TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Administração De Materiais

Monografias: Memorial Administração De Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  2.563 Visualizações

Página 1 de 3

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

São Paulo

Memorial - Administração de Materiais

nome

Professor Orientador –

Votuporanga

2013

SUMÁRIO

Introdução 1

Unidade 1 1

Unidade 2 1

Unidade 3 1

Unidade 4 2

Situações vivenciadas 2

Conclusão .................................................................................................................................. 3

INTRODUÇÃO

O presente Memorial tem por objetivo descrever o conhecimento obtido através da disciplina de Administração de Materiais do curso de Técnico de Secretaria Escolar, enfatizando as principais atividades desenvolvidas através dos módulos.

UNIDADE 1

Mostrou-nos alguns conceitos, como gestão e administração, mostrando as suas diferenças: a administração é o processo racional de manutenção de controle sobre um grupo, uma situação ou organização de forma que garanta os melhores resultados. Enquanto que gestão é caracterizada pelo reconhecimento da importância da participação efetiva e consciente das pessoas envolvidas nos processos decisórios em todas as instancias de seu trabalho. Também a noção de autonomia que é umas das características mais importantes da moderna administração pública, pois é a capacidade de se administrar com independência, com liberdade e com responsabilidade. Vimos também sobre patrimônio público, patrimônio cultural, ambiental e moral.

UNIDADE 2

Tratamos da aquisição de materiais, quais as normas para aquisição de materiais na escola, os processos licitatórios, bem como os princípios que garantem a transparência na gestão dos bens públicos, que são: Princípio da legalidade, impessoalidade, moralidade igualdade publicidade e princípio da probidade administrativa. Vimos sobre a dispensa de licitação que ocorres em certas hipóteses, como prevê a Lei de Licitação (8.666/93) em seu artigo 24. Outro mecanismo de aquisição de materiais é o PDDE (Programa de Dinheiro direto na Escola), destinado às escolas estaduais e municipais de ensino fundamental, instituído pelo Ministério da Educação em 1985.

UNIDADE 3

Tratou da organização dos espaços na administração de matérias, mostrando sobre o almoxarifado, que é um setor da administração que atua como fornecedor e armazenador dos materiais da escola, atendendo às demandas dos segmentos pedagógicos, administrativos e de serviços. Estudamos sobre a importância de se manter todo o material em um mesmo depósito, evitando a existência de depósitos paralelos, o que facilita o controle e a manutenção do próprio estoque. Também é importante que haja um registro geral de todos os bens móveis e imóveis existentes na escola, para que se possa manter o controle sobre os mesmos.

UNIDADE 4

Vimos sobre gestão pedagógica dos materiais, o destino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com