TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social

Artigos Científicos: Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  2.301 Palavras (10 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 10

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVIÇO SOCIAL

ELISÂNGELA DE ALMEIDA SOUZA CUNHA

ESTÁGIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

OBRIGATÓRIO III

Brumado

2013

ELISÂNGELA DE ALMEIDA SOUZA CUNHA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR

OBRIGATÓRIO III

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social 7° semestre da Universidade Norte do Paraná – Unopar, como requisito de avaliação da disciplina Estágio Supervisionado III.

Orientador Acadêmico: Rogério de Souza Meira

Supervisor de Campo: Ivaneide Lima Dias F.Grijó

Brumado

2013

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................06

DESENVOLVIMENTO................................................................................................08

CONIDRAÇÕES FINAIS............................................................................................10

REFERÊNCIAS..........................................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

O CRAS Irmã Dulce está localizado no Bairro São Felix, por ser uma das áreas de maior vulnerabilidade social dentro do município, além de ser um bairro que está no centro das áreas de maior risco social (Malhada Branca, Apertado do Morro, Urbis I, II e III, Esmeraldas, Apertado do Morro I e II, Jardim de Alah, etc.).

A equipe do CRAS é composta por: Shirlei Cristina Costa da Silva – Coordenadora, Débora Gama Lima Porto - Assistente Social, Bianca Matos Amorim – Psicóloga, Flordinei Gomes Alves Azevedo - Orientadora Social, Rosemeire Lima Dias - Auxiliar Administrativa, Ivanilde de Aguiar Leme - auxiliar administrativa do Programa Bolsa Família, AdaraDrisana Teixeira dos Santos e Samara Melca Meira Barreto - Estagiárias de Nível Médio, no turno matutino e Janaína dos Santos Alves e Victória Cardene Amorim Motta, no turno vespertino, Cristina Aparecida Meira Vieira - Auxiliar de Serviços Gerais.

O espaço físico do CRAS Irmã Dulce está subdividido em: recepção; 04 (quatro) salas, para atendimento do serviço social, psicologia, coordenação e atualização e cadastro no CadÚnico e Bolsa Família; salão para atividades diversas (palestras, cursos, oficinas...); pequeno palco para apresentações teatrais; sala externa para atendimento a grupos; cozinha e 03 (três) banheiros, sendo 01 (um) para deficientes, além de um almoxarifado, local este, que é utilizado para guardar todo o todo material usado no espaço (merenda, material de escritório, material de liA média de atendimento mensal realizado no CRAS é de 1.300 (mil e trezentas) famílias. Estas vivenciam, no seu cotidiano, problemas psico-sócio assistenciais, situação de insegurança alimentar, jovens em situação de vulnerabilidade e risco social, alcoolismo, dentre outros.

Ainda na tentativa de auxiliar e ao mesmo tempo amenizar essas situações de risco, são promovidas pelo CRAS atividades como, recepção e acolhida, acompanhamento de famílias, acompanhamento de indivíduos, visitas domiciliares, palestras, encaminhamento para inserção no Cadastro Único – Cadúunico, orientação/acompanhamento para inserção no Beneficio de Prestação Continuada – BPC e acompanhamentos dos encaminhamentos realizados para os demais componentes da rede de atendimento, promovendo novas possibilidades e oportunidades para que estas famílias possam se motivar a buscar meios e recursos que auxiliem a continuação de sua estrutura pessoal e familiar.

Dentro estas atividades desenvolvidas estão os Programas Avante Sertanejos – PAS, Programa este, criado em 2007, com a lei 1.514 de 20 de Dezembro de 2007 visando atender famílias de baixa renda que se encontra em estado de vulnerabilidade social e de insegurança alimentar, com a intenção de atender 1.000 (mil famílias carentes com renda per capta de 1/3 do salário mínimo. Foram atualizados cadastros de uma média de 450 (quatrocentas e cinquenta) famílias e partir dessa atualização e constatação de sua necessidade voltaram a receber este benefício. Além deste Projeto, são desenvolvidos também o grupo de idosos, “Idade da Sabedoria” e o grupo de gestantes “Gerar”, tendo os dois grupos além do acompanhamento da equipe técnica do CRAS Irmã Dulce, um profissional de Educação Física promovendo atividades mais dinâmicas e que auxiliem no bem estar de seus participantes.

O Projeto de Intervenção foi aplicado no espaço Cras-Irmã Dulce para público do Grupo de Idosos, com mais de 100 pessoas.

As maiorias dos idosos muitas chegavam ao Cras-Irmã Dulce com informações erradas ou sem informação nenhuma, outros não sabem ler, à distância e falta de serviços apropriados percebi a importância de levá-los a informação ao grupo. O projeto aplicado foi realizado com palestras, com a utilização de recursos auto visual o data show mostrando os slides e a explicação da Assistente Social do local para os participantes do Grupo de Idosos.

2 – DESENVOLVIMENTO DO RELATÓRIO

Primeiramente foi realizado um planejamento quanto as diretrizes a seguir, em segundo instante está sendo realizada a elaboração do projeto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com