TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado De Capitais / Leasing / Debêntures

Trabalho Escolar: Mercado De Capitais / Leasing / Debêntures. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  2.361 Palavras (10 Páginas)  •  864 Visualizações

Página 1 de 10

Decisões de Financiamento à Longo Prazo

As empresas dispõem de fontes internas e fontes externas de recursos financeiros para financiamento de suas atividades.

Com base na evolução dos seus negócios, poderão existir lucros retidos ao longo do tempo. Além disso, poderão obter condições mais adequadas de financiamento de suas compras, em relação a suas vendas, desfrutando, assim, de um giro dos créditos maior que o giro dos débitos. Significa um prazo médio de recebimento das vendas menor do que o prazo médio de pagamento das compras.

Podem, ainda, planejar e adequar de forma racional, os pagamentos de impostos inerentes a sua atividade em todas as esferas administrativas, ou seja, tributos municipais, estaduais e federais, cuja participação no faturamento e nos lucros da atividade tem importância significativa nos dias de hoje.

Outra forma de capitalização do negócio consiste na venda de ativos fixos pertencentes ao ativo permanente do negócio que, de alguma forma, possam ser vendidos a terceiros, sem prejuízo das atividades.

E com criatividade, outras oportunidades poderão despontar, como, por exemplo, alienação de parte do controle do negócio, obtenção de recursos em função de futuros produtos que serão oferecidos, formação de joint venture, fusão, aquisição de outras empresas com fluxo de capital conveniente e comprovada sinergia com o negócio principal.

Já as fontes externas propriamente ditas compreendem recursos próprios e recursos de terceiros.

Como recursos próprios que poderão ser carreados para o empreendimento, destaca-se a ampliação do capital social do negócio mediante aporte de capital ou negociação de novas ações no mercado primário de capitais, como se verá um pouco mais á frente.

Por recursos de terceiros entendem-se as debêntures, os commercial papers, os empréstimos bancários, o crédito subsidiado, os empréstimos externos, a obtenção de recursos de fornecedores e outras formas.

Fontes de Recursos para o Financiamento

Mercado de Capitais

Na condução dos negócios, o principal executivo da área financeira das organizações defronta-se com necessidades de financiamento das atividades produtivas e do capital de giro a prazos mais dilatados do que aqueles usualmente praticados pela empresa no mercado financeiro. Decide, então, optar pelo mercado de capitais. Neste mercado, são negociados títulos, tais como ações, debêntures e commercial papers e bônus de subscrição. Eles constituem os valores mobiliários, ou seja, estão sujeitos ás regras e fiscalizações da CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Ações

As ações compreendem as menores frações do capital de uma empresa. Constituem um investimento de prazo indeterminado e renda variável. Representam um título de propriedade, caracterizado por um certificado de propriedade que confere ao seu possuidor uma parcela de participação no controle e nos lucros da empresa, bem como em suas obrigações, sob dependência da espécie de papel, conforme se verá mais adiante.

Esse título deve ser emitido necessariamente por uma sociedade anônima. Confere ao seu possuidor o direito de recebimento periódico de dividendos. O certificado de propriedade de uma ação confere ao seu titular o direito de fiscalização dos negócios e de participação nas deliberações sociais por meio de voto correspondente a sua parcela do capital social do empreendimento.

A responsabilidade dos sócios ou acionistas é limitada ao preço de emissão das ações subscritas ou adquiridas. Um certificado de propriedade de ações pode ser vendido a terceiros, quando, então, se dá a transferência dessa propriedade. Na análise sobre as condições de uma ação, deve-se atentar:

Espécie de Ações

Ordinárias: proporcional participação nos resultados da empresa e conferem ao acionista o direito de voto em assembleias gerais.

Preferenciais: garantem ao acionista a prioridade no recebimento de dividendos (geralmente em percentual mais elevado do que o atribuído às ações ordinárias) e no reembolso de capital, no caso de uma dissolução da sociedade.

Forma de Ações

Nominativas: cautelas ou certificados que apresentam o nome do acionista, cuja transferência é feita com a entrega da cautela e a averbação do termo, em livro próprio da sociedade emitente, identificando novo acionista.

Escriturais: ações que não são representadas por cautelas ou certificados, funcionando como uma conta corrente, na qual os valores são lançados a débito ou a crédito dos acionistas, não havendo movimentação física dos documentos.

Direitos de Ações

Cheia: ações que ainda não receberam ou exerceram os direitos como por exemplo: dividendos, bonificações e subscrição concedidos pela empresa emissora.

Vazia: ações que já receberam ou exerceram os direitos como por exemplo: dividendos, bonificações e subscrição concedidos pela empresa emissora.

Valor de Ações

Com Valor Nominal: é o valor mencionado na carta de registro de uma empresa e atribuído a uma ação representativa do capital

Sem Valor Nominal: ação para a qual não se convenciona valor de emissão, prevalecendo o nominal preço de mercado por ocasião do lançamento.

Em relação a compreensão do valor de uma ação é importante a apreensão de três dois conceitos referentes ao valor de um papel dessa natureza: o valor de mercado, o valor patrimonial e o valor de reposição.

Valor de mercado: como o próprio nome diz refere-se ao preço da ação no mercado.

Valor patrimonial: resultado da divisão do patrimônio líquido da empresa pelo total de ações em circulação.

Valor de reposição: custo corrente de reposição dos ativos de uma empresa. Quando a empresa adquire um ativo, o valor de reposição e o valor patrimonial são idênticos. Depois desse momento, os valores podem divergir livremente.

Debêntures

As debêntures

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com