte inferior.

Hemácias ou glóbulos vermelhos

São células sanguíneas que carregam hemoglobina e são responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para os tecidos e da retirada do dióxido de carbono para ser eliminado pelos pulmões.

Hemácias com formato bicôncavo

Leucócitos (glóbulos brancos)

são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra agentes infecciosos(vírus, bactérias) e substâncias estranhas. Para defender o corpo adequadamente, uma quantidade suficiente de leucócitos deve estimular as respostas apropriadas, ir aonde são necessários

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com