TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercado de Capitais

Seminário: Mercado de Capitais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  Seminário  •  1.354 Palavras (6 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 6

Mercado de Capitais

O mercado de capitais surgiu quando o mercado de crédito passou a não atender as necessidades da atividade produtiva, nas condições de prazos, custos e exigibilidades, com tudo sua finalidade é financiar as atividades produtivas e o capital de giro das empresas, por meio de recursos de médio e longo prazo. Nesse mercado essas operações são em geral efetuadas diretamente entre os agentes superavitários e os deficitários, as instituições não captam nem emprestam recursos em nome próprio, atua somente como auxiliadoras na negociação e cobra uma comissão pela facilitação na negociação. O mercado de capitais é um conjunto de instituições financeiras e agentes econômicos (compradores e vendedores), envolvidos em operações de prazo médio, longo ou indeterminado, onde esses agentes negociam títulos e valores mobiliários, nas bolsas de valores e mercados de balcão.

Mercado de balcão são todas as distribuições, compra e venda de ações realizadas fora da bolsa de valores. É onde são fechadas operações de compra e venda de títulos, valores mobiliários,commodities e contratos de liquidação futura, diretamente entre as partes ou com

a intermediação de instituições financeiras e sociedades constituídas, mas tudo fora das bolsas. Nesse tipo de operação somente os participantes conhecem os termos do contrato, que podem ser completamente adequados às necessidades específicas de cada parte. É uma rede de distribuidores livremente organizada, conectada por um sistema de cotação por computadores.

Uma empresa tem seu capital social dividido em pequenas parcelas chamadas ações, que seria uma unidade de títulos emitidos por sociedades anônimas. As ações representam a menor fração do capital social de uma empresa, ou seja, é o resultado da divisão do capital social em partes iguais, sendo o capital social o investimento dos donos na empresa, ou seja, o patrimônio da empresa, esse dinheiro compra máquinas, paga funcionários etc. Como a negociação é diária, o preço das ações flutua se há muitos compradores, o preço tende a subir do contrário, ou seja, quando há muitos investidores vendendo essas ações, o preço cai, é a lei da oferta e da procura, essas ações são negociadas em bolsas de valores. E debêntures ou obrigações são valores mobiliários emitidos pelas sociedades anônimas, representativas de empréstimos contraídos pelas mesmas, ou seja, são título de crédito representativo de empréstimo que uma companhia faz junto a terceiros e que assegura a seus detentores direito contra a emissora.

Segundo Assaf Neto, a bolsa de valores é o mercado organizado onde se negociam ações de empresas de capital aberto (públicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como opções e debêntures (obrigações), são entidades físicas, constituídas na forma de associações civis sem fins lucrativos, com responsabilidade e funções de interesse público e ainda tem como razão principal proporcionar liquidez aos títulos e valores imobiliários, preservar elevados padrões éticos de negociação, divulgar com rapidez, amplitude e detalhes as operações executada. O autor ainda afirma que a principal bolsa de valores do Brasil é a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que torna disponíveis três mercados: mercado à vista, mercado a termo e mercado de opções.

O mercado à vista é a compra ou venda de uma determinada quantidade de ações, a um preço estabelecido em pregão, para uma liquidação imediata. Assim, quando da realização de um negócio, ao comprador cabe pagar o valor financeiro envolvido na operação, chamada de liquidação financeira, ou seja, o crédito em reais ao vendedor, feita até três dias úteis após a operação, e ao vendedor a entregar os títulos da transação, chamada de liquidação física, a entrega dos títulos adquiridos ao seu comprador, é feito dois dias úteis após a operação, prazos estabelecidos pela BOVESPA.

Mercado de opções é o mercado onde se negociam opções, que são instrumentos financeiros utilizados no mercado financeiro. Uma opção confere, ao titular, o direito (e não obrigação) de comprar ou de vender um determinado ativo (ação, título ou bem qualquer) por um valor determinado. As opções são instrumentos financeiros derivativos. Isto significa que o valor de uma opção e suas características de negociação estão ligadas a um ativo adjacente. O ativo ao qual a opção está sendo negociada pode ser uma ação, um índice, um contrato futuro, etc. O fator principal aqui é que o titular (comprador-proprietário) da opção tem um direito, e não uma obrigação. Se o titular de uma opção não exerce este direito antes do fim do período de tempo pré-determinado, a opção e a oportunidade (direito) de exercê-la deixam de existir.

Uma opção de um ativo adjacente será o direito de comprar o ativo (opção de compra) ou o direito de vender o ativo (opção de venda) a um determinado preço e dentro de um determinado período de tempo no futuro. Para a compra de uma opção o investidor paga um prêmio ao vendedor e, no caso de não ser interessante exercer seu direito de compra ou venda, ele perde o valor pago pelo prêmio. O mercado de opções tem uma grande vantagem que é a proteção (hedging) contra o risco, uma vez que o individuo investe em determinado lote de ações no

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com