TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IDEB(ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA)EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ALAGOAS

Dissertações: IDEB(ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA)EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ALAGOAS. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.298 Palavras (6 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

FLORA GRACE MONTE DE SOUZA FREIRE

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

IDEB(ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA)EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ALAGOAS

MACEIÓ

2013

FLORA GRACE MONTE DE SOUZA FREIRE

TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

IDEB(ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA)EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ALAGOAS

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Políticas públicas na Educação Básica, Fundamentos da Gestão Educacional e Currículo escolar e as Tecnologias em Educação.

Profs. Samira Kfouri,Vilze Vidotte Costa e Cynthia Simioni França

Tutora eletrônica: Marcia de Souza Quadros Muller

Tutor(a) de sala: Cacilda

Maceio

2013

Introdução

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar resultados da pesquisa “Índice de desenvolvimento da educação básica (IDEB) das Escolas Públicas,seus impactos e organização . Busca, também conhecer e examinar como os gestores das escolas das redes analisadas tem assimilado os resultados do IDEB,que ações têm implantado,objetivando a melhoria desse índice. De que modo estão sendo utilizados, pela escola, no planejamento, de suas atividades gerais e as ações propostas de intervenções para a superação de possíveis dificuldades , ao mesmo tempo, perceber de que modo as escolas têm se posicionado diante desse índice.

O texto apresenta algumas descobertas e reflexões produzidas pela pesquisa e pretende contribuir para a análise das políticas de avaliação e gestão da educação básica no Brasil, buscando conhecer os seus impactos na gestão, organização e planejamento escolar .

Esta pesquisa consistiu na aplicação de entrevistas a dois gestores de duas escolas estaduais de Alagoas.As entrevistas foram realizadas em escolas que obtiveram respectivamente índices decrescentes.

Desenvolvimento

O IDEB foi criado em 2007 pelo INEP(Instituto Nacional de estudos e de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), e tem como finalidade dois conceitos básicos para a qualidade da educação, o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. Acompanha as metas de qualidade do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), para a Educação Básica. É calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil. O índice permite um direcionamento detalhado da educação brasileira, com dados por escolas, municípios e estados, além de identificar quem são os que mais precisam de investimentos e cobrar resultados. A Prova Brasil e o SAEB são aplicados a cada dois anos. De acordo com Sousa (2008),

Essa política implanta uma lógica da gestão escolar pautada no controle dos produtos e resultados educacionais medidos pelo desempenho dos alunos em testes padronizados. Os resultados obtidos são interpretados como um “indicador da eficiência da unidade escolar, em particular, e do sistema educacional, como um todo” (SOUSA, 2008, p. 266).

Quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez. Sendo assim, se uma escola passar seus alunos de ano sem que eles tenham realmente aprendido, por exemplo, isso ficará claro a partir da análise do desempenho dela no Ideb.

De acordo com dados da revista educação, a coordenadora do programa de educação do UNICEF no Brasil Maria de Salete Silva diz:” Dar nota é sempre vinculado à punição, mas o grande objetivo da avaliação deve ser a melhoria. O Ideb é apenas um indicador, mas provocou mudanças em diferentes áreas nos municípios que cresceram as médias”.

O Estado de Alagoas em 2007,alcançou uma média de 3,3 no IDEB.Em 2009,ocorreu a elevação do índice e o estado atingiu 3,7 pontos.Em 2011 ocorreu outra elevação e nota passou para 3,8 onde a meta era de 4,6.É importante destacar que todos os índices do estado estão abaixo das médias nacionais.Esse resultado não é diferente nas outras escolas.

ANÁLISE DAS ENTREVISTAS

Para as entrevistas foram escolhidas duas escolas da rede estadual de Alagoas,uma que obteve índices 4,3 em 2007;4,1 em 2009 e 3,8 em 2011 e uma outra com índices 2,3 em 2007;2,3 em 2009 e 2,1 em 2011.De acordo com os dados fica evidente que não houve uma melhora,pois em uma escala que vai de o a 10,esse índice ainda é muito baixo.

Os gestores das escolas entrevistadas relataram que o resultado alcançado não fazia parte da meta das escolas,pois os índices vem caindo a cada ano da realização do IDEB.No entanto nos seus relatos deixam claro que não foi realizado nenhum trabalho preparatório,ou seja,não implantaram atividades diferenciadas para o acompanhamento dos alunos com relação a nota do IDEB.

No que se refere

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com