TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DE TREINAMENTO

Projeto de pesquisa: MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DE TREINAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE DE UBERABA

NATALIA ANTONIETA BASILATO APOLINARIO HAAGENSEN

MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

TIMÓTEO - MG, DEZEMBRO DE 2013.

UNIVESIDADE DE UBERABA

NATALIA ANTONIETA BASILATO APOLINARIO HAAGENSEN

MEMORIAL DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

Trabalho apresentado á Universidade de

Uberaba, como parte da exigência a con-

clusão da disciplina de Trabalho de

Construção de Aprendizagem deste

sexto período do curso de Pedagogia.

TIMÓTEO - MG, DEZEMBRO DE 2013

INTRODUÇÃO

Este Memorial tem por objetivo descrever a minha trajetória educacional, destacando atividades que eu já desenvolvi, quanto às atividades que realizo atualmente e as minhas perspectivas de estudo e pesquisa em relação a esse curso. Quem lida com a ciência sabe, pela própria história da filosofia da ciência, que este não é um conhecimento que se gera espontaneamente é disseminado fora de interesses econômicos, políticos e ideológicos. Em 2010 comecei a graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba - Polo Barra de São Francisco - ES. Estamos na sexta etapa.

Falar que algumas expectativas negaram algumas verdades é afirmar que os cursos à distância na atualidade são essenciais, porém trazem monotonia, a exemplo, sempre senti muita falta da presença de um professor mesmo em sala, quando estava ali um tutor que atendia apenas a instruções já pré-estabelecidas e muitas vezes secamente sem buscar inovações que entrassem em conformidade com o que estava estabelecido pela coordenação geral do curso

São tantas coisas que gostaria de explanar neste memorial sobre as vivencias na graduação em pedagogia que ficaria muito extenso por isso resolvi delimitar por partes bem resumidas que dão noção de toda bagagem que carrego até a presente data com essa nova formação

MINHA CAMINHADA

Meu nome é Natalia Antonieta Basilato Apolinario Haagensen, tenho 28 anos, moro em Central de Minas, município pertencente ao Estado de Minas Gerais. No meu primeiro seminário, após ouvir por algumas horas a minha preceptora, conclui que não seria nada fácil a caminhada rumo à concretização profissional. No decorrer do curso, conceituei Pedagogia como uma ciência ou disciplina de diversos temas relacionados à educação, tanto no aspecto teórico quanto no prático. Compreendi que seu objetivo é a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos através da reflexão, sistematização e produção de conhecimento e que a mesma como ciência social está associada aos aspectos da sociedade e normas educacionais de um país.

A exigência de ser um educador de diversos requer habilidades, pois o professor educador precisa saber agir e trabalhar com a diversidade. Grande parte dos educandos já traz consigo uma bagagem de conhecimentos de casa, além de diferenças sociais, culturais, emocionais e intelectuais.

Os conteúdos que mais mi fascinaram foram os que abrangem Gestão. Através deles conclui que para um país ser democrático é necessário adaptar todas as instituições ao processo de democratização, principalmente os órgãos de educação para que tais reavaliem toda sua política pedagógica, que a escola é um espaço público e democrático no qual todos nós temos o direito de interferir, pois pode possibilitar a capacitação de pais, alunos, educadores e toda uma comunidade. A democratização da gestão educacional no Brasil não se constitui em uma opção de governantes ou administradores, porque é antes de tudo um compromisso constitucional estabelecido pelo estado e sociedade. Ao refletir sobre esses aspectos, percebi que muitas das vezes a educação veio a serviço de uma classe dominante, sendo a escola transformada em um espaço ideológico. Felizmente na maioria das vezes a escola é um espaço de transformação social.

Através dos estudos realizados do conteúdo Psicologia da Educação, obtive aprendizagens significativas para minha formação profissional. Os estudos de Jean Piaget explicam detalhadamente as fases do desenvolvimento cognitivo da criança e a teoria psicogenética, onde segundo ele a criança aprende por descobertas e o professor é apenas o mediador desse processo, demonstrando que as crianças são indivíduos dotados de conhecimento.

Alfabetização e Letramento esclarecem sobre diversos métodos de alfabetizar letrando, e que cada criança tem um tempo diferente da outra para aprender a ler e escrever. E que nem sempre uma pessoa alfabetizada é letrada. Fiquei fascinada pelo lúdico e de como suas atividades ajudam no aprendizado da criança, entendi que o jogo é motivador, enriquecedor e agradável para o aprendizado e desenvolvimento de várias habilidades como o raciocínio e cognação.

Os momentos, mas gratificantes até agora estão sendo os Estágios Curriculares Obrigatórios, por meio deles nós coloco em prática tudo que estudei até aqui. Para a compreensão do estágio contei com o importante apoio dos teóricos como Jean Piaget, Vygotsky e Wallon. Com Piaget compreendi que o decente precisa e deve respeitar o ritmo e o desenvolvimento de cada educando quando for planejar e aplicar suas aulas. Compreendi diferença entre o adulto e a criança quanto ao modo do funcionamento intelectual, pois ambos são dotados do mesmo equipamento básico, porém com menos aptidões ou menos desenvolvidas, pois pensamos e raciocinamos de forma qualitativamente diferente entre diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com