TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Capitais

Pesquisas Acadêmicas: Mercado De Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  2.063 Palavras (9 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 9

Exercícios – Mercado de Capitais

Concursos, ENADE, Consolidação de Conhecimentos adquiridos em sala de aula

Profª. Kadígia Faccin

Observação: Assista ao vídeo sobre abertura de capital, para saber como acontece o processo de IPO, as costumeiras festas feitas pelas companhias na abertura de seu capital e como é a bolsa de valores fisicamente. O Vídeo ajudará a lembrar dos conceitos da aula passada.

1. (Concurso Público- IFRS, 2012) - Franco e Sztajn (2009, p.111) definem ação “como uma fração do capital social e representativa de direitos e obrigações dos sócios e medida de sua participação na sociedade”. Em relação às ações, pode-se afirmar:

I) O valor da ação corresponde ao capital declarado no estatuto social, já que é correlato ao valor patrimonial líquido.

II) As ações preferenciais possuem prioridade na distribuição de dividendos (fixo ou mínimo), ou prioridade no reembolso do capital (com prêmio ou sem ele), ou, ainda, na acumulação das preferências e vantagens anteriores.

III) Aos certificados das ações ao portador podem ser anexados cupões relativos a dividendos ou outros direitos.

Em relação às afirmações acima, quais estão corretas?

a) Apenas II

b) Apenas II e III

c) Apenas I e II

d) Apenas I e III

e) I, II e III

2. Assinale V para as alternativas que considerar verdadeiras e F para as falsas. Justifique aquelas que considerar falsas.

a. ( v ) Uma companhia aberta procura recursos junto ao público, oferecendo a qualquer pessoa valores mobiliários de sua emissão.

b. ( v ) A decisão da abertura de capital está atrelada a decisão de investimento e financiamento da companhia.

d. ( f ) A abertura de capital proporciona um instrumento de capitalização permanente de recursos.

e. ( v ) O aprimoramento da imagem institucional da empresa, junto aos meios financeiros, clientes e fornecedores, com conseqüente aumento da capacidade de negociação, é outro aspecto positivo de uma abertura de capital bem elaborada.

f. ( f ) Questões relativas a reestruturação societária, como processo sucessório, partilha de heranças e exclusão de sócios, podem ser solucionadas através da abertura de capital a novos sócios, o que também concorre para o desencadeamento da profissionalização da empresa.

g. (v ) Ações são títulos nominativos, negociáveis, representativos de propriedade de uma fração do capital social de uma sociedade por ações.

h. ( v ) Dividendo é a parcela do lucro apurada pela empresa, que é distribuída aos acionista por ocasião do encerramento do exercício social.

3. Complete o texto abaixo, retirado do Guia de Abertura de Capitais da BMF&BOVESPA.

O que é o Índice Bovespa? É o valor atual, em moeda corrente, de uma carteira teórica de ações constituída em 2/1/1968 (valor-base: 100 pontos), a partir de uma aplicação hipotética*. Supõe-se não ter sido efetuado nenhum investimento adicional desde então, considerando-se somente os ajustes efetuados em decorrência da distribuição de proventos pelas empresas emissoras (tais como reinversão de dividendos recebidos e do valor apurado com a venda de direitos de subscrição, e manutenção em carteira das ações recebidas em bonificação). Dessa forma, o índice reflete não apenas as variações dos preços das ações, mas também o impacto da distribuição dos proventos, sendo considerado um indicador que avalia o retorno total de suas ações componentes. Extremamente confiável e com uma metodologia de fácil acompanhamento pelo mercado, o Índice Bovespa representa fielmente o comportamento das principais ações transacionadas e o perfil das negociações a vista observadas nos pregões da BOVESPA.

4. (BACEN, 2006) Assinale a alternativa incorreta:

a) O Sistema Financeiro Nacional é composto de instituições responsáveis pela captação de recursos financeiros, pela distribuição e circulação de valores e pela regulação desse processo.

b) O mercado de capitais é um sistema de distribuição de valores mobiliários que visa proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.

c) O mercado de capitais é constituído pelas bolsas, corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

d) As ações são os únicos títulos negociados no mercado de capitais.

e) O investidor de ações contribui para a produção de bens dos quais também é consumidor. Como acionista, ele é sócio da empresa e se beneficia da distribuição de dividendos sempre que a empresa obtiver lucros.

5. (ENADE, ----)“Sabe-se que no mercado acionário, a renda dos investimentos é variável. Parte dela, composta de dividendos ou participação nos resultados e benefícios concedidos pela empresa, advém da posse da ação; outra parte advém do eventual ganho de capital na venda da ação.” Explique a afirmação acima, reescrevendo-a de outra forma.

Com relação ao mercado acionário, a rentabilidade dos investimentos não é fixa. Parte dela, composta de participações de dividendos e benefícios concedidos pela empresa, provém da posse da ação.

6. (CESGRANRIO - 2012 - Banco do Brasil – Escriturário). A oferta pública de ações representa uma das formas mais vantajosas que as Sociedades Anônimas ou Companhias de Capital Aberto possuem para levantar recursos. Para a realização dessa oferta de ações, tais empresas precisam procurar uma instituição financeira do mercado de capitais. Como é denominada a operação de venda dos lotes de ações, realizada por essas instituições financeiras no mercado de capitais?

a) Emissão de Debêntures

b) Securitização

c) Warrants

d) Vendor Finance

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com