TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meios De Pagamento

Casos: Meios De Pagamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2013  •  227 Palavras (1 Páginas)  •  341 Visualizações

Moeda: É um ativo financeiro de aceitação geral, utilizado na troca de bens e serviços, que tem poder liberatório (capacidade de pagamento) instantâneo. Sua aceitação é garantida por lei (ou seja, a moeda tem “curso forçado” e sua única garantia é a legal).

Meios de Pagamento: Meio de pagamento é todo o estoque de moeda disponível para uso do setor privado não bancário a qualquer momento. Assim,os meios de pagamentos devem ser suficientes para satisfazer as transações de bens e serviços do setor privado e seu saldo é dado pelo valor de moeda em poder do público (PP) mais o saldo dos depósitos à vista (DV).

Assim: M = PP + DV Moeda em Poder do Público: Todo o valor de papel-moeda que o público retém para realizar transações. Depósitos à Vista:Todo o valor de moedaescritural disponível através de saldos em conta corrente aos quais se tem acesso através de emissão de um cheque. Oferta Monetária: ou oferta de moeda é definida como a quantidade de moeda disponível na economia.

M1 é considerado haveres monetários, enquanto os demais ativos (que rendem juros) são denominados de haveres não monetários ou quase-moeda Dependendo de seu grau de liquidez, os conceitos de oferta monetária se dividem em: M1: Moeda em poder do público mais depósitos à vista M2: M1 + depósitos em caderneta de poupança. M3: M2 + títulos da dívida pública federal, estadual e municipal, fundos do mercado monetário (CDI, CDB, Fundos DI). M4: M3 + depósitos a prazo e títulos privados (letras de câmbio e imobiliárias).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com