TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meios De Transportes

Casos: Meios De Transportes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 3

MEIO DE TRANSPORTES - LINHA DO TEMPO

TRABALHAR O AVIÃO E O SANTOS DUMONT

– 3°ANO -

O professor deverá pedir aos alunos que tragam jornais e revistas para recorte, além de cola e tesoura. Preparar algumas figuras mais difíceis de encontrar em quantidade suficiente para todos os três grupos: submarinos, carroças, carro de boi, trator, navio e balão.

Preparar três cartolinas, em cada uma

escrito: AQUÁTICOS, TERRESTRES e AÉREOS.

Explique para os alunos que os meios de transporte podem ser classificados do acordo com o ambiente em que trafegam. Explicar que os meios de transporte aquáticos são aqueles que utilizam como vias de passagem os mares abertos, rios e lagos, para o transporte de mercadorias e de passageiros. Os meios de transporte terrestres são aqueles que utilizam como vias de passagens as estradas e rodovias, para o transporte de mercadorias e passageiros. E já os meios de transporte aéreos são os que utilizam o ar para o transporte de mercadorias e passageiros.

LINHA DO TEMPO

Pedir para os alunos fazerem a linha do tempo dos meios de transportes.

Diga aos alunos que os aviões e helicópteros são os meios de transportes mais modernos atualmente. Diga aos alunos que eles assistirão ao filme “De onde vem o avião”. Esse filme conta como surgiu o avião.

De onde vem o avião? Fazer uma pesquisa sobre Santos Dumont.

Peça para que os alunos assistam ao filme e procurem responder as questões a seguir:

1 – Quem inventou o avião?

2 – Qual o nome do primeiro avião?

3 – De que era feito o primeiro avião?

DINÂMICA

Realizar uma aula de dobraduras de aviões na sala de aula, pedir pra cada um escrever uma palavra sobre o trabalho do Santos Dumont ou uma pequena frase. Levá-los pro pátio da escola para brincarem, como quiserem com as dobraduras.

Quem foi Alberto Santos Dumont?

O brasileiro Alberto Santos Dumont é considerado o Pai da Aviação. Ele ganhou esse título porque construiu o 14-Bis, primeira aeronave com motor e hélice que voou por uma distância de 60 m (a 3 m de altura do chão) na França, em 23 de outubro de 1906.

O inventor nasceu na fazenda de seus pais, onde hoje é a cidade de Santos Dumont, em Minas Gerais, em 20 de julho de 1873. Desde a infância, gostava de Matemática e de aprender sobre as máquinas da propriedade da família. Percebendo o gosto do filho, o pai o incentivou a estudar Física, Química, mecânica e eletricidade.

Em 1892, mudou-se para a França para concluir os estudos. Seis anos depois, fez seu primeiro voo em um balão alugado. Em 20 de setembro de 1898, construiu balão que voava mais rápido e podia ser controlado; o invento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com