TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Capitais

Trabalho Universitário: Mercado De Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  1.872 Visualizações

Página 1 de 6

COMO SE FORMA UM MERCADO DE CAPITAIS FORTE E SUA LIGAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Trabalho apresentado junto ao curso de Ciência Contábil.

FRANCA/SP

2013

Como se forma um mercado de capitais forte e sua ligação com o desenvolvimento econômico:

Para que ocorram os crescimentos e desenvolvimentos, todas as economias precisam propiciar ao seu agente um nível melhor de vida. Neste sentido observe:

Para que haja a expansão é preciso que as empresas façam investimentos para acumulação de capital produtivo e aumento de sua produtividade. Os investimentos em economia podem ser considerados a mola propulsora do crescimento econômico.

Para a experiência desses investimentos, é necessário que a poupança seja canalizada para este fim, A eficiência na utilização da poupança é importante, pois determinará o custo dos investimentos .

Mas é preciso fazer este investimento na busca de bons resultados. Como se é sabido o investimento da poupança em financiamento por meio de mercados financeiros é o mais eficiente.

A forma como isto é feita é através de intermediários financeiros que tem como função a aproximação de agentes superavitários (possuem excesso de recurso) que não possuem oportunidade de investimento em atividades produtivas, e os agentes deficitários, que estão em situação diversa.

Dentro dos mercados financeiros existem diferentes segmentos e, consequentemente, formas para a realização dessa função. O presente estudo vai se ater a canalização de recursos por meio do mercado de capitais que se dá pela busca de novos sócios para os empreendimentos que a empresa necessita fazer.

O mercado de capitais pode ser definido como “um conjunto de instituições que negociam com títulos e valores mobiliários, objetivando a canalização dos recursos dos agentes compradores para os agentes vendedores ”.

O Brasil hoje possui “mercado de capitais pequeno, taxa de juros elevada e baixos volumes de poupança, males que, normalmente são apontados como justificativas para a existência dos empréstimos feitos pelo BNDS e pela Caixa Econômica Federal”

No Brasil o sistema dos mercados de capitais é composto pela sociedade corretora de valores mobiliários, sociedade distribuidoras de valores mobiliários, bancos de investimentos e bancos de desenvolvimento. Todos os negócios em bolsa de valores são realizados por meio das sociedades corretoras.

O mercado de capitais é fundamental para o crescimento econômico porque:

Aumenta as alternativas de financiamento para as empresas;

Reduz o custo global dos financiamentos;

Diversifica e distribui risco entre os aplicadores;

Democratiza o acesso ao capital .

Em 2000, foram assinados acordos de integração que uniu as bolsas de valores, onde o mercado de capitais brasileiro passou a estar integrado, com participação de sociedades de todas as regiões do país. Trata-se de um avanço que representa a tendência do mundo para tentar resolver o problema da baixa liquidez tentando adequar o Brasil ao seu imenso potencial.

Para que o mercado de capitais seja considerado forte, ele não pode estar ligado a instabilidade. Todavia a estabilidade não é suficiente para garantir a existência do mercado de capitais.

Neste sentido, foi desenvolvido o Plano Diretor de Mercado de Capitais através do trabalho de consolidação de um grande número de sugestões, propostas e iniciativas originadas nas entidades particulares, ou seja, desenvolvida a partir de idéias de pessoas que lidam diretamente com o mercado de capitais.

Segundo o referido Plano diretor, o mercado de capitais no Brasil possui algumas dificuldades, tais como:

1.3 Obstáculos Comprometem Desenvolvimento, Funcionalidade e Imagem do Mercado de Capitais Brasileiro

a) obstáculos de natureza institucional, econômica e cultural têm inibido e distorcido o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro, além de limitar o papel do mercado de capitais no financiamento do setor produtivo e reduzir sua atratividade para o investidor, comprometendo ao mesmo tempo o sistema de distribuição de títulos de renda variável:

- altas taxas de juros;

- distorções do sistema tributário e incentivo à economia informal;

- deficiente proteção ao investidor;

- obstáculos culturais.

b) a imagem do mercado de capitais, consolidada ao longo de décadas nas quais sua funcionalidade foi comprometida, dificulta a captação de apoio mais amplo da sociedade para a adoção de medidas que visem ao seu desenvolvimento; propostas de harmonização da tributação a padrões internacionais são entendidas com alguma freqüência como privilégios a serem apropriados por capitalistas e especuladores, sem benefícios para a produção e o emprego, em detrimento de gastos sociais (grifo da autora).

O mesmo Plano Diretor apresentou maneiras de conseguir equiparação com os mercados de capitais de outros países, observe:

a) condições de isonomia competitiva: caracterizadas principalmente por taxas de juros, tributação e regulação harmonizadas com as melhores práticas internacionais;

b) condições de eficiência:

I - legislação: tratamento eqüitativo no relacionamento entre agentes econômicos, com adequada proteção aos investidores;

II - transparência: padrões de contabilidade e demais critérios de divulgação que assegurem amplo acesso dos investidores e demais agentes do mercado a todas as informações relevantes para a correta avaliação das expectativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com