TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial: processo Meu alfabetização

Resenha: Memorial: processo Meu alfabetização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2013  •  Resenha  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 2

Memorial:Meu processo de alfabetização

Quando iniciei no processo de alfabetização tinha três anos de idade foi na escola Rufino Barreto aqui mesmo em Campo Formoso onde resido desde o meu nascimento, eu era levada a escola pela minha tia junto com minha prima Polineia, pois minha mãe trabalhava em Presidente Dutra e tinha que percorrer 12 km todos os dias para chegar ao seu trabalho, nessa época as condições da escola era precária e, para estudar era preciso que lavássemos nossas cadeiras como éramos pequenas levávamos um tamborete.

Não me lembro bem de quando comecei me interessar pelas letras, lembro-me apenas de um momento que me marcou muito, foi quando tinha apenas cinco anos e tinha acabado de aprender a escrever. Meu pai todo orgulhoso, quis que eu mostrasse para seus amigos que sábia escrever nossos nomes. Ele pegou um pedaço de papel e pediu que o escrevesse. Para meu pai o simples ato de escrever meu nome era algo incrível, pois ele era analfabeto e todos os seus irmãos também, ele havia aprendido a escrever seu nome com minha mãe, mas ela só havia estudado ate a quinta serie do ensino fundamental II.

Apesar dos mesmos professores que me alfabetizaram ter alfabetizado o meu filho não consigo me lembrar de como foi esse processo, não por eles terem sido traumatizantes, mas porque criei uma espécie de bloqueio psicológico. Tudo começou quando perdi o meu pai, eu só tinha sete anos e tinha ele como meu maior admirador e incentivador. Quanto a prática desses professores continuam em todos esses anos as mesmas: lições de tabuada, copias de textos dos livros, leituras decorativas, ditados de palavras e o jogo de perguntas e respostas copiadas tal qual esta no livro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com