TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercantilismo

Trabalho Escolar: Mercantilismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/9/2013  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  1.199 Visualizações

Página 1 de 7

- O que é Mercantilismo:

O Mercantilismo é o conjunto de práticas econômicas praticadas na Europa, típica da Idade Moderna e é marcado, sobretudo, pela intervenção do Estado na economia. Durante aproximadamente três séculos foi a prática econômica principal adotada pelos países europeus, o que só seria quebrado com o questionamento sobre a interferência do Estado na economia e o consequente advento das ideias liberais. Em resumo, o Mercantilismo era o conjunto de ideias econômicas que considerava a riqueza do Estado baseada na quantidade de capital que teriam guardado em seus cofres.

- Origem do Mercantilismo:

Entre o século XV e o final do século XVIII, a Europa passou por grandes transformações. O mundo medieval havia sofrido grandes transformações, sendo substituído por novas organizações políticas, econômicas e culturais. O advento das grandes navegações foi fundamental para modificar as noções de mundo dos povos europeus, que passaram a usufruir ao máximo de seus recursos. Assim, a economia recebeu novas características com o objetivo de enriquecimento dos Estados Nacionais Modernos. A origem de tal prática econômica reside no momento em que a Europa passava por grande escassez de metais preciosos, ou seja, ouro e prata. Faltava dinheiro para atender às demandas do comércio. Naquela época, havia a crença de que a riqueza das nações estava na quantidade de ouro e prata que tinha acumulado. Por sinal, o principal objetivo de portugueses e espanhóis no continente americano no século XVI era descobrir fontes de ouro e prata. Mas, como aconteceu na América, nem sempre era possível achar fontes diretas de metal precioso para abastecimento dos cofres dos Estados europeus. Então, a saída era acumular ouro e prata através do comércio, que recebeu uma série de características para atender essa necessidade.

- Princípios/Doutrinas/Definições:

Três medidas básicas faziam parte do Mercantilismo, eram elas: o Bulionismo ou Metalismo, o Colbertismo ou Balança Comercial Favorável e o Mercantilismo Comercial e Marítimo.

• A primeira delas, o Metalismo, é a base maior do Mercantilismo, pois corresponde ao acúmulo de metais preciosos.

• A Balança Comercial Favorável é também chamada de Colbertismo. Recebeu este nome por causa do ministro de finanças franças de nome Jean-Baptiste Colbert, o qual foi o principal impulsionador das ideias mercantilistas em seu país e permaneceu 22 anos à frente das práticas econômicas na França.

A medida que também recebeu seu nome caracteriza-se por fazer com que o Estado exportasse mais do que importasse, mantendo, assim, a chamada balança comercial favorável.

• Por fim, o Mercantilismo Comercial e Marítimo refere-se à aposta feita pelos Estados Nacionais europeus no acúmulo de riquezas provenientes do comércio marítimo. As grandes navegações impulsionaram grandes capacidades comerciais, permitindo comprar, vender e negociar produtos em diferentes lugares, proporcionando o aumento de escalas na economia.

Além de suas medidas características, o Mercantilismo também é muito identificado pela forte Intervenção do Estado na Economia, como já dito. Os Estados ricos e com economias mais solidificadas impunham rígidas normas para defender seus interesses. O consumo interno era controlado por práticas protecionistas que também se empenhavam em desenvolver indústrias locais. Enquanto isso, a colonização se encarregava de explorar novos territórios para garantir o acesso a matérias-primas e um canal para o escoamento dos produtos gerados nas metrópoles. O Mercantilismo só seria contestado a partir da segunda metade do século XVIII e a principal ideologia econômica que o substituiria seria o Liberalismo.

- Pensadores:

Os pensadores mercantilistas preconizam o desenvolvimento econômico por meio do enriquecimento das nações graças ao comércio exterior, o que permite encontrar saída aos excedentes da produção. Alguns deles são:

• Thomas Mun (1571 - 1641) (Inglaterra)

Thomas Mun nasceu em Londres e foi um "comerciante de sorte", como descrito mais tarde seu filho. Foi um dos pensadores mais importantes do mercantilismo na história.

Thomas Mun, ficou principal objetivo é o crescimento da riqueza nacional e, embora ainda considerado o ouro era a principal riqueza, admitiu que havia outras fontes de riqueza e bens.

A balança comercial foi um principais contribuições teóricas dos mercantilistas.

O objetivo de um excedente da balança comercial foi importante, mas também viu o interesse de importar produtos da Ásia através de ouro para depois revender os produtos no mercado europeu, com ganho significativo.

Thomas Mun incursão no pensamento econômico surgiu, defendendo-se dos ataques eu estava ficando sobre a manipulação da Companhia das Índias Orientais da qual foi diretor por um longo período.

Críticos de Thomas Mun levantou a importação de produtos que a empresa executada foi desvantajoso para a Inglaterra. Após isso, Thomas Mun escreveu um livro que foi a base de seu pensamento: a riqueza da Inglaterra pelo Comércio Exterior, escrito em 1630, e publicado após sua morte por seu filho em 1664. Este livro é claramente uma manifestação de idéias mercantilistas econômicas da época.

• Antonio Serra (Itália)

Antonio Serra era um economista napolitano que viveu no século XVI e início do XVII. Incluído entre os mercantilistas, e responde a circunstâncias semelhantes ao arbitristas Castilla mesmo tempo, também pertencente à monarquia mesma espanhol dos Habsburgos e enfrentando os mesmos problemas económicas ligadas à revolução dos preços do século XVI e da crise do século XVII.

Pouco se sabe de sua vida. Nascido em Cosenza, realiza pesquisa de doutorado da universidade em teologia e direito. Chamados a trabalhar em Nápoles, foi aplicado para resolver os enormes problemas sociais e econômicos criados pelo sistema colonial. Envolvido em um complô para liberar Calabria do domínio espanhol, junto com o filósofo Tommaso Campanella, foi preso em 1613.

Durante a sua estada na prisão, ele escreveu sua obra apenas: Breve Trattato delle causar muito abbondare li che possono regni d'oro e d'argento pomba Miniere não sono ("Breve tratado das causas que podem fazer ouro e prata elaborada nos reinos sem minas "), que é

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com