TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mercantilismo

Seminário: Mercantilismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2013  •  Seminário  •  6.567 Palavras (27 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 27

Mercantilismo

Sec XV a Xlll acumulo de riquezas, caracterizava não por ser uma doutrina, com regras rigorosas, mas um conjunto de idéias e praticas econômicas adotadas pelo estado absolutista.

Aumentar seu poder, o estado interferia na economia.

O principio era, o estado seria mais forte se acumulasse mais metais preciosos,

Comercio internacional, visavam o superávit da balança comercial promover eportacoes e dificultar importações colocando barreiras tarifarias

O estado era o sujeito e o objeto, a organização so servia para Mao de obra.

Diferentes formas que cada pais possui para obter riquesas

Podemos citar como principais características do sistema econômico mercantilista :

Metalismo : o ouro e a prata eram metais que deixavam uma nação muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Além do comércio externo, que trazia moedas para a economia interna do país, a exploração de territórios conquistados era incentivada neste período. Foi dentro deste contexto histórico, que a Espanha explorou toneladas de ouro das sociedades indígenas da América como, por exemplo, os maias, incas e astecas.

Industrialização : o governo estimulava o desenvolvimento de indústrias em seus territórios. Como o produto industrializado era mais caro do que matérias-primas ou gêneros agrícolas, exportar manufaturados era certeza de bons lucros.

Protecionismo Alfandegário : os reis criavam impostos e taxas para evitar ao máximo a entrada de produtos vindos do exterior. Era uma forma de estimular a indústria nacional e também evitar a saída de moedas para outros países.

Pacto Colonial : as colônias européias deveriam fazer comércio apenas com suas metrópoles. Era uma garantia de vender caro e comprar barato, obtendo ainda produtos não encontrados na Europa. Dentro deste contexto histórico ocorreu o ciclo econômico do açúcar no Brasil Colonial.

Balança Comercial Favorável: o esforço era para exportar mais do que importar, desta forma entraria mais moedas do que sairia, deixando o país em boa situação financeira.

Adam Smith

Livre comercio o estado não devia intervir, acordo de livre comercio entre EUA E Chile

A riqueza não consiste em juntar dinheiro, mas sim no que ele pode comprar.

Um pais só se beneficiara se exportar aquilo que consegue produzir a um custo menor e se especializando na produção deste bem

Vantagens absolutas

O pais não deve acumular riquezas, ele deve exportar aquilo que consegue produzir a um menor custo e se especializando na produção deste bem. Assim com os ganhos desta exportação deve importar

Só foi considerado as horas trabalhadas, porem deveria se considerar também outros fatores como natureza(matéria prima) trabalho, mao de obra. E se algum pais não tivesse vantagem absoluta em nada?

Teoria das vantagens absolutas, considerando que os países investitiam na especialização e produção de um só produto, sendo obrigado a importa os demais bens para entender as necessidades de consumo. Sendo assim, as importações não poderiam ser controlaas com a imposição de barreiras.

Comercio internacional, como os países investiriam na especialização de certo produto, seria assim obrigado a importar outros produtos e no fim não poderia impor barreiras tarifárias.

Idéias Básicas:

a especialização das produções, motivada pela divisão do trabalho na área internacional, e as trocas efetuadas no comércio internacional CONTRIBUÍAM para o aumento do bem-estar das populações.

Teoria das Vantagens Absolutas: "Cada país deve concentrar seus esforços no que pode produzir a custo mais baixo e trocar o excedente dessa produção por produtos que custem menos em outros países"

Vantagem Comparativa David Ricardo

A produtividade dos países variam entre as industrias e entre os países, um país pode produzir diversos bens, mas deve comparar os custos de produção em relação a outros países.

Fatores de produção, podem ser naturais ou adquiridos, eles levam a eficiência relativa, que levam a custos de produção diferentes e conseqüentemente a preços diferentes entre países.

Cada pais deve se especializar na produção daquilo que detém vantagem comparativa em termos de custo.

Ganhos de comercio advem da especialização da produção daquilo que tem um custo menor.

Comercio A especialização da produção estimula o comercio e beneficia o consumidor

Como um pais obtem vantagem comparativa em relação a um ou mais países?

Produzindo mais de um produto por hora de trabalho que tem disponível em comparação a quantidade do mesmo produto produzido por outro pais.

Para um pais sem vantagem comparativa passar a possuila em relação a um ou mais países ele deve adquirir fatores de produção que leve a espercializacao na produção de um determinado produto ou prestação de serviço.

Idéias Básicas: o comércio internacional será vantajoso até mesmo nos casos em que uma nação possa produzir internamente a custos mais baixos do que a nação parceira, desde que, em termos relativos, as produtividades de cada uma fossem relativamente diferentes.

Assim, a especialização internacional seria MUTUAMENTE VANTAJOSA em todos os casos em que as nações parceiras canalizassem os seus recursos para a produção daqueles bens em que sua eficiência fosse relativamente maior.

Ao conduzir à especialização e a divisão internacional do trabalho, seja por desiguais reservas produtivas, por diferenças de solo e de clima ou por desigualdades estruturais de capital e trabalho, o comércio exterior aumenta a eficiência com que os recursos disponíveis em cada pais podem ser empregados. E este aumento de eficiência, possível sempre que observarem vantagens comparativas, eleva a produção e a renda nos países envolvidos nas trocas.

O modelo Ricardiano é o mais simples dos modelos que explicam como as diferenças entre os países acarretam as trocas e ganhos no comércio internacional, pois, neste modelo, o trabalho é o único fator de produção e os países diferem apenas na produtividade do trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com