TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Capitais

Artigo: Mercado De Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2014  •  8.868 Palavras (36 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 36

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo investigar e identificar quais estilos de investimentos e estratégias foram utilizadas em ações disponíveis na Bovespa no período de para os setores bancários, mineração, petróleo e gás e energia no período de cinco anos. Realizou-se um estudo analisando as relações existentes e comparando o investimento do melhor ativo entre três empresas do mesmo setor, sendo os setores estudados: Bancos, Telefonia e Energia

De acordo com Sanders (1995) as vantagens resultantes da prática dos tipos de investimentos em ações estão intimamente relacionadas a dois axiomas comportamentais denominados de ansiedade e de reversão para a média.

No primeiro axioma, o autor explica que os investidores buscam investir em ativos financeiros que produzem retorno e não perdas. Caso o ativo financeiro não ofereça um retorno como o esperado, haverá desapontamento. A esperança de retorno será revisada e o preço da ação será reduzido. No entanto, se o ativo financeiro oferecer um retorno acima do esperado haverá contentamento e o preço do ativo financeiro elevar-se-á. No segundo axioma, reversão para a média, o autor mostra que o retorno de uma ação tende a convergir para um valor médio. Para tanto utilizou-se uma metodologia de estudo de evento, sendo que o método para estimar os preços das ações foi o modelo de mercado. Os eventos analisados foram: adoção a algum nível do Novo Mercado da Bovespa. A partir destes eventos investigou-se o retorno das ações das respectivas empresas no mercado acionário da Bovespa em um curto espaço de tempo. Pesquisas envolvendo horizontes maiores podem ser de grande importância para uma avaliação em termos de retorno para as companhias que estão no Novo Mercado da Bovespa convergindo no mesmo setor.

Palavras-chave: Mercado de Capitais. Sistema Financeiro. Investimentos. Ações.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 04

2 REFERENCIAL TEÓRICO 05

3 INVESTIMENTOS EM AÇÕES 08

4 METODOLOGIA 15

5 DISCUSSÕES E RESULTADOS 15

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 20

7 REFERÊNCIAS 21

1. INTRODUÇÃO

É de suma importância para quem quer entender o mercado financeiro e tirar proveito dele, conhecer um pouco do conceito em que se insere o sistema financeiro brasileiro. O sistema financeiro é um conjunto de instituições com a função de promover e facilitar a transferência de recursos de quem tem poupança disponível, pessoa física ou jurídica, para os setores deficitários da economia.

A evolução do sistema financeiro brasileiro é dividida em dois momentos da história, antes e depois da Lei nº 4.595 de 31/12/1964, que dispõe sobre a política monetária e as instituições financeiras. Essa lei estabeleceu os padrões do atual sistema financeiro brasileiro baseado no modelo americano, em que as instituições são divididas pelas funções que atendem, especializando cada instituição na sua área de atuação. (PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, 2009)

Para Fortuna (2006), este fato possibilitou ganhos de escala e redução dos custos operacionais para que se criasse oferta de empréstimos com menores taxas. Os bancos comerciais atuaram voltados para a captação no varejo e ao crédito tradicional de curto e médio prazos; os bancos de investimento e de desenvolvimento voltados para prazos mais longos, inclusive com recursos externos, atendendo basicamente o mercado de capitais; as sociedades de crédito, financiamento e investimento atendendo ao crédito de consumo; as instituições do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) respondendo pelo financiamento habitacional; as corretoras intermediando negócios no mercado acionário; e as distribuidoras na ponta final de clientes para o mercado de capitais.

Através desta lei, foram criados os órgãos de regulação e fiscalização e estabelecidas as normas operacionais, as rotinas de funcionamento e os procedimentos de qualificação para instituições do sistema financeiro. Foram criados três órgãos normativos, cada um com funções e responsabilidades distintas: o Conselho Monetário Nacional, o Banco Central e a Comissão de Valores Mobiliários.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão deliberativo máximo do sistema financeiro do país. Tem a finalidade de formular a política da moeda e do crédito, objetivando o progresso econômico e social do país. Resumidamente, é o órgão que rege todo o sistema financeiro brasileiro, sendo o principal regulador de todos os processos do sistema financeiro.

O Banco Central (BACEN) é mais um órgão criado com a responsabilidade da execução das normas que regulam o sistema financeiro nacional, expedidas pelo Conselho Monetário Nacional. É o intermediário entre o CMN e as demais instituições financeiras do país. Atua também como fiscalizador do mercado.

O terceiro órgão criado pelo governo foi a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), integrante do subsistema normativo do sistema financeiro nacional. É responsável por disciplinar, fiscalizar e promover a expansão, o desenvolvimento e o funcionamento eficiente do mercado de valores mobiliários, sob a orientação do Conselho Monetário Nacional. Trata-se, portanto, do órgão que cuida do mercado de capitais. Tem relacionamento estreito com o assunto abordado neste artigo. Dentre outras atribuições, a CVM disciplina e fiscaliza as atividades de negociação e intermediação no mercado de valores mobiliários, organização, funcionamento e operações das bolsas de valores, auditoria das companhias abertas, etc. (PINHEIRO, 2005)

O conhecimento das funcionalidades do sistema financeiro nacional dá a base para o pequeno investidor de como funciona o mercado financeiro no Brasil, posiciona e orienta quais instituições são estabelecidas por lei para administrar os recursos físicos, legislativos ou normativos.

Portanto, a compreensão dos mecanismos que atuam diretamente no monitoramento das ações do mercado financeiro brasileiro pode ser facilitada através do entendimento das atribuições dos três órgãos supracitados.

O objetivo deste estudo é disseminar a ideia de que é possível investir em ações sem ter a profissão de analista financeiro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.7 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com