TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio ambiente e sustentabilidade

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  824 Palavras (4 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade Disciplinar

(Texto Dissertativo Argumentativo ou Análise Crítica)

[pic 2]

Iraci Sobral de Oliveira

R.A.

 1525033-4

Curso:

Gestão Ambiental e Sustentabilidade 

Disciplina:

Meio Ambiente e a Sociedade Sustentável 

Sociedade Sustentável x Sociedade Consumista

Uma questão que permeia o dia a dia das pessoas que se preocupam com a situação do planeta é se é possível alcançar uma sociedade que seja realmente sustentável?

        Para responder a está questão temos que traçar um pararelo entre o que pode ser considerado sustentável e o padrão de comportamento humano.

A sociedade passa por uma crise ambiental e sociocultural sem precedentes na história. A destruição das culturas, em paralelo à destruição dos ecossistemas, pode ser explicada historicamente pela ânsia de domínio da natureza pelo homem, aliada à ganância de lucro que foi exacerbada a partir da Revolução Industrial (CARREGOSA, SILVA E KUNHAVALI, 2104 APUD WHITAKER, 2006).

        Sociedades sustentáveis se baseiam como expresso por Chambers (1986) nos grupos sociais e nas pessoas, sobretudo nos mais pobres, que devem ser os sujeitos e não os objetos do "desenvolvimento". O meio ambiente e o desenvolvimento, para esse autor, são meios e não fins em si mesmos. Desta forma ele se refere à sustentabilidade dos modos de vida, onde a qualidade de vida passa a ser uma prioridade das políticas públicas, e não o crescimento econômico.

Assim sendo para existir uma sociedade sustentável é necessária a sustentabilidade ambiental, social e política, sendo um processo e não um estágio final.

A verdade é que para garantir a sustentabilidade ambiental nas grandes cidades, devemos praticamente abandonar o modo de vida que experimentamos até hoje e criar devida consciência nas massas e nos governantes de que a exploração desenfreada do meio ambiente só levará a destruição do planeta. Num sistema insustentável de produção, os recursos naturais serão exauridos e resultarão em danos gravíssimos para o meio ambiente e sociedade em geral. 

Os profissionais de Publicidade têm levado as pessoas ao consumo exagerado de produtos e/ou serviços dos mais diversos, buscando atingir o centro das suas fraquezas humanas, desestabilizado-as e forçando-as a comprar objetos que em nada acrescentarão ao seu crescimento pessoal, social, cultural e muito menos como cidadão participante de uma comunidade, um grupo, uma sociedade. a busca infinita do homem pela felicidade é a sua maior fraqueza e que a mídia, através das técnicas de Marketing e Publicidade, conseguem aproveitar-se dela trazendo e agregando ao mercado consumidor capitalista não apenas consumidores, mas seguidores, como aqueles fieis das seitas mais radicais, transformando seres humanos em máquinas de consumir e levando o homem a acreditar que alcançará a tão sonhada felicidade plena através do consumo do objeto desejado ( CHAMUSCA,

“A cultura material e o consumo são aspectos fundamentais de qualquer sociedade, mas apenas a nossa tem sido caracterizada como uma sociedade de consumo. Isto significa admitir que o consumo esteja preenchendo, entre nós, uma função acima e além daquela de satisfação de necessidades materiais e de reprodução social comum a todos os demais grupos sociais. Significa admitir, também, que ele adquiriu na sociedade moderna contemporânea uma dimensão e um espaço que nos permitem discutir através dele questões acerca da natureza da realidade.” (Barbosa, p. 14).

A real implementação de políticas públicas ambientais que promovam efetivamente o desenvolvimento sustentável representa um dos maiores desafios a serem enfrentados por toda a sociedade. Se considerarmos que a degradação ambiental é resultante de um processo social, determinado pelo modo como a sociedade apropria-se dos recursos naturais, observamos que as mudanças necessárias a sustentabilidade só irão ocorrer frente a novos comportamentos e novos processos sociais.

A nossa cultura e a nossa civilização baseiam-se em valores e visões de mundo dissociadas das leis da natureza, o que resulta na crescente degradação ambiental, acumulação de resíduos e perda da sustentabilidade. Cada cidadão tem a responsabilidade e gera impactos ambientais de acordo com sua atividade cotidiana. Quando o homem se apropria da natureza a territorialidade adquire um valor bem particular, pois reflete a multidimensionalidade do vivido territorial pelos membros de uma coletividade, pelas sociedades em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (120.7 Kb)   docx (91.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com