TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Capitais

Artigo: Mercado De Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2013  •  525 Palavras (3 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 3

Esse trabalho destina-se a Atividade Prática Supervisionada APS do Curso de Ciências Contábeis da Facsum – Faculdade do Sudeste Mineiro, objetivando integrar a teoria a prática, vinculada ao curso.

Em busca de diferencial competitivo é crescente o número de empresas que vêm investindo em meios que ofereçam informações estratégicas a fim de possibilitar aos gestores tomadas de decisões mais seguras e de forma pro ativa. A contabilidade, por ser alimentada diariamente pelas transações realizadas na empresa, pode ser considerada um sistema de informação indispensável à gestão.

Nem sempre a contabilidade é vista como uma ferramenta gerencial, mas como uma obrigatoriedade exigida por lei. Por isso, cabe ao contador demonstrar ao administrador que a contabilidade financeira pode se transformar em uma ferramenta gerencial, cuja principal finalidade é auxiliar os gestores no processo decisório.

O desenvolvimento deste trabalho objetiva demonstrar a aplicação da Contabilidade Financeira em uma empresa prestadora de serviços no ramo de Tecnologia da Informação.

Palavras-chave: Contabilidade financeira, processo decisório, sistema de informação.

1 INTRODUÇÃO

É crescente o número de pequenas e médias empresas no quadro nacional, principalmente as que pertencem ao ramo de prestação de serviços, conforme pesquisa realizada pelo SEBRAE (2003). Por isso, é fundamental que as empresas sigam o exemplo das empresas de grande porte, que acompanham as tendências do mercado, principalmente no que diz respeito à gestão da informação e do conhecimento, visando, sobretudo, à sua permanência no mundo dos negócios e à melhoria contínua de seu desempenho; inserindo a Contabilidade Financeira.

A Contabilidade Financeira é uma ferramenta absolutamente necessária para administração das empresas, são as informações contábeis utilizadas pelo gestor para contribuir na tomada de decisões, auxiliando o controle gerencial para atingir os objetivos estratégicos administrativos.

A contabilidade financeira tem por objetivo principal elaborar as demonstrações financeiras, para que se possa passar ao público externo as informações que demonstrem a situação financeira e as conseqüências das decisões e das melhorias do processo executadas por seus administradores. O público externo em que a contabilidade financeira se destina são os acionistas, os credores (bancos, financeiras e fornecedores) e também as autoridades reguladoras e autoridades governamentais tributárias.

Avaliar o desempenho econômico-financeiro da empresa a fim de melhor conhecer e discutir os problemas existentes na organização é uma das funções diárias dos gestores. Na busca por informações apuradas, a contabilidade gerencial assume o papel de oferecer elementos que traduzam a desempenho da organização, buscando as informações na Contabilidade Financeira.

A contabilidade como sabemos pode gerar informações para os usuários internos e externos. A ramificação da contabilidade preocupada com a geração de informações para o público externo é a contabilidade financeira e a ramificação preocupada em servir de informações o público interno é a contabilidade gerencial.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com