TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Caderno 2

Artigo: Memorial Caderno 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/7/2013  •  1.626 Palavras (7 Páginas)  •  1.535 Visualizações

Página 1 de 7

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PIROFISSIONAL E TECNOLOGIA

PROFUNCIONÁRIO

Curso Técnico de Formação para os Funcionários da Educação

CURSO: TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR

TUTOR: PROFESSOR JOSÉ ENOQUE DE SOUZA

MEMORIAL – CADERNO 2

Tema: Educadores e Educandos: tempos históricos

JUCINÉIA DE OLIVEIRA TELES

E.E. DEPUTADO BERTOLDO FREIRE

SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS - MT

SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS – MT, MAIO / 2013.

Após quase dois anos de espera e ansiedade, finalmente, deu-se inicio ao curso Profuncionário com a aula inaugural no dia 07 de Dezembro de 2012, no Centro Comunitário na Cidade Pólo de São José dos Quatro Marcos, onde a Coordenado do Curso a Professora Neusa Maria de Oliveira se apresentou, e em seguida apresentou os tutores que iriam trabalhar com as turmas de Secretaria Escolar, Alimentação Escolar e Infra-Estrutura Escolar, que explicaram como seria o curso.

O segundo encontro tinha ficado marcado para a segunda quinzena de janeiro de 2013, mas só veio acontecer no dia 06 de Abril, na E. E. Miguel Barbosa, nos dirigimos ao refeitório e a Coordenadora Neusa recebeu a todos com um caloroso bom dia, apresentou novamente os tutores, pois, havia mudado dois tutores. Em seguida nos entregou dois cadernos: de Orientações Gerais e o caderno 2: Educadores e Educandos: tempos históricos.

Após o intervalo fomos para o auditório da escola que nos acomodamos melhor, pois estava muito calor no refeitório, dando sequencia as orientações gerais. Finalizando nos orientou sobre o próximo encontro, que teríamos que ler e fazer as atividades propostas no caderno 2.

O terceiro encontro foi no dia 11 de Maio, dando início a Coordenadora Professora Neusa dividiu a turma de nutrição, pediu para que eles fossem para outra sala. Em seguida nos apresentou o Professor Eurico Cabreira dos Santos do CEFAPRO, que ira explicar o caderno 2 - Educadores e Educandos: tempos históricos.

Falou sobre a importância de estudar a história da Educação no Brasil e a luta da mulher durante essa historia, e que o processo de formação dos povos brasileiros foi muito sofrida, foi conquistando o direito pouco a pouco. E que todos são capazes, cada um no seu tempo.

Em seguida passou um vídeo da Susan Boyle, que mostra que primeiro temos que olhar para depois julgar.

Falou que temos que buscar o conhecimento, pois, só assim podemos aperfeiçoá-lo.

Após o intervalo iniciou com um vídeo de Rubens Alves como ser educador. Após falou que a relação professor/aluno: já melhorou muito, mas ainda está muito a desejar, falta mais diálogo e participação; Professor/Professor: ainda há muita individualidade, os projetos ainda são muito individualizados e Professor/funcionário: ainda há dificuldade de relacionamento.

A temática a qual se refere este caderno é de extrema relevância, visto que evidencia uma compreensão, por parte dos educadores, da organização da educação, da escola e dos processos de construção das instituições escolares ao longo da história do Brasil. Isso possibilita aos profissionais da educação verificarem-se como sujeitos inseridos nesse processo e agentes fundamentais da transformação da escola em um espaço de formação humana.

Inicialmente, por meio dos estudos, pude refletir sobre a importância em estudar e compreender a educação por meio da história. Esse estudo oportuniza analisar se a escola, ao longo da história, vem cumprindo a significação social que damos a ela, qual seja, a de um local onde se transmite a cultura já produzida e se tem acesso ao conhecimento sistematizado, local de aprendizagens compartilhadas e colaborativas entre seus seguimentos.

Eis um papel relevante da história, manter viva a memória das ressignificações ocorridas na sociedade. Nesse sentido, a escola é responsável por transmitir de forma sistematizada a educação dos homens e mulheres construídas ao longo do tempo. Analisar essa construção permite-nos enxergar nossas origens, nossas raízes e compreender as formas organizacionais da sociedade.

Na unidade 2, página 28 – atividade 2: Converse com outros funcionários de sua escola. Converse também com a coordenadora pedagógica ou a diretora sobre quais são as escolas mais antigas no seu município. Sendo possível, vá conhecê-la e aproveite para conversar com os funcionários e conte a eles sobre seu curso.

Conversei com os funcionários e a diretora da escola e também pesquisei na internet no site: biblioteca.ibge.gov.br, e verifiquei que a primeira escola do município nasceu do anseio dos primeiros habitantes em proporcionar educação sistemática a seus filhos em 1966, onde, Luiz Barbosa cedeu terreno para a construção da primeira escola de pau-a-pique com cobertura de folha de babaçu, que chamava-se Escola Rural Mista Quatro Marcos, posteriormente já em prédio próprio, passou a denominar-se Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Marechal Rondon. Isso até o ano de 1979, quando finalmente passou a ser denominada Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Deputado Bertoldo Freire. A partir de 2012 passou a ser Escola Estadual Deputado Bertoldo Freire, oferecendo somente o ensino Médio Regular e Ensino Médio Profissionalizante.

Na unidade 3, página 35 – atividade 2: Converse com os outros funcionários de sua escola sobre a trajetória escolar de cada um deles. Depois, escreva a sua trajetória no memorial, destacando: (a) suas alegrias, na relação com os colegas, professores e diretores que teve; (b) como era a escola onde você estudou? Você recorda quem eram os funcionários? (c) Registre uma lembrança, um caso que marcou sua trajetória.

O começo da minha trajetória escolar foi quando entrei no Pré, com seis anos, na Escola Estadual de Primeiro e Segundo Graus Professor Dathan Cervo, na cidade de Indiaporã – SP, que era uma cidade muito pequena, mas morava na zona rural e utilizava o transporte escolar. Lembro-me que nas séries primárias nos organizávamos em filas, rezávamos e todas segunda-feira antes de irmos para as salas cada semana uma turma cantava uma música. Como a cidade era pequena conhecia quase todos os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com