TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Capitais

Artigo: Mercado De Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2014  •  8.529 Palavras (35 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 35

Sumário

1. INTRODUÇÃO 2

2. ETAPA 1 - AULA-TEMA: NOÇÕES DE ECONOMIA E FINANÇAS. INDICADORES ECONÔMICOS. 3

Passo 1 - Principais características da política econômica e da política monetária dos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. 3

Passo 2 - A política Fiscal Brasileira: limites e entraves ao crescimento. 6

Passo 3.1 - Os motivos que levam o Brasil a estar acima e abaixo desses dois países escolhidos. 7

Passo 3.2 – A inflação no Brasil e no mundo. 9

Passo 3.3 - O que é a taxa selic e como ela afeta nossas vidas. 10

3. ETAPA 2 - INTRODUÇÃO AO SISTEMA FINANCEIRO. 11

Passo 1 - Qual o papel do Banco Central do Brasil no desenvolvimento econômico do país. 11

Passo 2 - Caderno da Comissão de Valores Mobiliário 12

4. ETAPA 3 - TÍTULOS DO MERCADO DE CAPITAIS. O PROCESSO DE ABERTURA DO CAPITAL. 15

Passo 1.1 - Principais dicas para não errar na hora de investir no mercado de capitais. 15

Passo 1.3 - Cite e explique até cinco características relacionadas a esse tipo de aplicação financeira. 20

Passo 2 - Principais benefícios de se tornar uma companhia aberta. 23

Passo 3 - Seis vantagens e as duas desvantagens de abrir o capital de uma sociedade. 24

5. ETAPA 4 - ANÁLISE DE INVESTIMENTOS 28

Passo 1 – Questões 28

Passo 2 – Vantagens de aplicar no mercado de ações. 29

6. CONCLUSÃO 36

7. BIBLIOGRAFIA 38

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda as principais características da política econômica e da política monetária dos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

Demonstra uma breve comparação entre o governo Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, diferença social e a educação de dois presidentes da República Federativa do Brasil.

Aborda a questão da politica fiscal, o aumento da carga tributária e seu papel, identifica uma comparação do PIB e demonstrando o motivo que levou cada país a posição em que se encontra.

Demonstra as diferenças de metas e de administração das taxas de inflação entre o Brasil e outros países importantes do mundo, e como a taxa Selic é administrada pelo governo e afeta a economia da vida do consumidor e qual o papel do Banco Central do Brasil no desenvolvimento econômico do país.

Trata quais os direitos dos acionistas minoritários nas empresas das quais possuem ações.

Aborda quais os direitos dos acionistas minoritários nas empresas das quais possuem ações, as características vantagens e desvantagens da Sociedade Anônima e Sociedade Ltda.

Menciona o funcionamento, os investimentos debentures, quais as garantias e os benefícios, os benefícios de se tornar uma companhia aberta e as vantagens e desvantagens de abrir o capital de uma sociedade.

Cita como uma empresa familiar administra a empresa para alavancar os negócios da família.

Mostra um pouco sobre a Bovespa bolsa de valores, aborda os tipos de investimentos em ações quais os riscos, e quais as modalidades de investimentos mais oferecidos pelos bancos seus riscos.

2. ETAPA 1 - AULA-TEMA: NOÇÕES DE ECONOMIA E FINANÇAS. INDICADORES ECONÔMICOS.

Passo 1 - Principais características da política econômica e da política monetária dos governos Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

Passo 2 - A política Fiscal Brasileira: limites e entraves ao crescimento.

O aumento da carga tributária tornou-se peça nuclear do ajuste fiscal e a colocou em patamar superior a de outros países de nível semelhante de desenvolvimento e renda, afetando a competitividade dos produtos nacionais no mercado interno e internacional.

O papel da carga tributária no arranjo fiscal não permite o governo abrir mão de arrecadação, mas, ao mesmo tempo, todos concordam que a carga já é elevada e não pode crescer. O crescimento desordenado da carga tributária atingiu o sistema produtivo e os contribuintes e provocou distorções nas relações federativas.

A elevada participação dos estados e municípios na receita do IR e do IPI levou a União a optar por elevar a carga tributária via contribuições sociais. Com isso, as contribuições sociais que representavam 8,34% do PIB no biênio 1991/1992, atingiram 14,50% em 2005 e o peso do orçamento da seguridade social saltou de 31,48% no biênio citado para 38,81% da receita total em 2005. O valor dos impostos incidentes sobre o mercado interno de bens e serviços é um problema da incidência tributária. A tributação indireta respondeu por 47,28% da carga tributária em 1995 e o montante arrecadado chegou a 14,07% do PIB, tendo ampliado pouco a participação na carga tributária, atingindo atualmente 48,5%, os tributos indiretos arrecadam o equivalente a 18,13% do PIB em 2005 e constituem fator decisivo no regresso do sistema tributário brasileiro.

A tributação sobre rendas e ganhos e sobre o patrimônio passou de 5,69% em 1995 para 8,08% do PIB em 2005; o que corresponde, em termos de peso relativo, a um pequeno aumento de 19,11% para 21,6% do valor da carga tributária. Os encargos sobre o patrimônio cresceram no período de 0,95% do PIB em 1995 para 1,17% em 2005. A tributação sobre os salários também cresceu na última década de 7,99% em 1995 para 9,08% do PIB em 2005.

O tributo de maior peso individualmente é o ICMS (7,99%) que, por pertencer aos estados, gera outro tipo de efeito negativo no sistema tributário.

A reforma tributária tem de responder a várias frentes: os efeitos da alta carga tributária e da cumulatividade na competitividade do setor produtivo.

Passo 3.1 - Os motivos que levam o Brasil a estar acima e abaixo desses dois países escolhidos.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.7 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com