TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social

Trabalho Escolar: Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2013  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  436 Visualizações

Página 1 de 2

LUCIANA MARA MASCARELO

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR,

Orientadores: Profª.eduardo zambon

Profª. Maria Ângela Santini

Profª. Paulo Sergio aragão

Profª. Rosane Ap. Malvezzi Balieiro

INTRODUÇÃO

O presente texto pretende trazer à tona reflexões sobre memorial do processo de institunalização do serviço social de Assistência Social no Brasil, em face aos cenários político, econômico e social, de cada momento histórico, sustentadores das correlações de forças, que conduziram o processo até a Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica da Assistência Social, de 1993, a Política Nacional de Assistência Social, de 2004 e a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais, de 2009. Trata-se de um tema de absoluta relevância, por abordar questões que dizem respeito à reprodução da vida de toda a sociedade, não obstante a classe social.

Neste texto, o Estado é entendido como uma construção sócio-histórica, resultante dos conflitos de interesses, materializando-se como organização jurídico-política da esfera pública, que deve ter seu foco no bem comum e na proteção dos direitos dos cidadãos.

DESENVOLVIMENTO

O que é o serviço social?

O Serviço Social é uma profissão interventiva que busca diminuir as disparidades sociais.Um assistente social atua, através de pesquisas e análises de realidade social, na formulação, execução e avaliação de serviços, programas e políticas sociais que buscam a preservação, defesa e ampliação dos direitos humanos e a justiça social.

O trabalho do assistente social tem como objetivo visar e garantir direitos e assistência para a população desamparada, fazendo isso por meio de políticas sociais, de forma organizada e planejada, lutando contra os problemas das injustiças que podem afetar os desamparados socialmente.

Entre os principais campos de atuação profissional de um assistente social estão:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com