TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Horta Organica Na Escola

Artigo: Horta Organica Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2013  •  3.964 Palavras (16 Páginas)  •  616 Visualizações

Página 1 de 16

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Horta Orgânica

Horta Orgânica

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 50 000 Trabalhos e Monografias

Categoria: Outras

Enviado por: Mariana 28 dezembro 2011

Palavras: 4380 | Páginas: 18

...

o meio em todos os seus aspectos, sejam eles físicos, biológicos ou sociais. Nessas transformações a relação entre o meio ambiente e a saúde é percebida com maior facilidade, sobretudo, nos grandes centros urbanos. Isso se deve ao fato de que os problemas ambientais acabam atingindo a população de diversas formas e a qualidade de vida é, atualmente, uma das mais afetadas.

Pensando nisso é preciso trabalhar numa intervenção que obtenha resultados na promoção de uma melhor qualidade de vida a médio e longo prazo, e a Educação Ambiental é um dos principais instrumentos de que dispomos para contribuir e sensibilizar o cidadão a fim de construir um caminho fomentado em estratégias responsáveis que busquem, sobretudo, o respeito à vida e sua diversidade, a reflexão para uma posterior modificação nas suas atitudes e práticas diárias relacionadas não só ao conceito de sustentabilidade, mas também ao cultivo de alimentos saudáveis em ambientes naturais.

Sendo assim, este projeto, que é uma idealização de um grupo de estudantes do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental SENAC, trabalha a Educação Ambiental com a implantação de uma horta orgânica no Centro Especial Elysio Campos (CEEC) para propiciar a integração dos alunos com o meio ambiente e assim, salientar os cuidados necessários com os alimentos, sensibilizar para uma maior percepção no desenvolvimento da horta, desde a preparação do solo até a colheita das hortaliças e a reflexão sobre atitudes e práticas pessoais no dia a dia. Desta forma, este aborda questões como saúde alimentar, plantio e manuseio de uma horta orgânica, educação ambiental e a interação dos alunos com o meio ambiente.

A origem da motivação do grupo em trabalhar com uma horta orgânica educativa apoiou-se nas principais circunstâncias envolvendo não só a urgência de um meio ambiente muito mais harmônico, mas, especialmente, da necessidade socioeconômica e interesse que foi fundamental e decisivo por parte dos alunos do CEEC.

JUSTIFICATIVA

Este projeto tem como objetivo o desenvolvimento educacional sustentável, que busca a sensibilização, a valorização dos diversos e a importância da conservação ambiental. Assim, a Educação Ambiental (EA), entendida como uma forma de se construir em longo prazo noções como cidadania, participação e conservação da vida, deve ser trabalhada em todos os níveis educacionais.

Dias (2004) comenta que a EA deve chegar a todas as pessoas, onde elas estiverem - dentro e fora das escolas, nas associações comunitárias, religiosas, culturais, esportivas, profissionais, etc. Ela deve ir onde estão as pessoas reunidas. Os conhecimentos devem tratar das suas realidades sociais, econômicas, políticas, culturais e ecológicas. EA deverá informar sobre a legislação ambiental, sobre os mecanismos de participação comunitária, a fim de que, organizados, possam fazer valer os seus direitos constitucionais de cidadãos, de ter um ambiente ecologicamente equilibrado e, conseqüentemente, uma boa qualidade de vida. E que EA deverá promover o resgate e a criação de novos valores, compatíveis com o novo paradigma do desenvolvimento sustentável.

O projeto foi idealizado para o CENTRO ESPECIAL ELYSIO CAMPOS (CEEE) – Rua 801, Chácara 06 - Vila Osvaldo Rosa, CEP: 74.633-200, Telefone: 3202-2845, diretora em exercício Cleide de Alves Ávila. Sua unidade está inserida na comunidade local às proximidades da Faculdade SENAC. O Centro Especial Elysio Campos trabalha a educação com alunos especiais e oferece cursos aos sábados aberto ao público que deseja aprender e/ou trabalhar com Libras, ou seja, fomenta de diversas maneiras a educação à diversidade.

Foi realizado um diagnóstico através de pesquisa quantitativa aplicado no local a fim de identificar nos alunos, dentro do contexto ambiental, aspectos como grau de conhecimento, opiniões, hábitos, necessidades e vontades, ou seja, informações de natureza objetiva para que venham contribuir e adequar o projeto às aspirações e condições locais. Também foi demonstrado através deste estudo o interesse dos alunos com a confecção de desenhos diante do tema proposto no projeto. Como resultado, levantou se a necessidade da implantação de uma horta orgânica educativa, não apenas pela valoração de caráter ambiental proposto neste, mas também voltado a princípios socioambientais, pois a escola conta com uma verba anual de apenas R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais) provinda do Governo Federal para o atendimento a mais de 200 alunos, sendo que, parte desta verba é aplicada na alimentação dos alunos no próprio local de aprendizado. Com isso, além de contribuir com a merenda escolar e, na formação de bons hábitos alimentares, a construção da horta representa a interação dos alunos com o meio ambiente, resgatando relações perdidas de crianças e adolescentes da cidade que normalmente estão em frente a vídeo games, computadores e televisores. Neste particular Pelicioni; Focesi (2005, p. 828) registrou que:

A motivação das crianças e jovens pelos temas ambientais tem se mostrado importante para que o conceito de escola saudável seja implementado, incluindo o geral e não tratando a saúde como uma questão unicamente individual, mas, como resultante de um meio ambiente saudável, nos seus aspectos biofísicos e sociais.

Assim, este projeto pretende traçar estratégias educativas com propósitos sustentáveis. Portanto, ele justifica-se na preocupação em valorizar o ser humano e sua diversidade, no cuidado em sensibilizar através da educação ambiental, promovendo o crescimento individual e social, estimulando o saber traduzir, o saber sentir, o saber explorar e argumentar e, a solidariedade entre os alunos diversos, tornando-os capacitados e integrados ao mundo no incentivo de cada vez mais buscarem uma alimentação saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com