TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Capitais

Trabalho Escolar: Mercado De Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/5/2014  •  1.114 Palavras (5 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 5

1. Resumo das técnicas abordadas em seu estudo.

O mercado de capitais vem ganhando grande ênfase e crescendo de maneira significativa com o decorrer do tempo. Para se entrar nesse ramo de maneira mais segura é importante levar em consideração algumas “técnicas”, dentre elas a definição do perfil do investidor é de extrema importância, a partir dessa definição é possível alinhar os principais objetivos, pois cada tipo de investidor possui uma característica e um propósito diferente, segue abaixo tipos de investidores:

 Conservadores: Geralmente é mais cauteloso, prefere enfrentar riscos menores e aglomerar pequenos rendimentos, a segurança faz parte desse perfil.

 Moderados: Esse perfil admiti-se certo limite de perda, desde que não seja significativo, essa categoria revela-se um pouco mais arriscada que os conservadores.

 Arrojados: Perfil intermediário entre moderado e agressivo, investindo com garantias reais considerando o montante de seus compromissos, admitindo alavancar suas posições dentro de limites razoáveis.

 Agressivo: Identifica-se o investidor que arrisca, e geralmente almeja grandes retornos, muitas vezes já possui certa experiência e técnica, anseia ganhos significativos.

O prazo de retorno também deve ser levado em consideração, é preciso definir o feedback que varia de curto a longo prazo, segue definição abaixo:

 Curto prazo: são aqueles que se deseja alcançar em até um ano;

 Médio prazo: Variam de um a cinco anos para conquistar;

 Longo prazo: Levaria mais de cinco anos.

O investidor deve ter consciência da instabilidade e volatilidade do mercado e em função disso ter cautela nas suas decisões para que seja tomada a decisão correta, a carteira ideal é aquela que o investidor consegue um retorno bom com o menor risco possível.

Conforme pesquisas devem ser avaliadas no mínimo as técnicas abaixo:

 Devem ser escolhidas pelo menos cinco ações: O ideal é sempre escolher investimentos diversificados, não existe a quantidade correta ou ideal de ações em uma carteira, porém aconselha-se manter pelo menos cinco ações, pois tende a mostrar um risco menor, pois caso um delas não esteja indo muito bem provavelmente as outras estarão, o investidor não estará apostando todo seu capital somente em um investimento por apresentar grande risco.

 Prazo de Investimento: Geralmente quando se defini o perfil do investidor já se consegue definir o prazo do investimento, o feedback é de extrema importância, deve ser estipulado se deseja adquirir papeis de curto, médio ou longo prazo, a partir da definição é possível alinhar quais investimentos se encaixam melhor.

 Diversificar o setor: Atualmente existe uma gama muito grande de setores para se investir isso é uma vantagem para os investidores, diverisificar os setores em que se vai investir é uma alternativa bem interessante, pois os riscos tendem a diminuir de maneira significativa, porque os diversos setores tendem a reagir de forma diferente.

 Foco em empresas líderes: Focar em empresas que já possuem certa estabilidade no mercado e empresas “confiáveis”, também é uma dica importante, as mesmas fornecem papéis de boa qualidade. É preciso analisar o setor, o desempenho e as perspectivas atuais para se descobrir quais empresas já possui essa certa estabilidade, dentre as mais conhecidas podemos citar Gerdau, Petrobras e Vale do Rio Doce.

 Cuidado com mudanças constantes: O mercado é muito volátil e sofre constantes mudanças é preciso sempre estar atento às modificações, as especulações e notícias, pois as mesmas podem trazer instabilidade ou maiores custos.

2. Apresentação da sua técnica, escolhida para a formação de sua carteira de ações.

Dentre todas as técnicas citadas, acredito que todas possuem seu grau de importância e ajudam a instruir de maneira significativa os investidores, porém uma das mais técnicas que julgo muito importante é a diversificação da carteira de investimentos.

3. Justificativas e defesa da sua técnica perante as demais.

A diversificação de carteira de investimentos é uma técnica que traz mais segurança e conservadorismo, diminuindo de maneira significativa os riscos, evidentemente não deve se investir todos os recursos em apenas um único investimento, pois a instabilidade do mercado financeiro é grande. De maneira mais clara e objetiva esse princípio basicamente traduz que não se pode apostar em apenas uma “única coisa”, investir em vários ativos simultaneamente reduz os riscos, diminui a probabilidade de perdas e aumenta a probabilidade de ganhos.

É importante citar que o investidor deve buscar a variedade e não a quantidade, segundo o artigo do professor Lokanandha Irala, onde foi avaliado qual o impacto do aumento de diferentes ações numa carteira de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com